26.4.11

Novelas da nossa vida.

Ficar à noite a ver a novela depois do jantar com os pais e os avós era um ritual.
Lá me ajeitava nas almofadas (ou sim, porque não afirmá-lo, no colo do pai - menina do papá no seu melhor) e por lá ficava muito sugadita e atenta.

A primeira novela que me lembro de ver e seguir a história "como deve ser" foi a Tieta. Ficava vidrada naquilo e achava que um dia ia ser como ela também - ou já não tivesse um feitiozinho muito especial. Acho que só a parte do "Agreste" é que ficou.

Mais tarde encantei-me com a Pedra sobre Pedra. Digam o que disserem, não haverá outro Jorge Tadeu. Claro que na altura não percebia porque é que as moças se torciam todas a comer as flores, mas toda aquela mística me parecia muito bem.

Por volta da mesma altura, ainda fiquei agarrada à Fera Ferida. (Até tinha o cd com a compilação das músicas da novela, sim é triste). Já para não falar que nessa altura achava o Edson um tipo bem jeitoso.

Hoje em dia não consigo ver uma que seja. Mexicana, venezuelana, brasileira ou portuguesa.
Não tenho tempo ou paciência (e quando pretendo ficar em modo de morte cerebral mais depressa me ponho a ver os programas do Travel&Living do que a tentar seguir novelas).



Isto tudo para dizer: quais foram as novelas que vos marcaram/marcam e porquê?

33 comentários:

  1. "Laços de Família", na SIC, há uns bons anos (e voltou a ser repetida uns anos mais tarde).
    Gostei da ironia toda da história ;)
    Depois dessa, nao houve mais nenhuma que me fizesse ir a correr para casa... ;)

    ResponderExcluir
  2. "Laços de Família", na SIC, há uns bons anos (e voltou a ser repetida uns anos mais tarde).
    Gostei da ironia toda da história ;)
    Depois dessa, nao houve mais nenhuma que me fizesse ir a correr para casa... ;)

    ResponderExcluir
  3. A novela que mais me marcou foi a "Chocolate com Pimenta". Foi das últimas que eu vi inteiras, e tudo também porque a via com pais e avós. Não me lembro da história ao pormenor, mas sei que adorava a Ana Francisca! (Uma outra que me pareceu boa, e não há tanto tempo, foi a "Viver a Vida", mas não a cheguei a seguir.) Confesso que também já não tenho muita paciência para novelas... beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. A primeira de que me lembro foi o Roque Santeiro (com a Porcina e o Senhorzinho Malta)... Depois a Tieta, claro :) O ritual era o mesmo, mas inclui dançar na varanda com os manos enquanto davam as músicas do genérico hehehe
    Agora estou igual, já nao me lembro da última novela que assisti! A oferta agora é imensa, muito mais do que na altura em que haviam dois canais. Acabo a ver séries... são as novelas dos tempos modernos :)

    ResponderExcluir
  5. Bem isto aqui em casa são gerações de noveleiros umas atrás das outras. é uma blasfémia quando eu prefiro ver séries a seguir a novelica das 9 xD. anyway... talvez tenha sido o Clone, sei lá, na altura não se tinha uma ideia remota dos costumes lá dos orientes, e por mais "anovelados" que fossem os exemplos que nos passavam, sempre foi toda uma mudança de prespectiva... embora não me lembre do nome de nenhuma personagem sequer xD.

    ResponderExcluir
  6. A primeira, apesar de ser bem pequena, ainda me lembro que foi "Pedra sobre pedra", ainda hoje associo sempre a flor ao senhor xD

    Depois tive outras como o Rei do Gado,e uma que nunca mais me esqueci foi Explode Coração, a história de uma cigana (adorava aquelas músicas, tinha cassetes e obriguei a minha mãe a comprar-me umas saias compridas para eu dançar [deprimente])

    Chocolate com pimenta , esta já mais recente, também me marcou. História muito bonita, personagens e cenários igualmente bonitas.

    Actualmente falta-me também tempo e paciência para isso, só gosto mesmo de séries :)

    ResponderExcluir
  7. Novelas brasileiras... Lembro-me da Terra Nostra, adorava.. Mas as que mais gostei foram sem dúvida a "Laços de Família" e a "Viver a Vida". Porquê? Não sei bem, cativaram-me e isso bastou. Gostava dos actores, das imagens, das músicas e trazem-me recordações de fases boas da minha vida.

