18.11.12

O mito do homem ideal.

Começo a pensar que o homem ideal é como as vaginas, cada uma tem a sua e não há duas iguais.
Ou seja, apregoamos muito aquilo que gostamos num homem, para que seja o ideal, quando, no limite, vamos acabar com um tipo que em nada tinha a ver com essas conjecturas nossas, mas tem a particularidade de gostar de nós.
Podemos dizer que queremos um homem bonito, atlético, simpático, com humor, charmoso, sensível e, se não for pedir muito, bom na cama. Fazemos o floreado todo e caímos nos clichés alto e moreno de olhos verdes, tantas vezes quantas eles na loira e com grandes mamas.
Ora, lamento, mas isto não é uma perspectiva realista. Isto é a conversa que temos mentalmente depois de devorar umas quantas comédias românticas. Juro que acredito que só servem para estragar as relações actuais e condenar as futuras, colocando expectativas irrealistas na cabecinha da malta e fazendo-nos acreditar em coisas como o "destino", para justificar a continuação de um stalkerismo a um tipo a quem se acha muita gracinha, mas que na verdade ele simplesmente não te liga porque não quer e não há qualquer intervenção de entidades superiores para alterar isso.
Assim, por um mundo mais justo, olhem para onde não costumam normalmente olhar, tentem ver algo de que gostar, nas pessoas que, coincidentemente, estão sempre aí para vocês, deixem de esperar a sms do tipo que engataram junto ao bar após dois whiskey cola e, bem, aceitem a ideia de que todos nós temos algo que alguém vai gostar. E um dia alguém certo nos vai escolher.

27 comentários:

  1. bem, eu no ultimo paragrafo quase que via a esperança, mas depis lembrei-me que nem com as pessoas que "estao sempre ai com voces" me safo, mas para não dar em maluco, quero acreditar que a ultima frase bata certo.........e não acreditar que já tenha deixado passar esse alguem certo =/

    ResponderExcluir
  2. Creio que ninguém seja perfeito - isso todos nós já sabemos - pelo que não existem nem homens nem mulheres ideais. Podemos procurar alguém pelos parâmetros que definimos na nossa cabeça como sendo os melhores e, mesmo assim, continuaremos a vida toda à procura - até que com o tempo nos vamos apercebendo que não existe ninguém feito a 100% à "idealização" que pretendíamos. E aí, como dizes e bem, acabamos com alguém que "tem a particularidade de gostar de nós".
    Não será isso o mais importante? Claro que só isso não chega, não devemos estar presos a um tipo ou a uma tipa que não nos atraía fisica e mentalmente, que não tenha sentido de humor, que seja rude ou egoísta... Mas, gostando de nós, o resto ultrapassa-se. Como? É simples: basta cada homem ou mulher se moldar aos defeitos, às irritações e às manias do outro, caminhando sempre no sentido de as melhorar. E o problema passa mesmo pelo facto de praticamente nenhum rapaz ou rapariga, hoje em dia, se preocupar com isso. É tudo rápido demais e a paciência nas relações não existe lá muito, infelizmente.

    Eu penso que a beleza da vida está na busca incessante pela perfeição, seja nossa enquanto indivíduos, seja da "cara-metade" que pode - ou não - estar ao nosso lado em determinada altura. Se estiver e não for o que queríamos numa primeira instância, devemos conviver com os erros mas tentar melhorá-la; se não estiver, devemos continuar a procurar. Encontramos-la quase sempre.

    Beijinhos.

    http://seeumandassenomundo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Só o facto de gostar de nós já faz dele o homem perfeito. :)

    ResponderExcluir
  4. Andam à procura do jeitoso, do musculado, do bonito mas no fim acabam por ficar com o que tem um "pneuzito" ou que por alguma razão é assimétrico. Concordo ;)

    Com o inverso passa.se exactamente o mesmo

    ResponderExcluir
  5. Ora aqui está um post de domingo bem forte.

    É para a malta atentar e abrir os olhos enquanto vai em passeio de domingo ali em segunda mudança avenida fora? Simultaneamente para esquecer a possibilidade de enquanto vai avenida fora dar de caras com a pessoa da sua vida que vai atirar-se para nos travar o veículo e mencionar "Hey, I just met you and this is crazy...". ;) (isto já é parvoeira de domingo)

    Só não concordo muito com a perspectiva de que o homem ideal será o que goste de nós, na medida em que nem sempre as duas pessoas estão sintonizadas. Até posso gostar muito de alguém e não dizer absolutamente nada à outra pessoa na mesma que não vê em mim alguém potencialmente interessante. Tal como alguém até pode gostar realmente de mim, valorizar-me por quem eu sou, ser extremamente querida e afectivo e mesmo assim não fazer despertar o tal clique de que já aqui falaste.

