4.4.12

Casamento low cost - dicas da Cueca. Post gigante alert.

Seria óptimo pensarmos no dia do casamento sem ter de olhar aos custos, apenas cumprindo a nossa "visão" pessoal. Mas a verdade é que, embora seja apenas uma vez na vida, é exactamente isso: um dia das nossas vidas. Obviamente não critico quem queira ir all the way e ter este mundo e o outro, mas este post não é para esses casos. Há quem tenha "vergonha" - não entendo bem porquê - em dizer que tentou cortar nos gastos, mas acho que só revela inteligência.
Economia não é sinal de falta de qualidade, depende sempre do empenho com que fazem as coisas.
Assim, e porque sei que existem por aí muitas noivas a tentar encurtar despesas, vou dar o meu "exemplo":

Vestido de noiva - conseguido com 50% de desconto. Procurem as promoções do início do ano, antes da chegada das novas colecções, principalmente porque muitas só mudam pequenos detalhes de ano para ano. Podem sempre mandar fazer numa costureira de confiança. Fujam da palavra atelier que vos cobra para cima de 2000€. Ainda pensei em mandar vir da internet - mas não consegui. Quando vi as fotos da fábrica, não me quis habilitar, mas há quem o faça e esteja satisfeito. Neste caso sugiro apenas que se afastem de sites como o lightinthebox e pesquisem melhor os vendedores do ebay. Peçam sempre fotografias e dêm a ideia que conhecem outras noivas que também vão casar e os podem recomendar e blablabla - tornam-se logo muito mais simpáticos e prestáveis.

Sapatos & Acessórios - Há marcas boas em outlet onde podem conseguir os vossos sapatos de sonho a um preço simpático. Ou podem comprar e mandar forrar com o tecido que pretenderem e colocar uma peça de destaque. Giros, únicos e originais. Quanto aos acessórios, há lojas estilo Bijoux Brigitte/Pedra Dura onde podem encontrar coisas giríssimas e não muito caras. Se são adeptas do vintage, nas feiras de antiguidades encontram por vezes coisas giríssimas. Igualmente há sempre alguém na família que também pode fazer o gosto em vos emprestar uma peça.

Local - Hotel de charme - o objectivo é conseguir englobar algumas ofertas, já que é onde normalmente se gasta mais dinheiro. Conseguimos: oferta do bolo de noivos, noite de núpcias e a anterior, noites como "lua-de-mel" nos vários hotéis da cadeia, impressão dos convites e menus e desconto para as dormidas dos convidados. Procurámos um local com qualidade, bom catering e um espaço agradável. Se querem cortar aqui, há vários restaurantes modernos e com decoração super gira que vos oferecem menus mais em conta. Indo ainda mais em conta, tentem ver nas juntas de freguesia da vossa residência espaços para alugar e tratem do catering à parte - sai muito mais barato.

Cabelo e maquilhagem - tenho a vantagem de ter uma tia cabeleireira, já a maquilhagem será feita por moi. Conhecem alguém que vos possa fazer o cabelo? Por vezes mesmo uma amiga com jeito para isso faz um excelente trabalho e há milhões de tutoriais na internet para experimentarem.

Lembranças - as nossas são "segredo", mas decidimos fazer uma coisa personalizada para não ter gastos desnecessários em algo que muitas vezes fica em cima das mesas ao fim da noite. Não considero algo obrigatório, poderão apenas fazer cartões de agradecimento e imprimir (mesmo em casa a cores) para dar um ar de graça. Se contratarem fotógrafo, tentem negociar a impressão da foto dos convidados com os noivos e que essa seja a lembrança para os convidados. Lua de mel - quando não há espaço(=$) para a ter, mais vale esperar e fazer depois. Ou se decidirem fazer, Portugal tem sítios lindos que podem aproveitar para conhecer: pesquisem promoções. No nosso caso, dado que outra Tia trabalha numa agência de viagens, conseguiu-nos um preço simpático e sem a comissão da agência.

