25.9.15

6ªs são dias de desafios: aquele momento ratazana deprimida, já com metade do pêlo a cair, fungosa e deplorável.

Todos temos estes dias (semanas) em que baixa em nós o espírito auto-centrado pessimista, que nos afiança que a nossa existência é miserável e ridícula.
É algo que se tenta relativizar e ajuda vermos exemplos reais de pessoas, essas sim, com mil razões para estarem com o maior sentimento de derrota à face do planeta. 

Os problemas têm esse condão, são sempre relativos, e os nossos são os que mais nos doem, a par daqueles que afectam as nossas pessoas preferidas. Infelizmente, para nós, são muitas vezes aquele gigante peso no peito que anda ali a pairar.

Não vos vou dizer que anda aqui uma maré de arco-íris e póneis saltitantes com mega-sorrisos. Não é que a vida não possa ser sempre pior, ou que uma pessoa não dê valor e agradeça as coisas boas que tem, mas também temos o direito de vez em quando de dar a indulgência à ratazanex interior. E é assim que me tenho escondido num buraco à espera que passe e acorde para um dia melhor, com mais energia, mais próximo da essência de pessoa-bastante-parva que me caracteriza bem melhor.

Assim, como a miséria adora companhia, qual foi o vosso último momento ratazana-deprimida total?

(Pensemos que o mal dos outros faz os nossos problemas mais pequeninos e que, graças a Deus, há sempre um dia melhor aí à porta!)


17 comentários:

  1. Atravesso um período idêntico!
    Cheila

    ResponderExcluir
  2. Quando alguém da minha família fez uma dívida em meu nome e eu, sem nada saber, sorria... Que música será esta? Só soube quando fui meter gasonete no carro e quando tentei pagar com o meu cartão, o cartão não funcionou e nenhum outro cartão funcionou e também não funcionou no multibanco!

    ResponderExcluir
  3. Estive assim há umas semanas atrás. Não te preocupes é da mudança de estação, bate forte mas passa rápido.

    ResponderExcluir
  4. Também estou neste momento no meu buraco, à espera de dias melhores...

    ResponderExcluir
  5. Quando levava com as doses de quimio...mas passa:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reality slap total.
      A parte boa é ultrapassar algo assim, a parte menos boa talvez seja que os outros não façam a mínima ideia do que isso é/foi.

      Excluir
    2. É isso mesmo.Peço desculpas pelo comentário, a intenção não foi deprimir ninguém mas confirmar a última frase do seu post :)

      Excluir
    3. Nada disso, é um motivo de orgulho ter essa percepção das coisas, depois de as vivenciar, tendo uma atitude positiva.

      Os meus problemas felizmente são uma ervilha em comparação :)

      Excluir
  6. Eu tenho dias assim e uma das lições mais valiosas que aprendi foi que se trata de algo temporário, um dia mau não espelha uma vida má :)

    ResponderExcluir
  7. Tu põe te boa melheri. Já me ajudaste tantas vezes...

    Bem, o meu momento ratazanice: quando decidi que aos 18 anos era uma excelente altura para deixar a casa dos meus pais e ir tomar conta da minha avó doente de cancro terminal. A inocência da omnipotência dos adolescentes.

    Desde então percebi que a puuu..rca da vida é curta demais para ratazanices muito prolongadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há alturas destas. Há-de arranjar-se forma de contornar e aprender a gerir o que está menos bem :)

      Excluir
    2. Uma mulher como tu vai gerir isso que até vai deitar fumo :) és grande. Força nisso!

      Excluir
  8. Sinto-me assim neste momento. Foi como disse alguém atrás: deve ser da mudança de estação. Ou isso, ou TPM. Um deles há-de-ser, mas passa :)

    ResponderExcluir
  9. Tudo o que não seja entrar num Hospital para já não sair, é excelente. A vida é bela. Rica em oportunidades. Na dúvida, nos dias mesmo maus, o mais importante é (continuar a) desenvolver boas relações humanas com quem gostamos. O resto está sempre certo no final. Beijo, Pink Pants.

    ResponderExcluir
  10. Estou solidária contigo amiga do telhado... Também ando como uma ratazana... Mas acredito que esta fase do ano também é propícia a este tipo de sentimentos... Beijinhos.
    P.S. Ainda estou à espera de um telefonema desde Maio... Shame on you ratazanazona :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou uma desgraça!!
      Perdoa :) temos mesmo de meter a conversa em dia *

      Excluir
  11. Tão, andamos a fazer gazeta ou estás muito ocupada com as eleições?!

    ResponderExcluir