    ResponderExcluir
  6. Estou com a S* e o Leitor.

    ResponderExcluir
  7. Cueca, eu não engato tipos em bares, nem quero um homem bonito, atlético... É muito feio lançar boatos...

    ResponderExcluir
  8. O pior é que acabamos sempre a tentar ceder nesse sentido (os musculados, de olhos verdes) mesmo sabendo internamente que vai dar merda.
    E PIOR - CONTINUAMOS NISSO INDEFINIDAMENTE.

    ResponderExcluir
  9. Não busco a perfeição, nem pouco mais ou menos. Há muito que deixei de acreditar na história da princesa perfeita. Mas se não houver o tal "click" nada feito, prefiro estar sozinho. Recuso-me a estar com alguém só porque gosta de mim.

    ResponderExcluir
  10. Ia escrever aqui um longo texto sobre o que penso mas pensando melhor, e como não sou nem quero ser um entendido nesta matéria, basta-me dizer que quando encontrares o homem que te enche as medidas, não o deixes fugir. E por favor, se o encontrares conversa primeiro com ele, ganha e faz por mereceres a sua confiança. Se uma mulher conseguir fazer isso sem trocar as etapas há menos probabilidades de ser apenas uma "one night stand".

    Nota: Isso comigo não resulta pois sou um homem antisocial.

    ResponderExcluir
  11. De alguma forma, tens razão e partilho da tua opinião.
    Quando estão sozinhos, há a tendência para teorizar demasiado no sentido de dizer "ah a proxima pessoa que estiver comigo tem de ser assim, tem de ser assado".

    De alguma forma, fazer estas conjecturas, não é necessariamente errado, permite-nos ter uma visão racional daquilo que valorizamos num ser humano...alguém com quem nos identificamos, que partilhe dos mesmos valores e interesses que nós. Isso permite-nos, mais que não seja, conhecermo-nos melhor a nós mesmos.

    Pela minha experiência de vida, constetei que nunca me apaixonei por uma pessoa que, na teoria, era exactamente como "idealizei". Mas tinha a particularidade de gostar de mim. E, aquilo que encerra tudo o que importa: tinha a particularidade de EU gostar dele.

    Desilusões foram muitas. Pois, de facto, não devemos balizar as nossas relaçoes pelo corpo atlético e os olhos verdes (isso a mim, é-me absolutamente indiferente, para ser honesta)...e nem é isso que importa. Fundamental para uma relação duradoura, verdadeira e sólida é que sejamos ambos honestos, transparentes, genuinos e que saibamos o que queremos. E foi isso, que infelizmente, falhou nas minhas "escolhas". Será assim tão desviante idealizarmos uma pessoa assim ao nosso lado?

    Neste caso, penso que não...

    Enfim, já não tenho idade para esperar pelo homem que cumpra os 200-ítens-imprescíndiveis-para-me-entegar. Isso é utópico, infantil e denecessário.
    De qualquer forma, há coisas - como o carácter - sem as quais o click nunca existirá...e desse modo, prefiro mil vezes estar sozinha a agarrar-me a um homem-bengala, só porque sim. Nem eu, nem ninguém precisa disso. Apaixonei-me por mim e isso é o mais importante.

    Amachuquei as "listas" e deitei-as para o lixo. Não preciso saber exactamente o que quero. Basta-me muito bem saber o que NÃO quero :)

    Gostei do post, bjinho

    ResponderExcluir
  12. Peço desculpa por algumas gralhas, mas escrevi rápido, só li depois...Opá, já encontrei um ítem: um homem não pode dar mais erros ortográficos que eu :P

    ResponderExcluir
  13. Olha que isso do "bonito", "atlético" e "sensível", normalmente só consegues ter 2 das 3 características...loool

    No entanto apesar desses filtros todos que o pessoal põe há UM que se sobrepõe inconscientemente a todos: o cheiro!!!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. "Um dia alguém certo nos vai escolher." Espero que sim...

