24.12.15

6ªs são dias de desafios: o significado do Natal.

Uma das coisas interessantes acerca do Natal, é que é um ritual a que nos acostumámos, que guardamos e preservamos com carinho, mas que também prova que a vida é um ciclo.
Como tudo na vida, uns melhores, mais mágicos, outros mais introspectivos ou cépticos. 

Já fomos a criança pequenina ansiosa, que, com mais ou com menos, vibrava com os passos nas escadas vindos de um familiar disfarçado de Pai Natal, num tempo em que as lojas chinesas ainda não facilitavam a tarefa de encontrar um fato vermelho e branco e onde as barbas eram cuidadosamente feitas de algodão.

Já fomos a criança que viu o Natal mudar e percebeu que os presentes são bons, não são o que tinham pedido, mas são bons. Só que as pessoas à mesa são menos. O Natal mudou.

Já fomos a adolescente a trocar mensagens com os amigos, que a dado ponto, largava o seu primeiro telemóvel tijolão, para passar as horas seguintes a fazer filhoses, a torrar as bochechas à lareira, a rir com as implicâncias familiares tão típicas e à espera de receber o seu primeiro par de Levi's.

Já fomos a jovem adulta, que deu os sorrisos e guardou as lágrimas para depois, porque o Natal é feito também de esperança, mesmo que existam coisas na vida pelas quais esperar e rezar não seja suficiente. O Pai Natal traz muitas coisas, mas não traz saúde.

Já fomos a adulta que passa mais algum tempo a contemplar as caras que, a pouco e pouco, foram desaparecendo do nosso Natal e a quem brindámos com um copo de Porto no final. Porque Natal também é acreditar que algures ainda olham por nós, lembrando os que estão cá a fazer a nossa vida melhor. O Natal foi altura de esperança em anos mágicos.

Já fomos a adulta que redescobriu a magia nos olhos de uma criança, a quem se prometeu que Amor nunca irá faltar à mesa, neste ou em qualquer outro dia, em algo que é tão natural quanto respirar. Que, mesmo com o cepticismo, a pressa e azáfama, sabe que o significado do Natal está nas ligações pelas quais trabalhamos 365 dias, nas nossas falhas e em sabermos, ainda assim, tentar dar o nosso melhor, mesmo que seja insuficiente.

O Natal para vocês pode ser nada disto, ou tudo isto e mais. 
É, certamente, uma oportunidade de pensarmos mais nos outros: os que nos são próximos e os que nem conhecemos. 
Toda a gente, desde esse colega execrável, até quem vos falhou como as notas de mil, merece mais generosidade. 
Podemos estar ou não contentes connosco, saber ou não quem somos, mas garanto que a tarefa torna-se bem mais fácil, quando escolhemos contrariar o nosso umbigo pedinchão e damos aos outros muito daquilo que gostaríamos para nós.

Não sei o que significa o Natal para vocês este ano, mas sintam-se em casa para o dizer.

4 comentários:

  1. Que bom de ler. O Natal é muito do que disseste. Feliz ou infelizmente, para mim sempre fomos poucos cá em casa - o núcleo duro - pelo que não há "desaparecimentos" da mesa, para além dos meus avós que...enfim, clichés à parte, mas a vida é mesmo assim. De resto, haja amor, saúde e comida na mesa, e somos uma família feliz. O Natal foi mudando à medida que cresci, mas foi sempre o melhor dia do ano!

    Jiji

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Natal feliz!
      Esse núcleo duro é tudo o que realmente importa, melhor do que muitas pessoas juntas que já se esqueceram de conversar entre si, que não sabem verdadeiramente nada acerca uns dos outros e para quem o Natal é pouco mais que um dia no calendário.
      Estamos cá para sermos uns para os outros ;) felicidades!

      Excluir
  2. ADOREI este texto. E adorava ter sido eu a escrevê-lo, pois identifico-me com quase tudo! (O quase é só na parte de largar o tijolão para ir fazer os doces de Natal...nunca me dediquei a isso, só a comê-los! :P ) Um Feliz Natal para ti e para os teus...eu entretanto vou ali limpar uma lagrimita que espreitou depois de te ler...beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. este natal para mim é aquele em que estou a guardar as lágrimas para chorar quando ninguém estiver a ver para não estragar o natal a ninguém. como muito bem disseste há coisas na vida pelas quais não basta esperar e rezar - felizmente o meu problema não é de saúde - mas cada vez me sinto a afundar mais na desesperança e hoje parece que ainda custa mais :(

    ResponderExcluir