26.1.10

"O dia em que tive a certeza de que me caíste mesmo no goto" - gentilmente desafiada pela Pipoca dos Saltos Altos

Ali estava eu, capaz de esquecer o extracto do talão bancário. Borrifar-me para as convenções. Não queria saber de dogmas e de todo um mundo chato preso no "tem de ser" dos dias cinzentos. Estava capaz de não ir trabalhar, de me dar a travadinha e simplesmente pegar no carro. Ir até chegar ao único destino onde me via regressar, sem como, nem porquê, uma e outra vez, com todas as desculpas na mão que me saíam atabalhoadamente pela boca - menos a verdadeira: tinha de te ver.

Sentada no café, sem sair do sítio entregava-me à espuma na borda da caneca com um qualquer  cappuccino a fixar o olhar nos pontinhos castanhos de canela que simplesmente se acoplavam ali. Tentava fixar o olhar em algo que me fizesse esquecer a magia que fazias acontecer. Soprava para longe as faíscas que me transbordavam do olhar. Talvez porque esquecendo a maneira como os teus olhos riam quando prendidos nos meus, eu pudesse ficar mais perto de aceitar a racionalidade de não te ter.

Moía-me devagar, como quem carinhosamente desfazia os grãos de café que me passavam naquele momento pelos lábios. Os mesmos dos quais te roubei o inspirar. Os mesmos que não sabiam esquecer o sabor dos teus. Guardei(te) religiosamente, como quem cultiva um segredo e mantive-te sereno em mim, contentada com os imponderáveis da não pertença.
Convencida que o som que me saía da boca quando proferia o teu nome não me era música.
Mas como o refrão da melodia predilecta, soube logo:

Caíste-me no goto. Fixaste-me. Prendeste-me. 
E eu nada fiz para me soltar.

De soslaio olhei para a chave do carro.
Só precisava de 100 minutos.
100 minutos à troca de 5 - pensava eu - nem que fossem 5 - os suficientes para pousar a vista em ti.
Para sossegar o coração. Para ter a certeza.

Vou, não vou?
No meio de uma desculpa esfarrapada, bastante pouco convincente, em que a minha voz dava de si, num sumiço por preferir mentir a admitir que simplesmente não me saías da cabeça, em menos de nada tinha-te à minha frente.
Toda eu corava e, sem jeito, mal sabia como te dizer com os olhos o quão feliz estava em te ver.
Por não pertencer a lado nenhum, apetecia-me dizer-te que te queria pertencer. Que me eras mais que o que sabia mostrar. Que estava cansada de aparentar uma indiferença que me era muito pouco característica.
Mais uma vez o tempo voou. Mais uma vez te senti a escorregar-me das mãos, quando nem coragem tinha de tas tocar. Mais uma vez olhei para trás, apenas para te ver a afastar. Pela primeira vez estava parada e do olhar transbordou-me sal, transbordou tudo o que tinha entalado e não fui capaz de proferir. Transbordou-me a falta de coragem para dizer:




Fica comigo que eu nada faço para me soltar.

37 comentários:

  1. Bem bonito Cueca...

    Já fiz várias viagens na troca de minutos, a descrição é perfeita :)

    Volta e meia meia volta ficas assim muxi muxi ...

    Tens de escrever mais coisas assim para a malta ficar com o coração mole :D

    ResponderExcluir
  2. Ai mulher, apaixonaste-me.

    ResponderExcluir
  3. E sabes que mais? Acho que te vou pedir a permissão pra usar umas frases no meu blogue... há 2 meses que ando a tentar colocar em palavras o que foi a minha aventura e hoje encontrei-as... Irei certamente mencionar-te... Preciso mesmo de te cair no goto :D * LOL

    Wait 4 your decision :P *

    ResponderExcluir
  4. nCoisas de quando em quando dá-me para isto. Podia ser pior, digo eu.

    kiss me, ainda bem, que a vida sem isso é uma real seca.

    Celinha, estás à vontade, eu sinto-me generosa hoje :P

    ResponderExcluir
  5. Consegues colocar em palavras as maluqueiras que sentimos e fazemos quando simplesmente estamos apaixonados e nem sabemos muito bem o que se passa à nossa volta...

    Grande narrativa de uma excelente viagem :)

    Lindo...

    * Falaste tanta vez do "nojinho" que as pessoas apaixonadas metem, mas acho que caíste na mesma armadilha e ainda bem :)

    ResponderExcluir
  6. Como eu disse anteriormente, o amor e bonito e a rosinha esta apaixonada ou talvez nao!

    ResponderExcluir
  7. Pra quem não souber o que é PAIXÃO... acho que te lendo neste post...fica a saber... e só não digo AMOR...porque amor...é algo.. que fica depois de se ter muitos e muitos momentos de paixão...com o "objecto" amado...
    Parabéns lindissimo...

    ResponderExcluir
  8. Cheguei mas já estou de saida. Vou ali beber uma aguinha das Pedras e um Reni.
    Espero voltar quando melhorar...nem que seja para alimentar os monstrinhos que ajudei a criar. Toma conta deles por mim. ;p

    Mas olha... continuo a gostar de ti. Acreditas, não acreditas? *

    ResponderExcluir
  9. Tão bonito... Pode soar estúpido, mas é que é mesmo isso, é bonito (esta palavra nunca me deixa muito satisfeita em termos de expressividade :p)

    Há uma parte em particular com que me identifiquei e que usualmente é quando eu sei que alguém "me caiu no goto": dizer o nome dessa pessoa e soar-me a música. Aí é que está tudo estragado (e fiquei mesmo satisfeita ao ler este texto por saber que não é loucura apenas minha).

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente apaixonante.
    Sei bem do que falas, do que sentes, dessas loucuras sentidas...!

