12.6.13

Porque é que a malta gosta assim tanto dos Santos?

Os Santos em Lisboa não é das coisas que mais me fale ao coração.
 
Basicamente, não tenho nunca onde estacionar. Todos os anos são kilómetros a andar, mas isto nem chateia muito à ida, na volta é mais chato.
 
Depois, primeiro que encontre a malta com quem combinei alguma coisa, é um terror. Os telemóveis parecem inexistentes, a rede é sempre uma porcaria, nunca consigo ouvir as pessoas a falar do outro lado da linha e, se não me acautelo, alguém me manda um belo safanão e acabo a largar o telemóvel pela calçada fora.
 
Chateia-me a sardinha congelada. Chateia-me mais pagar 1€ pela dita sardinha, mole, sensaborona e...já disse, congelada?! A capital tem coisas óptimas, não me levem a mal, mas nestas coisas típicas, tirando em locais muito específicos, esperam sempre dar gato por lebre inflacionada.
Incorporo o espirito da sardinha em si, tentando lentamente mover-me no meio das pessoas, ou, basicamente, que me levem na maré e seja o que Deus quiser, passando horas nisto. É mais o tempo que passo enlatada, do que a ir buscar cervejas. Felizmente, e para ajudar à tolerância, há álcool, mas até o álcool está caro.
 
É complicado encontrar uma casa-de-banho. Já não foi nem uma, nem duas, que necessitei da ajuda de amigas para me ajudarem a recolher a um local mais adequado para a prática, porque as casas-de-banho "oficiais", não só não primavam pela higiene, como tinham uma fila de 20 marmelas com bexigas em sofrimento à minha frente.
 
Não gosto de marchas. Pronto, já disse. Para ver o Monchique num vestido, já tenho todos os outros dias do ano.
 
A música podia salvar isto um pouco, nada contra os peitos da cabritinha sob a devida influência de álcool, mas fazerem dos Santos a Rádio Cidade, não, meus amigos, isso não. Até porque isso atrai gente que usa brinco feito de dente de leite na orelha.
(Por falar nisso, o que se anda a passar a este nível?! É um flagelo que tenho reparado estar a alastrar-se. Párem por favor, são dentes de leite, a fada leva-os por uma razão.)
 
Voltanto ao tema, não julguem que sou Anti-Santos.
Não sou.
Sou só anti manjericos raquíticos a 5€, sardinhas moles a 1€, muita confusão e nenhum local decente para um pequeno pipi sobreviver a litros de cerveja.

13 comentários:

  1. Eu acho que o caldo verde merecia um destaque no post ou serei eu o único que quando se fala em comida + santos populares a primeira coisa que vem à cabeça é o caldo verde?

    ResponderExcluir
  2. O Caldo verde é água com couve e pouco mais, em muito sítio. Mas como do Caldinho eu até gosto, deixei de fora.

    ResponderExcluir
  3. santooooooooooos :))))))
    o que dizes pode-se aplicar a quase todas as discoteca da capital numa 6f ou sábado à noite. e quem não gosta de comer sardinha nos santos (eu não como, de certeza) come bifana! é bom na mesma e o que conta é a diversão com os amigos. :p

    ResponderExcluir
  4. ps - excepto a parte das marchas, claro. mas como tb, de qualquer forma, nem lhes ponho a vista em cima...

    ResponderExcluir
  5. Eu tornei-me anti-santos !!!

    Não acho piada nenhuma estar a andar durante horas nas ruas apinhadas de gente (para isso faço uma caminhada que sempre é mais divertido), ou estar entalado entre pessoas aos saltos a ouvir música como se estivesse numa discoteca gigantesca a abarrotar.

    Não consigo achar piada a isto. Sorry.
    Quanto às sardinhas e bifanas, tens que conhecer os sítios certos. Porque numa barraca tens a €2, noutra ao lado tens a €1 e ainda noutra são a €2,5. É a loucura total. O mesmo se passa com as bebidas.

    Dito isto, acho que é importante para a cidade ter este chamariz para as pessoas conviverem e embebedarem-se. E é bom para turistas serem roubados também.

    Para mim, os santos são como um bairro alto, mas com muito menos piada e mais gente.

    ResponderExcluir
  6. Se eu estivesse em Lisboa, era sítio onde nunca me apanhavam! Só o cheiro da sardinha assada dá-me a volta ao estômago... =/
    E isso da sobrevivência dos pipis é uma coisa lixada! Faz-me lembrar aquelas belas casas de banho nos recintos académicos e ter vontade de ser gajo por uma noite... Medo, muito medo!

    ResponderExcluir
  7. A 1€!? Estás com muita sorte, já vi algumas a 1,50€ ou mesmo a 2,50€ >.>

    ResponderExcluir
  8. eu amo o São João cá no Porto, é a melhor noite do ano :)

    ResponderExcluir
  9. Eu cá detesto também o S.João em Braga: A noite resume-se a subir e a descer a avenida, com muito martelo (e cabo de martelo) à mistura, aquelas ervas e alho porro nojentos que em vez das pessoas passarem pelo nariz, nãaaao, quase nos tentam enfiar pela goela abaixo.
    E as sardinhas são caras como o raio, mesmo cruas. Cheguei à conclusão que mais vale ir comprá-las a vilas vizinhas porque lá celebra-se o Sto António.
    E depois é fila para tudo: para estacionar, para as farturas, para o pão com chouriço, para os carroceis...
    E depois a confusão é tanta que nos perdemos do resto do grupo.
    E depois é aquela noite em que até a bimbalhada da aldeia vem até à cidade...
    Enfim...

    ResponderExcluir
  10. Não me deixo fascinar pelos santos populares. E não posso com multidões a cheirar a peixe assado.

    ResponderExcluir
  11. pensava que estava sozinha aqui! haahhaha adoro Lisboa em epoca de santos, as cores, a alegria, as proprias pessoas parecem mais animadas
    mas a noite dos santos em si faz-me confusao. eu recuso-me a comer sardinhas congeladas a 1€, pelo q comia so pao com chourico das vezes que ia. e sim a confusao! e uma chatice estacionar, e uma chatice sair de la, e filas pra tudo, irra. e isso e filas pra ir pra praia (coisa q tb nao suporto).
    mas vale a pena passear em Lisboa antes dos santos, gosto :)

    ResponderExcluir
  12. Alguns conselhos se queres aproveitar os santos sem esses problemas:
    - Janta em casa, para além de poupares dinheiro não tens esse problema
    - Leva uma sandocha na mala
    - Leva bebida, tipo uma garrafa de sangria ou assim, sai-te mais barato e já não tens que andar em filas
    - Há que saber escolher os sitios por onde se anda para não andar entalado, esquece sitios como Alfama ou a Sé
    - O grupo de pessoas com quem queres ir não se encontrem lá, encontrem-se antes, tipo estação do Cais do Sodré ou assim
    - Não vás de carro, vai de comboio, eles durante a noite até põem mais comboios a funcionar assim não tens o problema com o estacionamento
    A única solução que não tenho é para a parte da casa de banho.

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro os Santos! Regra Geral janto aqui na Penha a Sardinha é boa e daquela que pinga molhinho do bom... daqui a Graça são 20m a pé... combino com as pessoas aqui na Penha ninguém se perde! Maravilha!

    ResponderExcluir