26.3.15

Os planos (maquiavélicos) da "mãe".

Às vezes antes de fechar os olhinhos passam-me coisas estranhas pela cabeça.
Como pensar que o meu rico filhinho, cria dos meus olhos, será um dia um homem crescido, que já nem uma vez por semana vai ligar à mãe, que poderá, por essa altura, ter sido ou não devorada pelos 10 gatos, estendida no chão da cozinha, caquética de velha - e-quem-é-que-vai-regar-as-flores-depois-meu-deus!?

Ora, todos sabemos que a razão pela qual os filhos machos não ligam puto às mamãs que os carregaram no ventre durante 9 custosos meses são: as outras mulheres.
Sim, hão-de existir outros SO's (significant others) na vida das crias, cujas feridas metaforicamente lambemos anos e anos.

O problema é que há mães que nunca ultrapassam ter passado para segundo plano e já não serem a figura central na espinha dorsal do equilíbrio da vida do filho.
E o que fazem quando isso acontece?
Ligam o botãozinho "doida passivo-agressiva":

- Continuam a comprar-lhe os boxers.
Um pequeno reminder de que quem comprou TODA A VIDA roupa interior ao menino foi a mãe.

- Quando ele vai lá a casa, fazem sempre aquele miminho culinário que o faz exclamar: a melhor comida do mundo é a da minha mãe.

- Não se coíbem de mandar comentários que parecem elogios, mas no fundo não são.
"Essa camisola está-te tão bem agora...há 2 meses estavas um pouco gorda, não?"

- Ligam ao "bebé" 5 vezes ao dia, todos os dias. Curiosamente, também têm sempre opinião sobre tudo, especialmente como ele deve viver a vida DELE.

- O síndrome mãe-do-Kapinha: o xoxo. Os beijinhos na boca filiais e francamente perturbadores.
Argh, alguém dê fronteiras a estas pessoas.

- A nora é sempre a cabra incapaz de cuidar do filho como deve ser.
Especialmente porque saiu dos anos 50 e se recusa a ser uma serviçal com boas maneiras.

- Uma ligeira gripe não deve ser tratada como um potencial tumor cerebral.
O vosso filho vai sobreviver. Sim, mesmo sem "a vossa" canja.

Por isso, mães deste Portugal, se se revirem em 2 ou mais pontos, sim, é possível que vocês estejam a agir como loucas. Párem com isso.

10 comentários:

  1. Ahahaha... Alguns pontos fizeram lembrar a minha avó paterna xD

    ResponderExcluir
  2. Rosa, Rosa, Rosa... Agora fizeste-me lembrar um amigo meu, a dois anos de entrar nos 30 anos, que ainda dorme com a mãe, na mesma cama, sempre que a visita. E sim, ele tem namorada.
    E a senhora faz, mais do que uma vez por semana, se necessário, a qualquer hora do dia ou da noite, mais de 100kms para levar comida a casa do seu "menino". Basta ele telefonar a dizer lhe que não se tem alimentado muito bem.

    Sinceramente só tenho pena da namorada, no dia em que decidirem viver em união de facto ou casarem. Há ali muito trabalhinho pela frente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra, isso existe mesmo?!
      Não sei quem é que tem mais culpa...

      Excluir
    2. O menino que deixa a mãe fazer essas coisinhas!

      Excluir
    3. Rusty,

      Existe. Eu conheço.
      Concordamos que é doentio, no mínimo?
      Acho que a culpa é dos dois. Mãe que não deixa crescer o filho. Filho que não quer crescer.

      Excluir
  3. A segunda e a quarta são EXACTAMENTE aquilo que a minha mãe faz. Mimos culinários e liga-me cinco vezes ao dia. Mas podia ser pior, ao menos estou sempre de bandulho cheio...

    ResponderExcluir
  4. 90% da culpa é do filho que não tem espinha suficiente para ser homem.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto das mães e as mães sempre gostaram de mim (talvez porque cuidasse bem dos seus filhos). Mas tive sempre, sempre, a difícil tarefa de lidar com mães que ligam 5 vezes ao dia e que perguntam, ao pequeno almoço, se vamos lá a casa jantar. Sempre atentas, sempre um pouquinho castradoras, sempre em cima do acontecimento, sem com olhar escrutinador. Mas há que aprender a conquista-las...mulheres há muitas, mãe só há uma.

    Mas pronto, chega de condescendência. NUNCA sejas assim, Rosinha.

    ResponderExcluir
  6. Soube á pouco tempo de um, cuja mãe lhe manda a comidinha em Tupperwares pois o menino não sabe estrelar um ovo, até aqui tudo bem , nós portugueses temos essa mania dos Tupperwares, e nunca é tarde para aprender a cozinhar .
    Mas este homem têm a particularidade de lhe devolver os Tupperwares SUJOS. Ele não faz a comida, nem lava aquilo que sujou !!! Enfia aquilo tudo sujo num saco, vai acumulando , quando ja não tem comida e o cheiro estiver insuportavel leva para a casa da mãe para ela lavar e voltar a trazer nova comida.


    2w

    ResponderExcluir
  7. Credo....A questao também é a seguinte: qual é a mulher que ambiciona a uma vida dessas? Esse tipo de sogras merecia é ficar com os filhos em casa só para ela a vida toda, que nao houvesse mulher que os quisesse...

    ResponderExcluir