26.5.15

O fenómeno do hiberdating.

Hiberdating, que, para quem não sabe, corresponde ao período de hibernação em que sujeitos e sujeitas, outrora amigos, entram, quando arranjam namorado/a, quais ursos preparados para meses de sono, peidos inconsequentes e não-comunicação.

Todos já passámos por lá, todos já caímos na tentação de cancelar coisas & cenas só porque a ideia de ficar no bem bom era mais apelativa.
Contudo, em algum momento, percebemos que os amigos estão lá para sempre, não para quando nos dá jeito.
Se não percebemo Há quem entenda isto cedo e há quem seja aquele totó que morre para a vida social e um dia, quando a coisa corre mal, os amigos tinham um programa melhor do que ficar a ver-nos temperar a comida com sal de lágrimas.

A coisa boa dos amigos, a família que escolhemos yadayada, é que eles conhecem-nos, sabem os nossos defeitos, sabem as nossas histórias - estiveram presentes em muitas delas - e, mesmo assim, estão do nosso lado.
Para nos dar na cabeça, para rir connosco, para celebrar momentos importantes ou para aquela chamadinha de final de dia a mandar vir com o mundo em geral. E se isso não vale a pena, há pouca coisa que valha.



11 comentários:

  1. Um fenómeno muito vulgar que se torna mais sério quando os namorados passam a viver juntos ou casam, ficam em casa com a companhia um do outro a curtir a casa nova e depois de repente a sua vida social é nula.
    Acho especialmente piada aos que passam o Inverno todos hibernados e que acham que na Primavera podem voltar a sair com os amigos do Verão passado.
    Respeito que quando se inicia uma relação exista toda uma fase de deslumbramento em que queremos a outra pessoa só para nós, mas nem tanto ao mar nem tanto à terra gente, até porque não se esqueçam a forma como o(a) nosso(a) namorado(a) interage com os nossos amigos é muito importante para sabermos o que esperar dessa pessoa no futuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário. Só tenho pena de não o ter lido com 20 anos... Agora com 40 e tal já é tarde.

      Excluir
    2. Obrigada Anônimo. Não sei qual a sua situação em particular, mas se estiver numa relação em que não têm vida social procure cria-la, fazer novos amigos nem sempre é fácil mas não é impossível.
      Se entretanto a relação terminou e tem 40 anos tem ainda uma vida inteira pela frente, só tem de fazer diferente na próxima relação.
      Quando os amigos que conhecemos não se identificam connosco, não temos de deixar de ser amigos deles mas podemos tentar encontrar outros com quem nos identifiquemos. Foi isso que aconteceu recentemente comigo e acredite que a minha vida mudou radicalmente para melhor.

      Excluir
  2. Txiii. Ponto sensível da minha vida. O que não me faltaram foram grandes amigos a desaparecer com a presença de novos respectivos. Salvo um caso, estive sempre do lado de cá à espera.
    No meu caso... admito, também eu tive o meu momento de hiberdating... mas durou só umas duas semanas por isso, pacífico.

    ResponderExcluir
  3. E aqueles que deixam de estar connosco? Eu tinha um amigo e nós costumávamos falar e ir tomar café. Um dia normal liguei-lhe para saber como estava e ele disse-me: Ah sabes, agora tenho uma namorada. OK. Entendi. Sad..... so sad!

    ResponderExcluir
  4. Não é hiberdating é falta de carácter!

    ResponderExcluir
  5. Gosto do termo hiberdating. lol
    Olha, diz lá ao teu marido para me explicar onde raio é a loja das gomas que esteve a fazer publicidade no meu blog :P

    ResponderExcluir
  6. Hiberdating ou memória curta. Quem é que esteva lá para amparar baba e ranho com o ombro quando o último mais-que-tudo falhou? Ah pois foi...

    ResponderExcluir
  7. I'm here!!!!! :) gosto de ti, sempre <3

    ResponderExcluir
  8. Ui! Tantos! Amigos que o deixam de ser ou que na realidade nunca foram.

    ResponderExcluir
  9. haja paciência para quem desaparece porque arranjou alguém, eu desapareço quando esse alguém deixa de existir.

    ResponderExcluir