4.5.15

Como não meter conversa com pessoas na fila do supermercado, para dummies.

Eu sei que tenho o karma endrominado até à sétima casa (sempre achei esta expressão curiosa, dá ar de nova rica, com várias casas na Quinta da Marinha e tudo), mas Jesus abusa do meu auto-controlo.
 
Contexto: dia de aniversário do meu filho.
Entre outras coisas, teve direito a fazer uma coroa de "Rei Guilherme" no seu dia.
Sim, deixei-o andar com ela o dia todo, inclusivamente quando fomos às compras, porque é um dia por ano e ele merece sentir-se especial.
 
Estava na fila para pagar, que ia extensa. Tinha apenas um item na mãozoca e estava até na fila de prioridade, em que ninguém tinha qualquer deficiência, idade avançada ou filhos de colo/in utero, aguardando pacientemente a minha vez.
 
Nisto acerca-se a "campeã". A campeã de passar à frente das pessoas nas filas, está claro, mas também a campeã do caruncho.
 
E quando falo em acercar-se a mim, falo de não respeitar o meu dance space, quase podendo saber de antemão o que ela tinha comido ao almoço - provavelmente incluía paté de crack e vinho tinto.
 
Após ter tentado endrominar-se à minha frente na fila, sem sucesso, passou para o ataque passivo-agressivo. Num dia normal se calhar até a tinha deixado passar, porque não tenho paciência para me irritar com algo que não ia acrescentar nada ao meu dia, mas estava com alguma pressa.
Relembro que o crianço tinha uma coroa de papel na cabeça, a qual tinha de ajeitar com relativa frequência.
Nisto, a campeã sai-se com a brilhante saída, dito em tom azedo:
 
Está a coçar? Devem ser piolhos.
*inserir sorriso afectado da senhora*
 
Notem que para uma mãe a simples palavra: piolhos arrepia até ao cocuruto. Embora seja algo relativamente natural e que pode acontecer a toda a gente, o nosso primeiro instinto é dizer "o meu filhinho não tem piolhos!!!", mas se tivesse, não é nada que um Quitoso não resolvesse.
Aguentei-me e fiz um sorriso amarelo, mas o meu "pois sim" não serviu para a senhora se calar, continuando:
 
Sabe que os piolhos servem tanto os ricos como os pobres. A minha filha também já teve.
*inserir ar de nojo e repulsa social da parte dela, como se eu representasse a família Espírito Santo*
 
Primeiro fiquei confusa, confesso que me surpreendeu achar que fosse  rica:
Minha senhora, estou no Pingo Doce, não estou propriamente no super do El Corte Inglés, venho patrocinada por Zara do-tempo-em-que-as-coisas-ainda-não-custavam-o-triplo, o que dá um retrocesso de pelo menos 4 anos no meu look (#asfashionistasschoram) e tenho UM item na mão, não vou propriamente deixar lá 100€, nem sair com uma garrafa de Moët Chandon debaixo do braço.
 
Voltei a aguentar-me e respondi "é verdade, acontece a todos, mas sim, vou estar atenta".
 
Serve este episódio essencialmente para quê?
Se estivesse sozinha, não me tinha incomodado muito, seria apenas mais um episódio de má educação a que assisto infelizmente com grande frequência, tanto de ricos, como de pobres, como de malta que, como eu, faz parte da classe média remediada.
Incomodou-me por ser à frente do meu filho, no dia de aniversário dele, e por ser de uma mesquinhez com uma premissa tão válida como a dos piolhos: serve, infelizmente, toda a gente.

7 comentários:

  1. De certeza que passado uma ou duas horas te lembraste de toda uma resposta brilhante, perspicaz e inteligentíssima para dar à senhora, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "ahaha you crack me up"?

      ...

      Não me ocorreu nada à altura, mas agora que falas nisso, podia ter tossido um bocadinho para cima dela e pedido desculpa, que tinha tido há pouco pneumonia bacteriana e me tinha safado por pouco.

      Excluir
  2. Olha, mais uma com uma cena numa fila. Andas a copiar-me :P

    ResponderExcluir
  3. É preciso ter um auto controlo do outro mundo para se conseguir viver em sociedade. Miséria!

    ResponderExcluir
  4. Que gente reles... não há Quitoso que lhe valha, vai ser sempre uma piolhosa.

    ResponderExcluir
  5. "É verdade, sim, tem piolhos. E lêndeas. Não se chegue muito perto. Estes logo que são de uma estirpe muito difícil de exterminar.".

    ResponderExcluir