24.8.15

Clubite aguda.

Custa-me compreender certas pessoas que vivem isto do futebol como uma doença.

O endeusamento de 11 tipos e mais uns quantos do banco de suplentes, como se fossem seres extraordinários. São profissionais, têm a sorte de serem pagos pelo hobbie, de uma forma obscena, em muitos casos, alimentando toda uma economia paralela.

Parece que isto da bola traz uma mística à vidinha do quotidiano, que mais nada traz, que preenche o calendário com efemérides dignas de reorganizar toda a vida à volta daquilo e origina profundas alterações de humor, consoante o número que o marcador indicou.

Custa-me, por não entender extremismos e exageros, que muitas vezes transformam pessoas normais, em animais, no pior sentido da palavra.
Não entendo o que leva pessoas, aparentemente, felizes, iniciar actos violentos e destruidores, como verdadeiras bestas, manchando aquilo que deveria ser apenas um jogo.
Será que é só algo que traz ao de cima o que já existe de mau?
Há quem diga que a maioria não é fanática, que os actos violentos estão reservados a alguns quantos.
Para mim, a partir do momento em que se deixa um hobbie afectar a vida do dia-a-dia, deixa de fazer sentido.

4 comentários:

  1. Estás a colocar-te em areias movediças...
    Tal como ressalta do teu post, existe tanto de irracional num adepto de futebol, que pior é o tempo perdido de quem tenta amiúde compreender tal devoção. Não é só o ver o jogo em si, mas tudo o resto antes e depois dos 90'...
    No entanto, compreendo que para quem está ali mesmo ao lado, ter de levar com "este piano"... Não deve ser fácil.
    É mais do que amor, não se explica, só se sente!

    ResponderExcluir
  2. gosto de futebol, mas qb...

    ResponderExcluir
  3. É tão mau reorganizar o meu horário em função de um jogo que quero ver como reorganizar o meu horário em torno de uma telenovela. O meu compromisso horário fica por aí, e no resto é um hobby como qualquer outro. A patroa vai ao Pinterest, eu vou ao Zerozero. Tudo na paz.

    ResponderExcluir
  4. É um terreno complicado.
    O que apresentas aí é uma visão muito redutora das coisas. Os fanáticos não endeusam apenas os 11 gajos que andam aos pontapés à bola. Eles vêem tudo: o hóquei, o futsal, o andebol, o atletismo, o basket, tudo.
    Esses fanáticos endeusam sim o Clube. Têm paixão por ele. Quase amor. Ou amor mesmo. E como é normal, quando envolve "paixão", muitas vezes fala-se e age-se mais com o coração do que com a razão..

    ResponderExcluir