29.5.15

6ªs são dias de desafio: não havia armários que chegassem.

Diziam na nossa altura que estávamos na idade do armário. No fundo, é uma expressão curiosa, que tanto dá para expressar a vontade de enfiar os putos nele e só abrir a porta quando forem um ser humano mais hormonalmente equilibrado, como expressa todo o isolamento que os jovens tendem a passar em relação aos pais nessas idades.
 
No fundo, o armário é uma barreira, que está ali a mostrar-nos que aqueles seres humanos são um work in progress. O que eles não sabem bem ainda, mas hão-de saber, é que os adultos também.
 
Lembro-me da minha panca em ir buscar a roupa da minha mãe ao armário dela.
Aos meus olhos, ficava muito mais crescida e gira. Ela ficava doida comigo e zangava-se à brava cada vez que dava por eu lhe ter usado algo e ido subrepticiamente recolocar no local de origem.
A verdade é que nem fui uma adolescente muito difícil, mas cresci a ouvir que jovens têm uma fase insuportável, que só dá vontade de resolver à estalada.
Estimo que essa seja mais uma expressão de desabafo, que literal, porque naquela altura a estalada já não resolve muito.
 
Assim:
 
Que episódios mais caricatos se lembram quando eram jovens?
Quais as travessuras que os vossos pais nem imaginam que fizeram?
E quem tem filhos adolescentes, é mesmo assim tão difícil lidar com eles?
Já fizeram algo que vos meteu os cabelos em pé?
 
Contem-me tudo! ;)

6 comentários:

  1. Pior que isso é quando tens uma filha que nem sequer adolescente é ainda (10 anos) e já tem todas as manias, hormonas e parvalheira das adolescentes.... aiiiiii!

    ResponderExcluir
  2. Não sei se é o mais caricato, mas de certeza que a minha mãe ficou com vontade de me trancar no armário até eu soprar o bolo dos 30 anos ... fiz uma "make up" à minha mãe com um marcador permanente, porque estava ali à mão e pareceu-me mais bonito do que o lápis preto (tinha 4 anos)! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu até nem fui uma adolescente muito mazinha, acho que fiz as parvoeiras "normais" como ir dormir a casa de uma amiga para irmos sair à noite, baldar-me ás aulas que o café e o namoro era mais importante (enquanto os meus filhos não lerem blogs posso fazer estes comentários) :)
    Quanto aos filhos adolescentes, estou como a Maria Mac Taus... tenho um pré-adolescente em casa (diz que agora isto existe) a dias de fazer 11 anos com todas as manias, hormonas, parvoeira, resmunguices e afins de um adolescente de 15! E sim... é dificil lidar com ele, tal como penso foi dificil para os meus pais lidar comigo, é a lei da vida :)

    ResponderExcluir
  4. Se perguntares aos meus pais, ainda hoje te dizem que uma vez - há uns 20 anos atrás - houve um pequeno incêndio que devastou meia dúzia de árvores e uns 30m2 de erva e arbustos. Até hoje ninguém sabe como aquilo aconteceu. Sabes qual é a resposta, não sabes? Eu juro que só queria queimar a cabana dos putos do bairro de baixo...

    ResponderExcluir
  5. Eu fui uma adolescente muito pacífica, mas diz a minha mãe que quando eu era mais pequena era o verdadeiro terror... teve que bloquear as janelas do carro (não sei se o termo é bloquear, mas teve que pedir a um mecânico para limitar o quanto se podiam abrir as janelas, eram uns 10cm ou nem isso) porque eu arranquei o cinto da cadeirinha e saltava do carro à primeira oportunidade. Quando deixei de o poder fazer, desenvolvi o hábito altamente irritante de atirar os sapatos pela janela (relatos da minha mãe, eu não me lembro de nada =P)

    ResponderExcluir
  6. Eu fui uma adolescente daquelas que só lia e ouvia musica. Andei num colégio até ao 9.º ano.
    No 10.º passei para a pública e aí descobri todo um novo mundo. Faltávamos ás aulas para ficarmos no bar a jogar ás cartas, ir dormir a casa umas das outras e sair á noite, fumar na varanda (vicio que não apanhei).
    A minha filha tem 16 anos (eu tenho 35). Acho que este foi o meu maior devaneio de final de adolescência :-)
    Mas ela é o oposto de mim. Eu juro que não era assim tãooooooooooo chata!!!! Nem tinha tantassssssssss manias :-)

    ResponderExcluir