Fotógrafo & vídeo - é giro ter um vídeo do dia? claro! eu também gostava, mas não acredito que seja absolutamente necessário, portanto cortámos. O meu pai tem máquina de filmar e pode ter um papel ainda mais activo no dia (lol). Quanto ao fotógrafo, em vez de gastar 1500€ num fotógrafo de qualidade duvidosa (há por aí grandes nomes, que sinceramente me arrepio ao ver certas fotos e pensar que as pessoas pagaram tanto por aquilo), será o marido de uma grande amiga a fazer, com a vantagem de nos conhecer e podermos dizer facilmente qual é o nosso estilo de fotografia. Além disso, a melhor amiga ainda fará uma sessão mais íntima de fotos comigo. (isto soa mal, não é o que possam pensar! lol). O álbum vamos nós imprimir depois. Têm sítios como a Fnac em que fazem álbuns personalizados a cerca de 25€ dependendo do que pretendem. Para quem quiser cortar ainda mais nesta parte, máquinas descartáveis para todas as mesas! Ganham fotos únicas, pessoais, provavelmente tremidas, mas giras. Ainda por cima é algo original ;).

Recepção em casa - há quem faça, não considero obrigatório. Eu já sei que no dia antes ainda vou andar a fazer bolos e bolinhos, mas quem corre por gosto...

Animação - Feita por um amigo que dá uns toques como Dj e com selecção musical nossa também. É um ponto que me preocupa, porque todos querem um casamento divertido e alguém profissional que nos liberte desse encargo, mas quando estamos com quem gostamos (e há bar aberto,) todos se divertem.

Decoração - Infelizmente é algo que no nosso caso não está incluído, portanto usem e abusem das velinhas, flores secas, decoração em papel, vidrinhos reciclados - tentem não abusar das flores que encarecem imenso e ajustem um espaço já com alguma decoração por si. Decoração na igreja não me parece um must. Sim, é bonito, mas depois da cerimónia o vosso dinheiro também fica lá. Se para vocês é importante, vejam se existem mais casamentos no dia para poderem combinar entre as noivas uma decoração única a dividir por todas ou, mais uma vez, fujam das das flores e invistam em coisas como o tule, velinhas (ali no martim Moniz arranjam grandes negócios).

Flores - Flores de qualidade, uma boa fita de cetim, bijouteria se quiserem incorporar e o vosso ramo está pronto. Ou quase, vá. A palavra nas flores é não dizer que vão casar. A sério que querem pagar 50 ou 60€ por um bouquet de noiva? Ou 30 por um ramo de flores? ;). Vejam sempre também quais as flores da época, não vão pedir tulipas em Outubro, não é?

Coisas que podem facilmente ser vocês a fazer: missal, porta-alianças, livro de honra, design de convites, cartões de agradecimento & menus (se tiverem jeito para isso ou conhecerem quem tenha), alguma decoração (pesquisem: DIY weddings), topo do bolo (eu vou fazer o meu), ou o painel de distribuição de mesas e livrinhos de actividades para os mais pequenos.

Coisas que podem facilmente cortar:
fogo de artifício. É claro que é bonito, mas se forem originais conseguem alternativas giras e diferentes.
caricaturistas/meninas da dança do ventre/banda jazz e afins. Se têm alguém amigo que vos possa fazer estas coisas, óptimo, senão, acredito que não seja por aí que o casamento seja mais relembrado.
coro de igreja . mais uma vez: se conhecem quem faça, óptimo. Para mim não é essencial, embora reconheça que dá outro ar. Muitas vezes o grupo de escuteiros ou o da igreja faz uma perninha aqui ;) carro para transporte dos noivos. Uma limousine, a sério? 100 ou 200€ por irem para a igreja num carro que nem é vosso durante 5m? E que tal aquele amigo que tem um mini vintage tão caricato e em bom estado, será que não é uma alternativa muito mais gira? Eu vou a pé, portanto nem carro há :).
personalização de rótulos e afins - alguém vai mesmo ligar se o vinho vem com o rótulo do vosso casamento? É claro que uniformiza tudo, fica giro,...mas não é necessário e é mais um gasto extra. largada de balões - é um momento giro e fica na memória, mas também é um momento "dispendioso". Podem sempre tentar contornar isto por outras opções.

