17.2.12

O novo cardeal quer olhar por nós.

Diz ele que "a mulher deve ficar em casa", porque é sua função "a educação dos filhos".
Diria eu, aliás, que os filhos fazem-se sozinhos, por obra e graça do Espirito Santo. Um pai não ajuda a educar uma criança, não é um pilar essencial, vai na volta só serve para ganhar dinheiro suficiente para colocar pão na mesa.
E ai de que exista uma mulher que ganhe mais que o homem, que trabalhe mais horas, que tenha de viajar com frequência. Nada disso, o lugar dela é a tratar da casa e dos filhos.
E depois, os pais não são inúteis nenhuns. A mãe apenas não é um ser completo e perfeito. O pai e a mãe, idealmente, completam-se, até em termos de personalidade. Uma criança só tem vantagens em ter dois modelos presentes e activos.



Não tenho vocação para dondoca. Não conseguiria ficar em casa apenas com o papel de mãe.
Nem conseguiria ser feliz apenas dessa forma.
E ainda me custa ver este machismo antigo todo junto. Não faz sentido, nem espelha a realidade que vivemos.

23 comentários:

  1. Concordo...e nem para as crianças é bom...as crianças devem desde cedo conviver e ter actividades, senão chegam ao 1º ano de escola e estão em desvantagem com as outras crianças....:)

    ResponderExcluir
  2. Outra...

    Eu já expliquei isto no Facebook, no blog da Pipoca dos Saltos Altos, mas a malta continua a não querer ler a notícia.

    Então é assim: o homem não disse que a função essencial da mulher é educar os filhos, mas sim que a mulher é essencial nessa função. É muito diferente.

    Hoje em dia, nem pais nem mães conseguem acompanhar devidamente os filhos, e perdem muitos momentos importantes na formação e desenvolvimento que acabam por ser vividos pelos funcionários das creches e infantários. Que por melhores técnicos que sejam, não substituem uma mulher na função de mãe nem um homem na função de pai.

    Com o ritmo de vida que nós levamos (não "nine to five", mas mais "seven to seven"), aos pais, sobra o fim-de-semana e é quando se conseguem manter minimamente acordados.

    Isso sim é que é um problema.
    Que não é de agora, mas que tem tendência a agudizar-se porque trabalhamos cada vez mais.

    É o que se retira da notícia, nada mais.

    ResponderExcluir
  3. Zica, está bem especificado lá que se refere às mulheres.
    Que eu saiba os homens, após os primeiros meses de vida da criança, são perfeitamente capazes de fazer o que uma mãe faz.
    É puro machismo e tacanhez, simplesmente.
    A mulher é tão essencial nessa função, como é o homem.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que deveríamos todos usar a forma de parenting que eles usam em K-PAX. Dava muito jeito :P

    ResponderExcluir
  5. Sim Sr., José Piçarra...é puro machismo...é obvio que a mãe é essencial,tirando a amamentação tudo o resto o pai tbm pode fazer e tem capacidade para o fazer, apesar de acharem que não..mas daí o cardeal dizer que as mulheres devem estar em casa!!! não está a pensar no real interesse da criança e no seu desenvolvimento, mais depois daí provem a miseria como era antigamente que só o homem trabalhava, e sobreviviam da caridade dos vizinhos...os pais têm necessidade de trabalhar para terem alguma qualidade de vida e dá-la tbm aos seus filhos..tbm eu gostava de trabalhar 2 horas por dia e ganhar o mesmo.. e o que sabe um cardeal disto...e por fim é muito feio se dirigir ás pessoas com " Outra..."

    ResponderExcluir
  6. Sei perfeitamente que os homens são capazes de fazer o que uma mãe faz, mas não a substituem. E concordo contigo: a mulher é tão essencial nessa função como é o homem.

    Ele referiu-se só às mulheres, e então, qual é o problema? A ferida em que ele põe o dedo não se relaciona com as mulheres, mas sim com toda a sociedade: não temos tempo para educar os nossos filhos. Referiu-se às mulheres porque é a "escola" dele, mas não deixa de ser um problema de mulheres e homens.

    Eu sei que todas as mulheres prezam os direitos que durante séculos lhes foram negados, e que só após muito esforço foram reconhecidos. Mas é precisamente por isso que temos todos que ter calma quando lemos as coisas, porque é fácil interpretar um texto com base em duas ou três palavras (e atenção que o próprio título da "peça" é completamente falacioso), em vez de olhar para a ideia que lá está.

    A ideia não é, de todo, que as mulheres não trabalhem. É a de que o possam fazer sem terem que pôr em causa o seu papel de mãe. Diria que, pelo óbvio, é uma consideração que se aplica também a todo e qualquer pai.

    ResponderExcluir
  7. Em Agosto os meus pais fizeram as Bodas de Prata e a cerimónia religiosa foi cá em casa. A minha mãe estava à procura na bíblia de uma leitura para ter lá a bíblia aberta. Todas as leituras eram extremamente machistas. Eu disse-lhe que não queria nada daquilo lá (embora a festa fosse dela xD). Depois lá encontrámos uma que não era tão machista e ficou nessa...

    ResponderExcluir
  8. É tudo muito lindo, tudo muito lindo, mas esquecem-se de que, da maneira que está o país, se os dois não trabalham, passa fome a família inteira...

    ResponderExcluir
  9. Não percebo o espanto. Só os homens podem ser padres. Basta isto para perceber que a religião católica não vê as mulheres como um ser igual.

