3.9.14

O fenómeno da Carrinha Mágica.

Se há desenho animado da infância que guardo com carinho, taco a taco com o Meu pequeno pónei e a Navegante da Lua, é a Carrinha Mágica.



O problema com os desenhos animados é que quando olhamos para eles com olhos-de-adulto (claramente algo em que tenho manifesta dificuldade), as coisas ganham outros contornos. Se no caso do pequeno pónei é apenas estúpido acreditar que cavalos anões falam e têm crinas impecáveis, em relação à Carrinha Mágica pergunto-me: onde andavam os pais daquelas crianças?

Cada vez que vou buscar o Gui pergunto como correu o dia (mais um capítulo na saga da mãe chata), ao que ele me despacha sempre com um "brinquei", acompanhado de um olhar em jeito de desafio às minhas capacidades intelectuais por esperar mais como resposta. Será que era também isso que os putos respondiam aos pais? E eles acreditavam?

Não sei se isto vos acontecia ou era só eu que não tinha dois dedos de testa, mas eu nunca concebi que os desenhos animados acontecessem noutro local que não Portugal/Reino da Fantasia. Para uma miúda desterrada no sopé da montanha, que nem nunca tinha visto um chinês, toda aquela diversidade cultural numa só sala de aula era, no mínimo, suspeita, como aliás tudo o que é demasiado politicamente correcto. Ali os putos não gozavam uns com os outros, eram todos bem comportados, amorosinhos e aborrecidos. Nunca vimos o gordo na baliza ou a mexicana a levar tacos na marmita.
A cena da iguana também era estranha. Não só porque nessa altura via pouco o BBC Vida Selvagem e demorei anos a perceber que era uma iguana, como era a única com laivos de adulta responsável, contrariamente à pessoa que era remunerada para cuidar dos putos.

No fundo, a minha teoria é a de que aqueles putos tinham todos uma trip colectiva administrada pela professora (que tem um ar, no mínimo, esquisito) através de droga nos pacotinhos de Bongo do lanche, enquanto ela ficava a jogar Super Mário. Isso ou aquela professora era a mais inconsciente da História, porque nunca me esqueço de algumas viagens de estudo lendárias, como conhecer o interior do corpo humano, com especial ênfase a uma pit stop no cólon.

13 comentários:

  1. LOL

    Rosinha, não penses tanto nas coisas. Se formos analisar todos os desenhos animados (bonecos, como lhes chamo) a coisa não melhora. Lembro-me assim de repente dos ursinhos carinhosos e de um boi com suspensórios.

    Mas cá entre nós... imagina o que essa professora escreveria nos papelinhos de autorização que os pais tinham de assinar para as visitas... "2ª feira temos visita ao interior de um vulcão, 4ª ao estômago de uma planta carnívora e 6ª ao intestino delgado humano. Devem trazer merenda e 5€ para o gasóleo." :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu não pensar nestas coisas penso em piores. Acho que estamos todos melhor enquanto falar na carrinha mágica :D

      O Bocas era o meu herói, juntamente com os esquilinhos amorosos do Bana e Flapi.
      Agora...quando uma pessoa fica a saber da história do Tsubasa, esperamos tudo dos bonecos.

      Excluir
    2. Epá, Tsubasa é que não. Isso era aquele dos campos de futebol redondos e jogos de mais de 1 semana?

      Excluir
    3. Sim. Imagina...anos e anos..aquele ritmo de jogo intenso...para afinal o Tsubasa estar em coma e dar chutos só na cabeça dele.

      *so sad*

      Excluir
    4. :O A sério? Desconhecia essa parte. Coitadinho. Para tristezas já nos bastava a Heidi e o Marco.

      Excluir
    5. Ela está-te a enganar Ana. O Tsubasa não ficou em coma, foi jogar para a seleção do Japão juntamente com todos os rivais das escolas que enfrentou :P

      Cueca, sua inculta :P

      Excluir
  2. Por acaso sempre tive uma opinião muito dualista da carrinha mágica, havia dias em que via outros em que nem pensar nisso era oa ideia. Não gostava da iguana isso é certo, e de facto, agora pensando nas coisas, realmente toda aquela mistura cultura era capaz de ter também efeito estranhos e levantar várias dúvidas em mim...

    ResponderExcluir
  3. Também tenho um Gui lá em casa e a resposta também é quase sempre a mesma. Alias, tem de ser quase a saca-rolhas para se saber mais alguma coisa.
    Quanto aos desenhos animados, sim o Tsubasa conseguia ter num episódio todo um só remate à baliza e, pensando hoje, alguma vez aguentaria isso?! O que vale é que para a criancada de hoje o Canal Panda já dá a versão bem mais resumida da cena...
    Mas só mais do tempo do Tom Sawyer e dos 3 Mosqueteiros!

    ResponderExcluir
  4. A carrinha mágica era dos meus desenhos animados preferidos juntamente com os Rugrats! Mas quando ao imaginário infantil, não é preciso ir muito longe: A Dona Chica não só se assusta com o berro que o gato deu como ainda constata que ele não morreu, tudo isto depois de nós atirarmos o pau ao gato!

    ResponderExcluir
  5. Olha, sabes que mais? Acho que vou voltar. Perdi foi a palavra passe do blogger, amanhã vou tentar recuperá-la...ou então crio um blog novo.

    Adoro estas decisões tomadas do nada...

    ResponderExcluir
  6. " a mexicana a levar tacos na marmita" Priceless!

    ResponderExcluir