22.9.10

Our way or no way!

É frequente querermos ter sempre razão. Com maior ou menor poder de argumentação, muitas vezes o "ter razão" e fazer os outros dar o braço a torcer torna-se um objectivo.

Há uns tempos ouvi a frase "é melhor ser feliz, que ter razão" e é bem verdade. Ter razão a qualquer custo, independentemente de estarmos certos ou errados, é desperdiçar esforço e energias que deviam ser gastas noutras coisas.

Por isso respeito tanto a técnica do contar até 10. Isso e pensar muito bem no que se quer dizer, antes de abrir a boca.

12 comentários:

  1. Não gosto muito de discussões. Quando vejo que os outros não compreendem o meu ponto de vista, muitas vezes calo-me e tento relaxar... eles é que ficam a perder... no meu intimo continuo a achar que tenho razão e pronto.

    ResponderExcluir
  2. Pois eu tal como tu também opto, várias vezes, pela técnica dos 10 segundos. É que funciona mesmo! Caso contrário posso ser bastante precipitada e até mesmo inconveniente -.-

    Beijoca,
    R.

    ResponderExcluir
  3. Meia dúzia de dedossetembro 22, 2010

    É uma boa técnica até porque nem sempre o Outro sabe o significado da ideia partilhada mesmo que antagónica e depois, como somos humanamente vastos, há uma panóplia de criaturas: as que entendem a divergência, as que não a aceitam e as que nem sabem esgrimir o que quer que seja.

    ResponderExcluir
  4. Essa frase é das coisas mais acertadas que ouvi nos últimos tempos. Mas há tanta gente que não pensa assim..

    ResponderExcluir
  5. O pior é o teimoso orgulho :s

    *

    ResponderExcluir
  6. Isso significa que às vezes tens de esperar 10 segundos antes de dizer um chorrilho de alarvidades?

    Não sei se compensa...

    ResponderExcluir
  7. Não gosto das pessoas que insistem em ter razão... até quando não a têm.

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida...aliás, também costumo contar até 100 quando a vontade de dar dois berros é aliciante. Mas subscrevo que ser feliz é bem melhor e menos desgastante!
    Beijinhos,Sofia

    ResponderExcluir
  9. Eu confesso: tenho um feitio lixado.

    Se tenho razão numa coisa, muito dificilmente dou o braço a torcer, deve ser vício de profissão. Luto até que reconheçam que tenho razão.

    No entanto, caso demontrem que não tenho razão, sou o primeiro a dar o braço a torcer.

    ResponderExcluir
  10. Eu não gosto mesmo nada de discutir, até porque "sou da paz" como costumo dizer erguendo os dois dedinhos peace&love. Mas também não fico calada e digo o que tenho a dizer..

    ResponderExcluir