6.1.11

O mundo da miopia.

Sou míope confessa desde os meus 6 anos. Portanto, há 19 anos com problemas de visão, 11 dos quais enquanto caixa-de-óculos a saltitar de modelito em modelito (de notar que os primeiros eram azuis turquesa, de massa, com uns toques de amarelo-canário e magenta e uma correntezinha amarela para não os perder, que tornavam qualquer brincadeira de recreio numa amálgama de coisas sem-sal, mas que poupavam o orçamento aos meus pais) e cerca de 4 deles com issues e tentativas de esconder o facto que usava óculos, pondo-os na mala assim que saía de casa ou levando-os descuidadamente para a praia "esquecendo-me" deles lá.

A verdade é que ser míope não é assim tão mau.
Por exemplo, dá um jeito imenso para ignorar pessoas na rua que não nos apetece cumprimentar. Ou para não ver bem a cara e expressões da malta quando temos de falar em público. Ou dar renovado valor aos nossos outros sentidos, que acabam por se apurar. Ou termos de nos chegar bem pertinho para ver as coisas (ok, esta admito que possa ser perigosa, especialmente quando misturada com doses generosas de álcool e gente feia-que-parecia-bonita-ao-longe).
Claro que as dores de cabeça, as letras desfocadas, as idas ao cinema na primeira fila, os sinais de trânsito ignorados, os atropelamentos (a animais, como ouriços, ou pequenos monstros, como pombos - aí é só serviço público), são apenas algumas possíveis consequências de uma vida desregrada de dioptrias.

Mas há coisas na minha relação com a miopia que não percebo:

1. Nunca saber a percentagem de visão que tenho em cada olho.
2. Porque é que as pessoas comparam dioptrias entre si. As quais também não sei.
3. O riso suíno do meu oftalmologista.
4. As batas das pessoas das lojas que não são verdadeiramente oftalmologistas, mas querem parecer gente séria-quase-farmacêuticos enquanto vendem líquido das lentes.
5. O Artur Agostinho na publicidade da Multiopticas.
6. Preferir achar que se tem um tumor cerebral com intensas dores de cabeça como sintoma, a ir rever a graduação. (Fail)

E era isto.

23 comentários:

  1. Miopia desde os 6 anos é dose =(!
    Eu tenho há muito menos tempo que tu mas desde que aderi (a muito muito custo) às lentes de contacto que tirei um peso de cima.
    Detesto andar de óculos, só mesmo em casa.

    ResponderExcluir
  2. Sou míope desde os 6 anos, também. Mas eu até tinha pouca graduação. O problema é que não gostava de usar óculos (porque assim as menininhas não me achavam giro) e só voltei a usá-los quando tinha 15 anos, dado que já não via nada à frente. Depois mudei para as lentes (melhor invenção do mundo!).

    Tu tens consciência que esse último ponto que puseste aí posso vir a ser eu?...

    ResponderExcluir
  3. POsso juntar-me ao clube? Uso óculos desde os 15, em pleno auge da adolescência e lentes desde os 24. E, tal como tu, uso o mesmo argumento quando não reconheço/não vejo/ prefiro não ver alguém que passa por mim: "já sabes que sou muito pitosga" ;-)

    ResponderExcluir
  4. tenho miopia desde os 14 e uso lentes desde os 17, precisamente por não gostar de me ver de óculos. mas confesso que já não suporto as lentes. já estou apta para ser operada mas o medinho não me deixa :)
    ah sim, é verdade, não ter lentes ou óculos facilita em situações sociais que nos deixam mais ansiosos. é mesmo a ideia "olhos que não vêem coração que não sente" :)

    ResponderExcluir
  5. Dexter, a cirrose vai chegar primeiro, nada temas :P. Depois há também aquelas pessoas que por serem tão míopes não conseguem sequer ver de que cor é o lenço da namorada de manhã lol.

    ResponderExcluir
  6. E a tal cirurgia a laser que depois nao precisas de óculos nem lentes (em alguns casos nao é possivel)...

    Sei de casos de sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Curioso.....eu também sou desde os 6 anos. Acho que deve ser uma idade fulcral...loool

    Mas eu acho que só escreveste este post para falar dos pontos 3 e 5 :P

    ResponderExcluir
  8. "Hoje passei por ti e nem disseste nada!" "Oh, sabes bem que não vejo nada de jeito porque sou miúpe". Funciona SEMPRE! Todavia não é mentira nenhuma, mas dá um jeitaço para evitar aquelas pessoas chatas ou que nos podem envergonhar em plena rua.

    Quanto aos óculos, bem, também só os uso no auditório da faculdade para saber se o professor já está lá ou não, se não, não o via. De resto, nem nas salas onde só vejo o vulto dos senhores, os uso. Detesto! Sinto-me um burro com palas. Aquando o momento de cumprimentar alguém (especialmente se esse alguém também tiver óculos) estou ali três ou quatro minutos e atirar hipotenusas e catetos até descobrir o ângulo em que as nossas faces encaixam sem que haja um embate desastroso. É triste.

    E sou uma pieguinhas do pior que nem lentes consigo usar. Não que eu tenha tentado, mas a ideia de enfiar coisas no olho aflige-me. Sou mariquinhas, pronto.Mas gostava de ganhar coragem e daqui a uns aninhos fazer a cirurgia milagrosa.

