14.4.14

Princesinhas.

Vendem-nos a ideia: Somos todas princesas.

Tendo em conta que as princesas tinham sempre arqui-inimigos, alguém a querer lixar-lhes a vida, ou dar conta de um familiar directo, malta invejosa e uma queda para o drama, se calhar, mas só se calhar, mais valia ser a padeira da história Disney.
É certo que a padeira não ia ser tão gira, ter um cabelo impecável, sapatos fixes ou um castelo cheio de empregados.
A padeira ia trabalhar que se farta, limpar e esfregar até mais não, alimentar dois putos irrequietos e esperar pelo marido que passava o dia todo fora, ora a trabalhar nos campos, ora a levantar copos na tasca do Zé.
Mas haveria uma outra calma, uma outra monotonia, um outro rame-rame, sem vilões, sem bruxas más, sem maçãs pouco confiáveis, sem bichos a falar connosco ou crises de identidade.
Jamais iríamos limpar a casa ao som de pássaros e entrar em modo musical a olhar para o castelo da aldeia, a suspirar por um príncipe de cabelo Vidal Sassoon.
Íamos esfregar mais uma nódoa e maldizer a nossa vida, sonhar com um dia simples no campo, num qualquer piquenique com uma toalha de xadrez, as crianças iam tomar banho ao rio e o Manel ia afagar-nos o cabelo e dizer que estávamos bonitas, mesmo que fosse com algum bafo a aguardente de medronho.
 
A vida seria simples. Se ao menos não nos metessem na cabeça que somos umas princesas.

8 comentários:

  1. Muita verdade nestas palavras...

    ResponderExcluir
  2. Não sei se vos vendem essa ideia, ou se já vem incluída no chip quando vocês nascem. Acho estranho nunca ter ouvido nenhuma miúda dizer que quer ser padeira quando for grande. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre quis fazer pão de jeito, mas o dito cujo sai-me sempre ao lado.

      Excluir
  3. Concordo contigo. Vendem-nos a ideia de que somos umas princesas, apesar de haver quem nos lixe a vida mas vai acabar tudo bem (o que é mentira) e que o nosso objectivo de vida é casar com um príncipe. É por estas e outras, que as mulheres adultas desesperam tanto com a procura da perfeição (pessoal, familiar, sentimental).

    http://mocamarafada.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. É realmente um choque o crescimento e perceber , calma ai!!! mas eu nem vivo numa monarquia, as probabilidades de eu alguma vez vir a ser princesa são minimas .

    Mas não me incomoda por ai alem as meninas acharem que são princesas , elas depois que lidem com o choque.
    Pior são adultas de 40 anos que se intitulam de princesas só porque gostam da cor rosa e de brilhantes, e usam expressoes como blog de princesas, sapados de princesa, bébés de princesa, brincos, dietas, malas, profissão, etc. São aos milhares as mulheres adultas que dizem estas coisas.
    É o equivalente a eu ser um homem de meia idade com uma profissão qualquer,que queria ser bombeiro em criança , e agora tudo o que eu faço , penso ou compro tem a palavra bombeiro em cima.

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo.
    E digo mais: nos contos de fadas, normalmente as princesas têm tudo de mão beijada ou porque têm animaizinhos que as ajudam ou fadas madrinhas.

    Mas gosto de pensar que nós mulheres somos todas princesas modernas. Somos mais versáteis que as princesas dos contos de fadas. Sabemos (normalmente) fazer tarefas de casa, conduzimos automóveis, navegamos na internet, sabemos usar o telemóvel, temos aviões low cost que nos permitem levar a Paris para comer um croissant e um café e voltar no próprio dia a casa, somos, padeiras, cozinheiras, sabemos fazer bricolage, em algum momento da nossa vida enfermeiras e professoras e mãe de filhos que não são nossos...

    ...E no fundo no fundo nessas pequenas coisas somos bem mais felizes que as princesas dos contos de fadas: não precisamos necessariamente de um príncipe encantado que se encarregue do nosso FELIZES PARA SEMPRE. Nós próprias nos encarregamos disso. :)

    ResponderExcluir
  6. Ja num te binha ler há para aí um ano...e graças a Deus continuas a mesma. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Ja num te binha ler há para aí um ano...e graças a Deus continuas a mesma. Obrigada!

    ResponderExcluir