Por agora foi o que me lembrei, mas se precisarem de dicas extra, sugestões ou ideias, têm o e-mail ali do lado.

19 comentários:

  1. "embora seja apenas uma vez na vida"

    Ai é? LOL

    ResponderExcluir
  2. Não me vou casar nos próximos tempos, mas quando isso acontecer tenho sempre este post para ler. Boas dicas ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu voto num casamento informal.
    Vestido? Um que a noiva goste e que tenha significado para ela. A vantagem? Pode ser usado em mais dias do ano. O noivo uma roupa a condizer.
    Lembrancas? Feitas a mao pelos noivos, pode ser so um postal, mas o ter sido preparado pelos dois tem mais significado.
    Fotografo? Alguem amigo com jeito para a fotografia. Sai mais barato e acho que da as fotos um toque mais pessoal.
    Animacao, idem, feita por malta amiga.
    Copo d'agua - para mim aqui e q e o desperdicio total, com comidas que muitas vezes ninguem liga. eu prefiro um sitio giro, com comidas simples mas que toda a gente gosta. 2 pratos, sobremesas com atencao para quem tem outros cuidados alimentares.
    a vantagem? eu acho que por ser menos formal, as pessoas vao gozar mais o dia e o momento, sem terem de se preocupar com cabeleireiros e roupas que nunca mais vao usar.
    eu sei que o dia tem de ser especial, mas eu prefiro um dia bem passado na companhia das pessoas que mais gosto, do que ter gasto um dinheirao em coisas q nao me vou lembrar e chegar ao dia e estar completamente estafada e sem cabeca para nada.

    mas isto sou eu

    ResponderExcluir
  4. Tu sabes que vais ser a minha - nossa - consultora pessoal quando chegar a altura de dar o nó aqui por estes lados, certo?

    Just checking...

    Estão aqui ideias que valem dinheiro - literalmente!. Grande, grande post!

    ResponderExcluir
  5. Ainda vou um bocado longe da idade de casar, mas adorei a ideia das máquinas descartáveis em cada mesa! Um dia mais tarde, hei-de me lembrar destes conselhos que por aqui deixaste :)

    ResponderExcluir
  6. JP...com a vantagem que para o vosso já tenho a escola toda.
    Eu acho giro todas estas coisas, mas dá trabalho e toda a ajuda é bem-vinda, portanto disponham :D
    Mas se a B. virar Bridezilla eu fujo ok?

    Joana, daqui a uns dias coloco um post com ideias originais para os casamentos, de preferência a baixo custo.

    Quem precisar de ajuda na pesquisa por fornecedores e afins...digam, se puder ajudar obviamente faço-o com gosto.

    ResponderExcluir
  7. Jedi, eu só caso uma vez.
    Portanto é bom que dê certo lol.
    Se por alguma infelicidade não der e conhecendo-me como conheço, não caso de novo.
    Assim, é só mesmo esta vez :P

    ResponderExcluir
  8. É isso. Casar só uma vez. Pelo menos é assim que, à partida, deve ser encarado.

    Respect, Rosa Cueca*

    ResponderExcluir
  9. Este post está fantástico. As dicas são acertadíssimas... Até me arrepio com colegas minhas que pagaram (os padrinhos...) 3000 euros por um vestido! Medo! Isso dá para a lua d emel e sobra.

    ResponderExcluir
  10. Eu não disse que TU casavas 1 vez ou deixavas de casar :P

    Limitei-me a rir da frase porque sei muitos 2ºs, 3ºs, 4ºs e 5ºs casamentos por esse país fora. lol

    ResponderExcluir
  11. Eu ja sei de 2 casamentos em que os convidados em vez de darem prenda pagavam o copo de agua.
    Acho um pouco feio, porque isso implica escolherem catering que os convidados possam pagar e nem sempre acontece.
    Para eles resultou e verdade seja dita a maior parte das pessoa ja nao necessita das prendas pois ja tem casa propria com enxoval mais que incluido.

    note: no primeiro, as pessoas faziam fila para entrar e pagar, estilo discoteca era estranhissimo e demorou uma eternidade(vi com estes olhos , trabalhei em decoraçao de eventos durante uns tempos).