    Quanto às dores de cabeça, letras desfocadas (ou, para mim, inexistentes), visão anormalmente turva quando já com uns copos em cima... Reconheço todos esses sintomas :P

    Isto de se ver mal é um nível completamente diferente xD

    ResponderExcluir
  9. Como te entendo...e de facto acho uma parvoice as pessoas compararem as dioptrias. Aliás , é pregunta da praxe quando digo que sou miope.
    -Ah quantas dioptrias tens?
    -Sei-lá!!
    -Ah eu tenho x neste e x neste. Empresta-me lá os teus oculos. Pois eu tenho mais.

    Deve haver um campeonato qualquer que eu desconheço...

    ResponderExcluir
  10. O que mais gosto é o pessoal que faz competições "Eu tenho x dioptrias", resposta: "O quê? eu tenho muito mais!", 2ª resposta: "Mas eu também tenho astigmatismo". Toma lá!

    ResponderExcluir
  11. E lentes, Cueca Maria? Não podes usar. Eu sou ceguinha, também. Se estiveres a 3 metros de mim, não vejo a tua cara...

    ResponderExcluir
  12. Sou do mesmo clube que tu. nunca tive vergonha de usar óculos por acaso, (nunca tive vergonha de grandes coisas mas pronto) "Ou termos de nos chegar bem pertinho para ver as coisas (ok, esta admito que possa ser perigosa, especialmente quando misturada com doses generosas de álcool e gente feia-que-parecia-bonita-ao-longe)" SO FUCKING TRUE! xD
    "6. Preferir achar que se tem um tumor cerebral com intensas dores de cabeça como sintoma, a ir rever a graduação. (Fail)" Já somos dois xD tenho que ir mudar a graduação há... quase um ano, mas não me apetece dar uma dinheirama quando tenho a sensação que vou mudar de graduação again e gastar mais. yup I'm Cheap. kill me.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou míope desde que nasci,mas os meus pais só me detectaram quando fiz 5 :s Esperei até aos 16 anos para por umas lentes nestes olhinhos e adoro-as são parte de mim, devias experimentar ias adorar xD

    ResponderExcluir
  14. Eu sou míope desde os 8 (vai fazer dez anos este ano) e a juntar a isso tenho também estigmatismo pelo que, sempre tive de usar e óculos. E sempre terei, porque embora tenha lentes de contacto, ultimamente chateia-me estar sempre a pôr e a tirá-las lol. No entanto, nunca me servi do meu "problema" para qualquer tipo de situação.. Mas costumo comparar as dioptrias com colegas meus... Facto que nao percebo porquê também xD

    ResponderExcluir
  15. Boas,
    desde há algum tempo que leio o teu blog (o qual gosto muito:p )mas ainda não tinha feito qq comentário... mas neste post não posso deixar de comentar...
    Também sou (ou melhor era) miope desde os meus 6anitos... era uma chatice as cangalhas no nariz... até que quando me deixaram optei pelas lentes de contacto, que sem dúvida foram das melhores invenções!:) Finalmente há cerca de 2 anitos cirurgia a laser :) não foi preciso mais óculos, lentes, líquido para lentes e essas coisas todas!

    Isa

    ResponderExcluir
  16. há 10 anos deixei de ser míope, graças ao lasik e foi o melhor que fiz....depois de anos a ser caixa de óculos, a andar de lentes, a ter lesões na retina até deixar de as poder usar, rendi-me à cirurgia.
    E eu tinha muuuiiita miopia (7 dioptrias).
    Odiava usar óculos e sobretudo ir para a praia sem eles...se por um lado os usava, ficava com a marca da cara, se os tirava e ia ao banho,era o mesmo que estar no deserto à mercê de tudo e mais alguma coisa....o desamparo e abandono total...foi um alívio
    E a inveja que eu tinha das tipas que usávam óculos de sol??!?!?
    (se bem que agora há uns óculos "de ver" bem giros)

    ResponderExcluir
  17. Como me identifico...isto podia ter sido escrito por mim...ando aqui a adiar há meses a consulta para ir mudar de lentes...dado que ja nao vejo nada com estas. Nunca sei as dioptrias...os snehores receitam e eu uso.ponto.

    ResponderExcluir
  18. ahah nao uso oculos. nunca precisei. Organismo FTW!

    ResponderExcluir
  19. LOL, lufada de ar fresco para quem anda a pesquisar no google por problemas oftalmológicos :/

    ResponderExcluir
  20. Eu, Bloguótico, me confesso: oficialmente míope, desde hoje! Dedicarei igualmente um post sobre o assunto, embora noutra perspectiva! :P

    ResponderExcluir
  21. sou míope desde os 5. :p ganhei.
    desculpa a invasão.

    *

    ResponderExcluir
  22. Saiba como melhorar a sua visão de uma forma natural. Sem óculos nem cirurgias.
    http://mimeosseusolhos.blogspot.com/2011/03/curso-de-recuperacao-natural-da-visao.html

    ResponderExcluir
  23. Wow! Coitada voce que tem que usar lentes miopia faz tantos anos!
    Eu usso faz 10 anos e os odeio!
    Acho que vou me operar dentro de pouco...

    ResponderExcluir