16.9.11

O iceberg.


As pessoas olham para nós e para a nossa vida e acham que sabem tudo.
Toda a gente arma-se em Professor Karamba quando é a vida dos outros.
O problema é que nós somos todos grandes, enormes, gigantescos, icebergs. Que escolhem mostrar as coisas irrisórias, quando há kilómetros de outras coisas que ninguém sabe e ninguém vê.
A bem dizer, conhecer alguém profundamente dá trabalho. Há mil e uma barreiras para saltar, coisas para ultrapassar, lágrimas e risos para partilhar, conversas inesgotáveis...e talvez aí, se comece a conhecer alguém.

Tenho um grande defeito: até posso ser sociável, dar-me bem com toda a gente, dar-me a conhecer...mas até certo ponto. Há ali uma linha de água transponível para muito poucos.
É aquele pedaço de tudo que nos ficou engasgado na garganta que nos impede de falar, escondido atrás de sorrisos, de ouvir o que os outros têm para contar, de humor e brincadeiras para esquecer as coisas sérias.

E quando assim é, quando temos tanta coisa acumulada no sótão, chega um momento em que percebemos que o mundo pode ser um lugar solitário quando nos refugiámos tanto nas nossas tristezas.
Não é que não se queira falar, nem que não se precise falar. Simplesmente desaprendemos e precisamos que alguém queira ensinar-nos de novo. Que se sentem ao nosso lado com todo o carinho do mundo.
Que percam tempo connosco.

10 comentários:

  1. Quando nos entregamos e nos mostramos aos outros, acabando por sairmos magoados, ficamos cada vez mais fechados em nós mesmos e capaz de nos mostrar totalmente..

    Eu sou assim, fui marcada por várias situações e neste momento contam-se pelos dedos as pessoas que conseguiram ver um pouco da parte do meu iceberg que está submersa. Felizmente tenho pessoas que perdem tempo comigo, mas quando assim não era a solidão era muito dura.

    ResponderExcluir
  2. E, em jeito de conclusão, confesso que gosto muito de perder tempo a ler-te.

    ResponderExcluir
  3. Às vezes precisamos mesmo que as alguém perca tempo connosco, da mesma maneira que também precisamos de perder tempo com alguém... :P

    ResponderExcluir
  4. ser sociavel até certo ponto nao e nenhum defeito... gostei!

    ResponderExcluir
  5. É de facto verdade! Muitas pessoas que se dizem amigas e prontas a ouvir os nossos desabafos, só estão de facto disponíveis para esses desabafos se eles não excederem quinze minutos e/ou se não for necessário desabafar sobre a mesma coisa dezenas de vezes.
    Felizmente haverá sempre alguém que, independentemente do tempo que possa demorar ou das repetições que se possam cometer, será capaz de nos ouvir e consolar. E é com essa pessoa que nos devemos importar e saber valorizar!

    ResponderExcluir
  6. O último parágrafo é precioso.

    ResponderExcluir
  7. A questão é que há muita gente que acha que nos conhece de fio a pavio só pelo que vê na ponta do iceberg.

    E outra questão ainda é que às vezes nem nós nos conhecemos de uma ponta à outra. Essa é que é essa.

    ResponderExcluir
  8. ...sou um iceberg! E estou farta que só olhem para o que está à tona...

    ResponderExcluir
  9. Tenho de concordar com a lady d e revejo-me neste teu texto... muito bom :)

    ResponderExcluir