5.6.15

6ªs são dias de desafios: Viver uma vida calminha e pacata, pffff, isso é para meninos!!

Uma pessoa até que é do zen, mas no melhor pano cai a nódoa e, na verdade, todos temos aqueles momentos de paranóias/ansiedade/parvoíce pura.
 
Isto acontece em coisas simples do dia-a-dia, como quando achamos que encontrámos um nódulo qualquer e, claro, de certeza que temos cancro. Ou se vemos um sinal onde antes não estava, claro que será cancro e pensamos em todas as vezes que fomos à praia sem ser barrados com factor 50.
 
E quando bate aquele sonzinho esquisito a meio da noite? Pode ser o vento. Mas também pode ser um tipo com uma naifona a entrar em vossa casa.
 
Acontece quando temos mesmo, mesmo, de ir dormir, mas para quê relaxar e cair no soninho, quando se pode reviver tudo o que correu mal desde 1997?!
 
Ou quando vamos de férias para algum lado fixe que implica ir de avião, mas à menor turbulência achamos que de certeza aquilo vai cair e, com azar, nem em cima do mar, para dar aquela ilusão de escapatória.
 
Acontece quando conduzimos e numa fracção de segundo pensamos que se o Tomané da frente tivesse feito piscas em vez de se atravessar na nossa faixa, caso não tivéssemos reflexos fantásticos, possivelmente estávamos feitas em picadinho pior que aquela bolonhesa da vossa mãe.
 
E quando temos uma coisa importante qualquer e passamos 20 minutos a fazer uma lista de tudo o que é preciso, ponderando todos os cenários improváveis, desde ir fazer campismo e ser-se comido por um urso a ter um evento em que se tem de falar em público e ostentar uma nódoa de feijoada na camisa.
 
...
 
A lista é infindável e a isto se chama: ansiedade. Que é uma parvalhona, mas faz-nos ponderar cenas como o Reiki e a meditação, porque qualquer coisa é melhor que viver a fazer cenários.
Por isso é que acordas um dia com o teu Mapa Astral na mão e achas que aquilo faz imenso de sentido. (só que não)

E vocês?
O que vos causa ansiedade?
Que parvoíces pouco prováveis povoam os vossos cenários mentais?
Sou só eu com ideias parvas na cabeça ou fazem-me companhia?

9 comentários:

  1. Eh pá... quase tudo, quando calha. A ansiedade anda por aqui muitas vezes. Não estás sozinha.

    ResponderExcluir
  2. Som a meio da noite: check. Turbulência: check. Apresentar em público: check.
    As aulas de yoga e meditação às vezes ajudam, outras vezes só me irritam... Qualquer coisa do género "oh c'mon inner peace, i don't have all day".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem para ouvirmos a nossa voz interior, mas a minha não pode ver objectos pontiagudos ao pé de pessoas parvas :D

      Excluir
  3. Eu prevejo sempre as piores cenas em tudo. Felizmente, raras vezes se tornam reais...

    ResponderExcluir
  4. Mas queres mesmo que comece aqui a desbobinar o que me deixa ansioso?! É que nunca mais saímos daqui...

    ResponderExcluir
  5. Mega ansiedade, um evento com a minha sogra ou sogro.

    ResponderExcluir
  6. Sou uma pessoa extremamente stressada, mas é mais com coisas tipo "qual vai ser a viagem a seguir?" ou "porque é que este dia de trabalho está a correr tão mal?" ou o mítico "tenho quase 30 anos e ainda não fiz nada com a minha vida". Enervar-me por coisas como turbulência ou barulhos a meio da noite é uma cena que não me assiste (felizmente, porque já sou stressada qb)

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma média de 17.8 num mestrado que estou a tirar, vou ter um exame para a semana que é bastante complicado, tenho o meu filho doente mas sei que já sei o suficiente para tirar pelo menos um 10. No entanto, hoje à tarde telefonei para a uni só para saber se, caso reprove no exame poderei ir à epoca especial (não posso).

    Pronto, a ansiedade faz-me sempre isto em época de exames. Acho sempre que vou reprovar e que vai ser o fim-do-mundo porque acho que terei sempre que lá andar mais um ano (e nunca aconteceu, nem uma cadeira deixei para trás) mas o meu cérebro e a lógica não entra na equação nestes momentos.

    Vou estudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém que está com uma média dessas - que é um orgulho! - sabe certamente o que precisa até para mais do que passar.
      Há os nervos "bons" que nos fazem querer melhorar e há os nervos "maus" que nos fazem colocar em causa.

      Boa sorte e as melhoras do rapaz!

      Excluir