    ResponderExcluir
  16. Claro que também existem pessoas desapegadas e que esperam que a vida lhes traga um sinal para decidirem por elas o que elas não têm coragem de admitir. Tenho receio de mulheres assim. Que vão para onde o vento sopra num piscar de olhos... mulheres iguais às marés, que vão e vêm com a força da lua a dar razão à lei da gravidade. Para essas não existem extremos no gostar. Comparo-as a um copo de bebida. Hoje está meio cheio mas amanhã poderá estar meio vazio.

    Epá!!! Isto até que não saiu mal...

    ResponderExcluir
  17. Precisava de ler um texto destes, obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Homem ideal? Mas esse tipo não era eu? Agora fiquei confuso...:p

    ResponderExcluir
  19. Na minha cabeça, a mulher ideal era morena de olhos claros, não alta, não magra.

    As loiras com grandes mamas nunca me chamaram a atenção por aí além. Nem para lavar as vistas...

    Hoje, vivo com uma loira com grandes mamas. Daquelas altas e que vira cabeças de homens e provoca olhares de inveja das gajas quando vamos no Colombo. E eu a cada dia pela manhã acordo e fico uns segundos a olhar para ela. A pensar como é possível estarmos tão apaixonados um pelo outro.

    ResponderExcluir
  20. Este teu texto "tocou-me"...é isto mesmo! Obrigado Rosa!

    ResponderExcluir
  21. Dexter, estou certa que qualquer mulher consegue achar que podes ser o seu homem ideal, fear not :P *

    ResponderExcluir
  22. DEXTER, ÉS LINDO, E TENS MONTES DE PIADA, FAZ-ME UM FILHO!!! :D

    (Ahhh merda, esqueci-me de pôr isto em anónimo :P)

    --

    Ahum, bom!

    Não sei dizer nada de jeito sobre este tema. O que é facto é que o amor ainda existe, e devemos continuar a acreditar nele, sob pena de não andarmos cá a fazer nada de jeito. Infelizmente, há - ou deve haver - muita gente que confunde as comédias românticas (e, mais recentemente, as vampirices labregas) com a realidade.

    É que quando aparece a mulher ou o homem ideal (diferente do "idealizado"), parece que tudo o que se andou a "ver" antes não era nada do que precisávamos. E que tudo o que pensávamos antes afinal era um monte de tretas.

    Um amigo costuma dizer que há uma meia para cada pé. E eu tenho que concordar. Pode demorar mais tempo a aparecer, mas aparece. E depois disso nada mais importa. :)

    ResponderExcluir
  23. O homem ideal para mim é aquele que me sabe fazer feliz ;)

    ResponderExcluir
  24. Opá, cheguei atrasado...
    As mulheres falam falam, mas no final é fácil perceber o que querem (mesmo que seja exatamente ao contrário daquilo que dizem).

    Voltemos atrás ao tempo das cavernas, onde havia um chefe da tribo, os subordinados, e as fêmeas. Quem era o macho que todas as fêmeas queriam? O chefe, claro... Bruto, mandão, respeitado, temido até, e que tomava conta de tudo. Muitas vezes aquele no qual as fêmeas se sentiam mais protegidas. A partir daqui é fazer a correspondência aos tempos modernos, ou seja, bruto, mandão, respeitado, temido até, e que toma conta de tudo. Ou seja, aquele no qual as fêmeas se sentem mais protegidas. Ahahahahah…

    Agora diz o mulherio: "Ahhh... coisa e tal e o camandro, gostamos é de homens intelectuais, cheios de músculos de ginásio, etc, etc, etc..."

    Esqueçam... Milhares de anos de instinto não se apagam assim em meia dúzia de anos de civilização...

    ResponderExcluir
  25. Nenhum homem ou mulher é perfeito/a pelo que essa busca estará sempre condenada ao insucesso, à frustração.

    Porém, quando se gosta, cada um de nós pode dar mais de si e "aperfeiçoar-se" de modo a fazer o/a parceiro/a feliz. Além de ser uma prova de amor, permite que a relação tenha a solidez necessária a subsistir.

    A maior prova de amor que a minha mulher me deu, e julgo eu ter dado a ela, foi termos ambos cedido um pouco de nós para o bem dos dois. Se somos perfeitos? Não. Mas somos perfeitos um para o outro e isso basta!

    ResponderExcluir
  26. Epá... Falcão!!! Isso já é a parte avançada do curso. Eu ainda agora comecei a ler o prefácio!!!

    ResponderExcluir
  27. "E um dia alguém certo nos vai escolher."...não acredito nada nisto!

    ResponderExcluir