    ResponderExcluir
  8. A primeira que via sempre foi o Sonho Meu. Era ainda mais nova que a menina da história, mas adorava adorava adorava. E quando voltou a passar, voltei a ver. Depois disso, muitas outras vi, e adorava falar delas com a minha avó. Agora, já não tenho paciência e a minha atenção foca-se em séries :)

    ResponderExcluir
  9. Novelas que gostei:
    -Tieta (que vi em repetição no GNT aqui há uns tempos :P)
    -Pedra sobre pedra
    -Vamp

    Não sei se era da idade ou se as novelas eram mesmo boas, mas gostava de as ver. Actualmente não vejo nenhuma pois são todas más, em particular as portuguesas. Os portugueses só têm jeito para o teatro.

    ResponderExcluir
  10. Roque Santeiro, especialmente o "sinhôzinho malta" :P

    ResponderExcluir
  11. Pedra sobre Pedra - a primeira, acho que Tieta já vi em repetição;

    O Rei do Gado - aquele natal em que a familia toda colou a ver que afinal ele estava vivo

    Uga Uga - pelos jeitosos que lá passaram :)

    A Casa das Sete Mulheres - simplesmente amei esta minisérie

    ResponderExcluir
  12. foi triste mas quando tinha 7 anitos eu cheguei a comer flores para me aparecer o Jorge Tadeu :S apanhei uma grande coça e ainda tive que beber um litro de leite porque a minha mãe achava que eram venenosas...

    ResponderExcluir
  13. Cachorro Vira lata. AMEI... Aquela do Indio TUTUAPU tambem. Hummm... a Pedra Sobre Pedra, a Rainha da Sucata, O Clone, Por Amor, Caminho das Indias... Eu sei la. Pq me fizeram rir, porque tem actores que me relembram esse tempo da infacia em que era sagrado, dps do jantar o meu avo dar aquele toquezinho de mestre na antena interna da tv p vermos o elenco mais nitido. Ahhh, e o Rei do Gado? Possa... Acho que papei novelas a mais na minha vida. E a VAMP? E os lacos de familia? E o Carrocel que dava no Canal 2 antes da VAMP? Eu sei la... ficava aqui a tarde toda a relembrar... Mas oh Rosa, ha crianca ou ainda n ha crianca ca fora? Bjoka td de bom.

    ResponderExcluir
  14. Eu vi o Pantanal, a Tieta, Pedra Sobre Pedra... mas só porque fingindo interesse nisso, podia ficar acordado até mais tarde.
    Depois estive adoentado e acompanhei Escrava Isaura, com a lindíssima da Bianca Rinaldi.
    Desde então não vi nenhuma. Acho que não valem a pena. A perder tempo com TV vejo séries!

    ResponderExcluir
  15. Das brasileiras, a única que vi e me lembro foi a "Mulheres de areia". Feita bimba até comprei uma cassete com a banda sonora e obrigava os meus pais a ouvi-la (e a ouvir-me a mim a cantar desalmadamente) no carro... Enfim!

    Lembro-me vagamente de uma que era a loucura da altura, com mulheres que comiam flores para verem aparições de uma criatura do sexo masculino supostamente sexy, que tinha morrido... Mas dessa não me lembro de mais nada:X

    ResponderExcluir
  16. http://www.youtube.com/watch?v=IjzIgR5rMgg&feature=related

    Mostra ao Dexter

    ResponderExcluir
  17. Vamp ;
    Olhos D'água ;
    Tempo de Viver ;
    Caras & Bocas .

    a vamp porque via na infância com toda a família e recordo-me bem. olhos d'água porque foi das melhores novelas de sempre e tempo de viver porque foi das poucas novelas da TVI que eu consegui engolir até hoje. caras&bocas marcou-me pelo humor e pelas inúmeras gargalhadas que me arrancou e aos meus pais (:

    ResponderExcluir
  18. Ainda ninguém falou no Nwe Wave, também conhecida como Malhação (nome sugestivo...).

    Quem não se lembra, do Cabeção, da Bia ou...já não me lembro de mais :|

    Mas eu via aquilo, admito.

    ResponderExcluir
  19. Eu que nao sou de novelas fiquei vidrado na "Tieta", "Pedra sobre Pedra", "Por Amor" e por último "A Vingança"...

    até hoje... nao vi mais nenhuma...

    ResponderExcluir
  20. Kananga do Japão!! <3 Adorava as roupas, as músicas, os cafajestes...

