16.6.15

Aquela mítica figura do Dj.

Sabemos que o Dj é uma figura quase endeusada das festas nocturnas, pelo menos durante duas fases da vida: quando atingimos há pouco a maioridade ou quando houve divórcio recente.
 
Os DJs são aquela malta bacana que mete o corpo a vibrar, que sentes que tá alto ambiente, mesmo que seja só o teu Safari Cola a chocalhar demasiado no estômago, mas 'tá a ser brutal.

O meu problema nem é com Djs bons, é com aqueles gajos que passam Avicii e dizem que fazem arte do djing (gosto muito quando eles dizem dijaiing como se fosse uma cena super profissional e artística). No fundo é a oportunidade de tipos enfezados sacarem umas pitas em 3 frases, porque estão no negócio 'da night.
 
O que acontece com estes wannabes é que passar música não é trazer aquela playlist que ele acha brutal e meter a tocar, com duas ou três más  transições pelo meio e um revival do Call on me, seguido do Lepo Lepo, que basicamente faz tanto sentido quanto me espetarem garfos nos olhos e eu pedir mais, por favor.
 
Outra coisa que me aborrece é que quando estão lá na cena deles, muito embora a pista esteja às moscas, nunca fazem a porra de um disquinho pedido. Convenhamos, a coisa já está má, quão má pode ficar por aceder a um pedido de um cliente, que está a pagar para ali estar? Claramente deve ser algo escrito na deontologia do DJ, que proíba acederem a um pedido simpático, porque a sua selecção de músicas não permite.
 
Para finalizar, o que se passa com o seguimento musical da noite? É impressão minha ou cai-se sempre no retumbante:
house porreirinho > kizombada > house mau > brasileirada > kizombada > música 80's > Xutos e Pontapés para acabar a noite.
Isto deixa-me sempre com vontade de ir embora ao segundo Martini, o que não só é um flagelo, como me faz repensar os sítios onde possa ir sair.
Por outro lado, poupo dinheiro e horas de sono.

12 comentários:

  1. Há uns anos atrás era house porreirinho > latinada > brasileirada > hits dos 80’s.
    Continuo sem perceber porque não fazem qualquer deste género chill out –> house porreirinho > hits de house > hits 80’s.
    E please esqueçam os Xutos e Pontapés no fim e passem Muse, Coldplay ou algo do género.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já aconteceu a última música ser o "Ao passar de um naviiiooo", mas ainda hoje acredito que fosse uma tentativa de iniciar um suicídio colectivo.

      Excluir
  2. No meu tempo eu era a maior da minha aldeia porque conhecia o DJ e ele passava as musicas que eu pedia! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claramente o dj queria fazer mix, mas era contigo :D

      Excluir
  3. Conta lá onde viveste esse pesadelo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem querer dizer nomes, mas começando por P e acabando em au. -.-

      Mentira, pronto, já aconteceu em mais sítios.

      Excluir
    2. Pau?!?!!? Estiveste a dançar no Pau.....Cueca? :P

      Excluir
    3. -.-'

      Percebo como possas ter chegado a essa brilhante conclusão, mas referia-me mesmo ao Plateau.
      Uma pessoa tem um momento, raro, de inocência e é isto. Tsktsk.

      Excluir
    4. Mas tu tens uma relação love /hate com o Plateau...? :)

      Faz como eu. Certa vez o tipo que lá estava fez-se de surdo para uma amiga. Pedi um papel e uma caneta a uma das jeitosas do bar e escrevi o pedido.
      Entregue em mãos a coisa correu bem.
      DAD- point of view. Acho que era mesmo do ponto de vista.

      Excluir
  4. Isso acontece, basicamente, em todo o lado, mas tem uma explicação: é a PDI (e não neguemos). Temos menos paciência para a discoteca quando passamos dos vinte-e-muitos.

    Claro que uma noite na companhia de amigos e malta divertida é sempre uma noite boa, pois se estamos à espera que a discoteca salve uma noite mais-ou-menos, estamos lixados. Se estiverem todos com espírito para ir, a "coisa" dá-se e a música até pode estar mázinha, que a palhaçada que se gera naturalmente faz tudo valer a pena.

    Por outro lado, tenho que dizer que depois de visitar algumas discotecas no estrangeiro, as nossas são "muita" fraquinhas. Mas lá está, o espírito também era outro e certamente que isso tem tudo a ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os únicos momentos em que actualmente tenho paciência para uma discoteca é entrar semi-alcoolizada numa. Acho que é a única maneira de me verem lá.
      A PDI é strong with this one quando sabes que dali a 4 horas o miúdo vai acordar e passarás toda a semana num jet lag esquisito, porque nem estiveste de férias.

      Excluir
  5. Olha eu tenho 21 anos e so aguentei uma discoteca esta passagem de ano, e porque fui com um bom grupo. Ainda assim eram as 3.40 e ja estava a dizer ao homem "olha ficas aqui q eu vou pra casa dormir q nao tenho paciencia"

    Falem-me de pubs ou tascos mas nao me obriguem a entrar em discotecas

    ResponderExcluir