    2w

    ResponderExcluir
  12. eu fiz tudo no meu desde menus convites e lembranças fazendo publicidade faço convites por encomenda o mais complicado foi achar as garrafinhas da bebida vazias mas la achei um site de confiança com atendimento 5 star deixo aqui o link caso venham a precisar
    http://www.portodovidro.com/

    ResponderExcluir
  13. Não acho piada nenhuma ao fogo de artifício, graças a deus. Estou como tu, o dia é lindo, especial, mas não deve endividar-vos para o resto da vida. Obrigada por lembrares que antes das novas colecções há promoções. :D

    ResponderExcluir
  14. Esqueceste-te da parte de comprar as alianças no Martim Moniz. Também não é relevante que lá venha Nando + Patrícia 1976. São só pormenores.

    ResponderExcluir
  15. Olha Pois eu ainda posso deixar outra dica... Aliás várias... Por exemplo quando escolhemos os menus temos mil e quinhentas coisas em que podemos cortar, sem ficarmos com um copo de água menos agradável, nomeadamente, se servirem sopa dispensem as entradas (atenção não é o cocktail de recepção), é a entrada já servida na mesa. Depois podem ser servir o Bolo de Noiva com uma bola de gelado e só com isto poupam cerca 7 o 8 euros no mínimo por pessoa e a refeição fica igualmente rica. Ajuda também se por exemplo planearem o casamento com tempo e podem fazer os convites à mão! Como? Muito simples vão a uma papelaria comprar o papel e os envelopes.... podem pedir a alguém que faça um desenho, se tiverem alguém na família disposto a colaborar e fazem convites personalizados. Ou seja imaginemos.. querem convidar o Dexter e a Rosa Cueca.. em vez de começarem pelos nomes dos pais a dizer que vem convidar etc etc...Começam como um Bilhete.."Eu e o Homem Mais Sortudo do Planeta queremos convidar o nosso casal favorito da blogoesfera..." pronto é um exemplo e assim poupam nos convites e os convidados vão adorar porque cada um é feito a pensar neles!
    Quanto Às decorações já existem locais em que a decoração já vem incluída... pagam mais se quiserem extras..flores escolham as da época..Se por exemplo forem da Beira Alta e a igreja seja perto de casa, podem sempre reavivar a tradição de ir a pé de casa com os convidados até à igreja! :-)

    ResponderExcluir
  16. já me casei há uns aninhos, e já percebi que estou out em algumas coisas. fogo de artificio? largada de balões? really?...
    concordo contigo que há muitas maneiras de tornar o dia único sem implicar necessariamente endividarmo-nos para a vida. e a minha experiência foi que contou muito mais a nossa disposição, e a animação dos convidados, do que os pormenores das flores ou dos centros de mesa, que às vezes nos consomem, e no dia não vão contar assim tanto...
    já o vídeo, na altura foi-nos oferecido pelo fotografo e achei que eramuma estupidez, e que não ia ter interesse por aí além (não me estava a ver a massacrar os amigos e família a ver tudo horas a fim) mas hoje em dia os meus filhos e osmoses sobrinhos acham imensa graça a ver, por isso acho que é uma recordação engraçada...

    ResponderExcluir
  17. Tu,depois disto, devias escrever um livro sobre como organizar um casamento bom e barato em x dias. Mas no entanto estou assustada...

    HÁ QUEM TENHA FOGO DE ARTIFICIO NO CASAMENTO?...WTF É PERSONALIZAÇÃO DE RÓTULOS? RECEPÇÃO EM CASA? WTTTTTFFF? :| nasci para isto, como o Seguro nasceu para líder.

    ResponderExcluir
  18. o que é 'dêm' no segundo parágrafo?

    ResponderExcluir