5.8.13

Há por aí muita super mãe.

Invejo a serenidade de certas mães. Juro, parece que nada as afecta, tudo está sempre bem, sempre calmo, sempre xuxu, sempre...artificial?
Para mim uma casa é composta de carinho e paciência, mas é também composta pelo stress, pelos horários, pelo cansaço, sendo que tudo isto não se coaduna com essa tal sempre-calma dos dias.

Muitas vezes, depois de uma noite dormida aos soluços, com poucas horas de descanso, deparo-me com birras para tudo: para acordar, porque afinal queria comer isto, mas depois já era aquilo, e depois muda de ideias, porque aquela t-shirt não, porque os sapatos não, porque não quer ir para o carro, porque não quer sentar na cadeirinha, porque a água do banho está fria, porque está quente, porque....porque.

Ou seja, até para uma Calcutá, a paciência pode revelar-se um desafio.
A criança está na fase gémeo-siamês, sempre colado a mim, mãe para tudo, a todos os minutos do dia. Adoro mimá-lo, brincar com ele e dar-lhe atenção, mas, infelizmente, não é ainda possível ter mais 3 braços e duas pernas, ou, vá, uma sósia, para não tornar a imagem mental muito estranha.
Quando digo que ele está uma lapa, está mesmo, para todo o lado. Saindo do raio de visão, chora, chama por mim de 2 em 2 segundos, esperneia... O verdadeiro menino da lágrima.

Mães deste mundo, como é que se passa, com paciência, esta fase de tudo eu, tudo eu (ler com sotaque do Brasíu, se faz favor) ?

10 comentários:

  1. D.Rosa essa fase ainda demora um pouco a passar. Há dias em que nos apetece encafuar as crianças dentro de uma mala e enviá-las para o Polo Norte. E não pense que somos más mães por isso.
    Com os anos isso vai passando. A Salomé (13anos) era muito de miminhos, uma autêntica lapa, assim como o G. Agora sou eu que quero beijinhos e ela foge. O Diogo (5 anos) é muito traquinas, um autêntico furação ambulante, desde que acorda até que se deixe dormir de novo, dá trabalho a toda a gente e nunca está satisfeito.
    E o sr. Dexter?? Não ajuda?
    Três beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Dona Rosa, o que não falta por aí é pessoal com o discurso que "os meus putos são isto e aquilo, nunca fazem birras, portam-se sempre bem, fazem tudo o que lhes mando sem qualquer tipo de resistência, comem a papa toda, etc".

    Espera lá... Putos que nunca fazem birras?... Vamos lá descodificar:

    "Nunca fazem birras" -> apenas espirram de vez em quando... não é bem uma birra...
    "Portam-se sempre bem" -> quando estão a dormir profundamente...
    "Fazem tudo o que lhes mando sem qualquer tipo de resistência" -> ou seja futuros adultos paus mandados
    "Comem a papa toda" -> especialmente as batatas do MacDonaldo

    Como se passa esta fase? Com muito jeitinho :P

    ResponderExcluir
  3. Excesso de miminhos...:) Olhe pela positiva essa fase pois quando ela passar sentirá falta!

    Passe no meu e se quiser adicione
    http://vagueios-devaneios.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Sou pai, não mãe de uma piquena de 5 anos e vai passando, devagar mas vai passando, e também à dramas cá em casa, não acredito nessa "tudo bem, mesmo espectacular".
    E eu por acaso até nem tenho muita razão de queixa (excepto comida é uma eternidade uma sopa que ela até gosta demora cerca de 20m)

    ResponderExcluir
  5. A parte dos miminhos é boa, e nisso ele realmente pode desforrar-se.
    O resto...bem...digamos que o mocinho anda numa fase bastante "difícil".

    Hoje, por exemplo, queria à força levar uma camisa branca.
    Já diz que o leão é o animal preferido e adora umas havaianas e uns calções bege de sarja que por lá tem.

    ...

    Temo estar a criar um beto da Linha.

    (Onde é que eu falheeeeeeiiiiiii?!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pai do benfica, mãe do porto o filho só podia gostar de leões e ser sportinguista.
      viva o sporting!!!

      Excluir
    2. Eu agora olhei para baixo e constatei que tenho vestidos uns calções bege de sarja e estou calçado com havaianas (verídico!).

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Eh pá, eu também gostava de ser mais calminha, mesmo porque sinto por vezes que ando sempre aos gritos graças aos mini-terroristas que tenho em casa. Mas depois olho para uma colega que é superrrrrrr calma, e os 3 filhos dela são demasiado amorfos para o meu gosto. Embora por vezes dava jeito que os meus conseguissem estar mais de um minuto parados. Quanto à fase do colanço acaba por passar, e não tem nada a ver com dar mais mimo ou não, a minha filha nunca foi muito de colo, já o meu filho é uma lapa.

    ResponderExcluir
  7. Em voa hora voltei a blogosfera, é bom saber quemais alguem pensa como eu.....
    A minha filha tem 2,5 anos e está completamente viciada na mãe, eu já lhe expliquei queo pai também tem de ter papel activo no dia a dia, mas ela não quer saber, chora se vou passear a cadela, chora se na praia vou ao banho, chora porque não quer o pai a tratardela, é tudo com a Mãe, por mais que ela seja a minha vida, esgota-me ao fim do dia.... (coisa feia de se dizer bem sei..)
    Sabes oque me dizem, quem tem miudos mais velhos? as birras têm tendência a piorar...
    Olha faz como eu, aguenta cada dia e suspira quando eles vão fazer óó, amanhã é outro dia :)
    E no fundo, até sabe bem os abracinhos com baba e os beijinhos melados

    ResponderExcluir