    ResponderExcluir
  10. @ Pós de Seda: só me dirigi assim à Rosa Cueca porque foi impressionante a quantidade de vezes que a mesma notícia foi repercutida pela blogosfera. Mas reconheço que possa ter sido malcriado.

    Cuecão, as minhas desculpas!

    De resto, mantenho a minha interpretação: acho que não há ali machismo. Com a maior honestidade intelectual, acho que o que há ali é preocupação social e nada mais.

    Se o homem coloca a figura maternal/feminina como esteio da família é apenas e só porque é essa a "escola" dele.

    ResponderExcluir
  11. Tenho que simplesmente concordar contigo...

    ResponderExcluir
  12. Quando li nem queria acreditar. Depois admiram-se que as novas gerações se sintam tão afastadas da igreja, tão retrógada.

    ResponderExcluir
  13. Gosto de me sentir útil e de trabalhar para ter a minha independência.

    ResponderExcluir
  14. jasuuuus! mas que raio de mentalidade -.-

    ResponderExcluir
  15. pássaro viajeirofevereiro 18, 2012

    Engano, Pós de Seda. Se pensa que antigamente só o homem trabalhava, que ele era o sustento, como então se dizia, está mesmo muito enganada.
    A mulher sempre trabalhou, e sempre incomparavelmente mais que o homem, simplesmente o seu trabalho nunca foi valorizado e, dizia-se então que a mulher não trabalhava e ocupava-se apenas daquelas coisas que pertencem à mulher.
    A Saber.
    Fazer o comer para toda a gente, lavar a roupa de toda a gente, (numa celha) e passar a ferro, cuidar da ganapada, remendar as peúgas e roupa de todos, costurar e bordar, era então de muito bom-tom uma mulher que se prezasse saber, tratar da criação, da horta, do porco, da vaquinha, da ovelhinha, pôr a mesa e levantá-la, lavar os pratinhos, lavar a ganapada e depois ao deitar-se, estafadinha mais morta que viva, lá encontra o Manel furioso que rais parta a puta que nunca mais se despacha.
    Não trabalhava?

    ResponderExcluir
  16. pássaro viajeirofevereiro 18, 2012

    Ah! Passava-me.
    Sempre casa arrumadinha que limpeza Deus gosta e roupinha passadinha para não parecer mal ao Domingo à missa.

    Ó minha mãe, faz-me um miminho.
    Querida mãe, sou o teu filhinho.
    Ó minha mãe, só mais um beijinho.
    Dos que me davas, com tanto carinho

    ResponderExcluir
  17. Se acho que deviamos ficar mais tempo com os cachopos em casa? Acho claro aliás em outros países a licença de maternidade é muito maior.
    Mas uma mulher deve trabalhar sim!
    Puro machismo sim senhor.

    ResponderExcluir
  18. Totalmente de acordo contigo. Que comentario mais distante da nossa sociedade. Uma crianca precisa de pai e de mae de igual forma, e da mesma igual forma o pai e a mae vao os dois trabalhar.
    parece'me que alguem nao saiu ainda do aquario para se perceber que estamos no sec 21, e com uma valente crise em cima. como se so um ordenado chegasse hje em dia!
    Alem do mais, falo por mim, odeio a vida de dondoca, comigo nao funcionava. tenho gosto em ser util e ir trabalhar. se por azar um de nos ficar desempregado podemos contar com o outro. e se ficasse o marido desempregado, e a igreja que paga as contas da casa e o colegio dos miudos?
    E com o ouro do vaticano enquanto hipocritamente defendem a humildade?
    Isso pra nao falar do uso do contraceptivo... eh, vamos ter filhos que nem coelhos que o dinheiro cai do ceu como que por milagre. :|

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente, no tempo de Salazar é que Portugal avançava! Já dizia e bem o Marchante (assistente da FDL) que o lugar da mulher é a pilotar e bem o seu fogão! Eu por mim tudo farei para dar todas as condições de trabalho que a minha mulher quiser, incluíndo uma tecnologia de ponta no seu escritório, a cozinha!


    E, mais, as mulheres têm ainda de compreender que um homem não é de ferro, e que as tentações existem! Mas que a mulher que amamos é sempre especial, porque é para ela que voltamos ao fim de um dia cansativo, mesmo que tenhamos cometido uma ou outra infidelidade e gasto 30 ou 40 euros no jogo!

    Tudo juntos e desempenhando os papéis que Deus nos deu iremos ultrapassar a crise e ser felizes!



    Texto escrito com saudade no Diário de Rubiães de 1927

    ResponderExcluir
  20. Como é óbvio. Quem tem a nossa idade (falo entre os 8 e os 80) actualmente, só pode estar de acordo.

    ResponderExcluir
  21. "a mulher deve ficar em casa"?!?


    Palhaço!

    ResponderExcluir
  22. Vão-me desculpar mas está para aqui uma grande confusão.
    O Homem não diz que a mulher deve ficar em casa ele diz que deve poder ficar em casa pelo que o estado deve dar mais apoio à familia. E quanto a isto parece-me que todos concordamos ou não.
    Se a atitude é machista? Talvez. Mas são as mulheres quem mais estranham o facto de na minha familia ter sido a mãe a ir trabalhar para fora e o pai ficar com os filhos em portugal por isso não percebo qual é o problema.

    ResponderExcluir