    ResponderExcluir
  11. Julgava que essa expressão era sinónimo de "engasgamento":

    "ah cof cof... cof cof entre pancadas nas costas e nas costas com força... há sempre alguém que expressa: ahhh foi qualquer coisa que caiu para o goto, não foi?"

    :p

    PS: és muito mais bonita... quando pensas no amor, inspiras os outros.

    ResponderExcluir
  12. Em 3 palavras, espero poder dizer o que senti, quando li este post: LINDO, LINDO, LINDO !
    E fiquei sem palavras....
    Por Amor, por vezes, fazemos loucuras... e por isso mesmo acho que todos somos loucos!

    ResponderExcluir
  13. Mónica, tanto brinquei com isso que é só irónico :)

    Salsa, talvez sim, talvez sim.

    L, obrigada :)

    eu_sou_eu, ainda bem que gostaste..

    Miss, eu estou é com algumas saudades suas e do seu olhar reprovador :')

    Lorelai, quando dizemos alguma coisa com intenção e de forma sincera "bonito" às vezes é o melhor adjectivo.

    Guerreira não vai ser das noites em que ficámos a dormir que nos vamos recordar..

    JL, :) obrigada..eu gosto de poder inspirar nem que seja uma só pessoa.

    Duardinho, eu acho triste é quem não é um bocadinho louco..

    ResponderExcluir
  14. Tão bom, Cueca! Escreves deliciosamente bem!

    ResponderExcluir
  15. Cueca, este texto caiu-me no goto :D Vou fazer o mesmo que a Celinha 007=), sim?

    Não sei o que fazes, mas olha que, mais uma vez, provaste que se tivesses ido para Jornalismo tinhas feito muito bem! Quem sabe estas Crónicas não serão um dia publicadas??

    ResponderExcluir
  16. És uma cuequinha de gomas! Que doçura.. :) Amei! Muito ao estilo da minha escrita (cof cof, a minha grande escrita) mas muito melhor. Expressas o sentimento de uma forma tão suave, tão real, e tão profunda, que quase o tentamos sentir, nós mesmos, aqui por trás do ecran.

    Lindo!

    ResponderExcluir
  17. Se e tivesse palavras para descrever o que senti ao ler este texto, com certeza que as punha todas aqui. Mas não tenho, tal foi a forma como me comoveu. True story. E isto nunca me tinha acontecido..

    ResponderExcluir
  18. E a troca de risinhos escondida, regada a tango, embalada por "aquele rock" e as músicas a pedido, naquieles momentos em que podias jurar que ninguém mais estava ali? E a calçada pisada do Bairro onde aposto que denunciaste a leveza que trazias contigo? E os olhares cúmplices que quem está assim "horrores de feliz" por te ver com essa cara de parva?
    Adoro-te, é oficial.
    Bem, também gosto do tipo que se enganou no canal e te caiu no goto.
    Beijos "partenér"

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. PIPOCA WTF....
    Tu também???
    Vou "mazé" dar a mãozinha ao Sardet e mandar-me da Ponte. Deposito em ti a esperança de alguém me compreender. Até já aderi ao clube dos sub 23
    lololll
    Vamos lá a ver se afinas...

    A outra é caso perdido. Perdemos a nossa menina, Pipoca lollll

    ResponderExcluir
  21. Pansei que a "Guerra das Mulheres" Era só exclusivo das gajas do "Sol". Afinal estava enganado, e não devia, porr@!
    Mulheres mulheres, tanto de belas como de...(amigas)
    Gostei muito. Adorei sobremaneira.
    Quanto romantismo e paixão.
    Maridos maridos, que dilema. Estrangular ou...amar?
    Voto pela última. Afinal, somos os eternos desgraçados. Elas, precisam tanto de nós como um peixe de uma bicicleta

    ResponderExcluir
  22. Louvo publicamente Miss Complicações pelo perfeito discernimento evidenciado de um facto manifestamente obscuro para o comum dos mortais.
    Os meus sinceros parabéns.

    ResponderExcluir
  23. Que lindo, delicioso! *

    ResponderExcluir
  24. Já sigo este blog à algum tempo e que escreves muito bem não é novidade.
    Com este post mereces um enorme elogio e de todos o que já li escritos por ti arrisco a considerar "o melhor".
    Conseguiste descrever e comover com perfeição um impulso de quem transborda sentimentos por alguém que está distante.
    Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  25. Bem...

    Hoje, vou fazer 350 kms num ápice!!
    Que se lixe o mundo!! Quero os meus 5 minutos antes do raio do avião levantar!! :D
    Obrigado pelo empurrãozinho!!!
    Fui!

    A.Silva

    ResponderExcluir
  26. cutxi of mine, como já tinha dito. /me likes it.

    ResponderExcluir
  27. A blogosfera é tramada não é meninos;)?

    Fiquei com inveja "da boa" desta troca de palavras, trouxe-me à memória momentos inesquecíveis...

    ResponderExcluir
  28. O medo. sempre o medo.
    Adorei este post.
    Perfeito mesmo.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  29. Coisa mai linda. Tão fofinho que até fiquei arrepiada. Beijinhos,
    Bomboca do Amor.

    ResponderExcluir
  30. Dsc a intromissão, mas não podia deixar de dizer que adorei o texto.. está genial!

    ResponderExcluir
  31. E depois o prnícipe alçou a formosa donzela para o seu cavalo alado, e partiram voando por entre nuvens de espuma branca como flocos da mais alva neve, (Não confundir com chantilly) para o seu palácio encantado onde tiveram muitos meninos e viveram felizes para sempre. Simplesmente, adoooooreeeeiiiiii

    ResponderExcluir
  32. Só para dizer que tenho muito orgulho em ser teu namorado. Só para que saibas :)

    ResponderExcluir