26.10.14

O Auto-bullying pode ser motivador.

Antes que me venham bater e dizer mimimi isso não é bullying verdadeiro e vê-se mesmo que nunca sofreste com bullying, digo: têm razão.
No meu tempo ser a caixa de óculos, chinesa ou aquela miúda exótica, não me aborrecia minimamente. Tinha de usar óculos porque via mal, os olhos esticados já nasceram comigo e, apesar de exóticos serem os animais do zoo, ser diferente não era assim tão mau.
 
O bullying só é uma arma se o levarmos a sério, se nós próprios acreditarmos que as nossas falhas são más, só nos dói se formos inseguros. E todos somos.
Não tenho grande voto na matéria, nem o que digo é minimamente lei, mas aos meus olhos, as crianças não são inseguras por si. Elas crescem a tornar-se inseguras.
 
E isto tudo para dizer o quê?
 
Se gozarmos connosco, se fizermos pouco dos nossos defeitos, se os dissermos em voz alta, se em vez de os escondermos, os assumirmos, talvez esta ditadura da perfeição glamourosa não faça tanta mossa. Talvez passemos a querer agradar-nos mais do que aos outros.
 
Há coisas em nós que podemos mudar. Há outras que não podemos.
Nascemos desta maneira, a gravidade e a vida gozam connosco e dão-nos algum sentido de humildade. Mas também nos dá a oportunidade de sentir que depois de nos libertarmos das merdas todas, podemos ser mais felizes com aquilo que importa.
 
 

8 comentários:

  1. Clap, clap, clap. Que vunito, Cueca.

    ResponderExcluir
  2. Sim, tenho de concordar contigo. Eu cresci muito insegura, a caixa de oculos a quem ng liga, a menina dos professores yada yada. Mas aprendi a gozar comigo propria e deixei de ligar aos outros, custou mas foi. Chama-se crescer. O problema e q acho que ha bullying e bullying - algum do qual chega a ser fisico, isso e os miudos nao terem forca mental nenhuma.

    ResponderExcluir
  3. Gozar connosco próprios é lindo, especialmente se for dito em idioma Brasileiro :P

    Agora a sério. É praticamente impossível alguém ser vítima de bullying durante muitos anos e não fazer um bocado de auto-bullying. Dizem os estudos que o pessoal que sofreu isso, mesmo depois de já não sofrer, passa a repetir a mesma mensagem na sua cabeça.

    ResponderExcluir
  4. Bem verdade! :) Todos os miúdos passam por isto. É tudo uma questão de saber lidar com isto.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que não deve ser assim tão simples. Existem hoje formas de bullying que a nós pais sem filhos adolescentes nem nos passa pela cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não é simples.
      Especialmente online e com acesso a smartphones e quejandos é difícil acompanhar da maneira que gostaríamos, proteger da forma que é a nossa missão.
      Vou-me apercebendo de algumas coisas bem assustadoras e temo pelo futuro.

      Excluir
  6. "No meu tempo ser a caixa de óculos, chinesa ou aquela miúda exótica, não me aborrecia minimamente. Tinha de usar óculos porque via mal, os olhos esticados já nasceram comigo e, apesar de exóticos serem os animais do zoo, ser diferente não era assim tão mau." Please, pá. Eu vou trabalhar para o Chiado com um sombrero e barba rala todos os dias (ou achas que só me arranjo assim pró blog?). Até os hipsters me atiram cenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles ficam só frustados de não se terem lembrado disso primeiro, mas se fosse a ti afastava-me do Lx factory e do Mercado de Campo de Ourique.

      Excluir