    ResponderExcluir
  21. A que mais me marcou foi sem dúvida O Clone... Até gravava os episódios e revia de tarde,que horrível. O porquê não sei bem, mas lembro-me de querer muito ter um amor como o da Jade e do Lucas.;-p
    Há duas das quais não me lembro do nome mas que também gostei. Aquela do Ferraço e da Silvia ( Aline Morais), e a da Flora e da Donatella (Cláudia Raia). ;)

    ResponderExcluir
  22. cresci a ver novelas brasileiras, mas apenas as do horário nobre. as que dão à tarde nunca me atrairam. de várias que já disseram recordo outra: suave veneno.

    neste momento também já não ligo a novelas.

    ResponderExcluir
  23. Desculpa isto ser aqui...mas preciso da ajuda de alguma mulher..e tu talvez me possas ajudar. Já alguma vez fizeste uma ecografia pelvica por via supra pubica???

    como é que é o procedimento..e onde é que é o local de posicionamento da sonda? é tipo isto: http://www.ondinabento.pt/ecografias/ecografia-pelvica-suprapubica?fontstyle=f-smaller

    P.S.: depois podes até apagar este coment para nao ficar isto aqui assim no meio xD

    OBRIGADA, MUITO OBRIGADA desde já!
    Jo

    ResponderExcluir
  24. Lembrei-me entretanto de outra: 4 por 4! Muito divertida :)

    ResponderExcluir
  25. As únicas telenovelas que vi e acompanhei foram 2 : Tieta do Agreste" e " Roque santeiro", a partir daí não vi nem acompanhei nenhuma.. hoje então, é coisa que nem suporto.. na hora da novela é hora de fazer o zapping e ficar numa série ou no National Geographic Wild....mas também não é muito usual visto que vejo muito pouco televisão... um debate ou outro e o que me interessa gravo para ver no fim de semana..especialmente as séries do AXN e FOX...ouço mais rádio, música... e não suporto novelas.. então as mexicanas houve um tempo que eram o must... dobradas.. louvado seja!
    Infelizmente a nossa televisão só pensa em gente mentecapta.. porque ao mesmo tempo 2 canais até altas horas é só novelas.. para se ver um filme só mesmo para quem não trabalha...
    Acho que se deveria pensar mais noutros públicos e não ter o mesmo tipo de programas às mesmas horas....

    ResponderExcluir
  26. Looool Cueca, eu tive uma relação com as novelas, muito parecida com a tua. adorava ver, agora não suporto, é que não suporto um segundo que seja de novela, e seja de que nacionalidade for. as que mais me marcaram foram:
    - explode coração
    - laços de família
    - mulheres de areia
    - o clone

    O Clone foi mesmo a última novela que vi, já com 16 anos. a partir dessa, nunca mais :p

    ResponderExcluir
  27. Jo, já fiz há uns anos. Não custa muito, tirando a parte de ficares um bom par de horas só a sonhar com o momento em que finalmente te vão deixar ir à casa-de-banho lol.
    A que eu fiz foi intra-vaginal com aquela espécie de sonda, mas não doeu nem custou nada. 5m e a coisa estava arrumada, foi apenas de rotina :)

    ResponderExcluir
  28. Eu adorei a Hilda Furacão não se se se lembram... Com o belíssimo Rodriguinho Santoro e a linda Ana Paula Arósio e a história era sobre um amor proibido entre um padre e uma prostituta... Cobras e lagartos, depois a Viver a vida não perdia nem por nada... E até à uma semana o escrito nas estrelas! De vez em quando lá vem uma que arrebata o meu coração... E gosto, já as portuguesas... credo, será que até eles acreditam que são bons actores? Não digo que não hajam bons cá em Portugal são é poucos... E em novelas então... pobrezinhos, pobrezinhos...

    XoXo ♥

    ResponderExcluir
  29. A novela "Por Amor" me marcou profundamente. Foi considerada por muitos um dramalhão, mas ao mesmo tempo foi romântica e de uma produção impecável.

    ResponderExcluir
  30. Adorei a novela "Chocolate com Pimenta", era muito divertida e a história era linda.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Pedra sobre Pedra (há alguns mesinhos atrás deu-me a saudade e fui atrás da soundtrack :|), O Clone e a mais engraçada das novelas foi sem duvida a Kubanancan ..onde até hoje a musica da Ivete sangalo - foi culpa da lua - me tormenta! Mas hoje em dia já não se fazem novelas destas :D

    ResponderExcluir