Ou, vá, coisas que me lembro nem sei porquê.
Porque é que os quadros dos Botticellis desta vida e toda a demais malta que apreciava pintar o corpo feminino nu - além de simpaticamente gostarem de miúdas com curvas e por onde agarrar - nunca colocavam pêlos nas ditas?
Não me lixem, como é que elas andavam a fazer a depilação?
Não me parece que houvesse gilette nessa altura (nem a música do I'm your Venus, I'm your fire) e andar à navalhada naquilo era capaz de originar uns quantos golpes perfeitamente evitáveis, pelo que me interrogo.
Pronto, era só isto.
tens toda a razao....será que dava muito trabalho desenhar os pêlos?!
ResponderExcluirPaulinha
É nas pinturas e nos filmes de época aparecem todas depiladas à brasileira...
ResponderExcluirFiz-me a mesma pergunta na série da "Guerra dos Tronos". Uma série tão boa e ninguém se lembrou dessa incoerência.
ResponderExcluirCá para mim eles pintavam-nas como as queriam ver. Nessa altura, o fetiche era a depilação, o que até se compreende.
ResponderExcluirSó prova que não é preciso inventar muito. Tantos séculos depois e continuam a querer o mesmo.
ExcluirPodiam depilar-se à navalha, tal como os homens faziam a barba. Mas na verdade acho que já existia uma espécie de método, tipo cera. Mas claro que não devia ser usada por toda a gente, só por aquelas tipas que passam o dia em casa a comer uvas e com um escravo a abaná-las com uma folha de palmeira :)
ResponderExcluirO que não faltavam nessa altura eram navalhas. Aliás, na Renascença até era moda rapar tudo excepto o cabelo. Nem as sobrancelhas escapavam. Olha a sô dona Mona Lisa!
ResponderExcluirNão tinham pinceis fininhos
ResponderExcluirtambém me pergunto sempre isso nos filmes (ainda há uns tempos vi um filme passado na pré-história e já aí as mulheres andavam todas depiladinhas)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão sei como elas faziam antes, mas eu fico extremamente contente por viver nesta época em que temos varias opções de depilação :D
ResponderExcluirEra o conceito de beleza da altura: depenadas e gorduchas!
ResponderExcluirdo mesmo modo que faziam a barba :p
ResponderExcluirmas imagino a navalhadas nas virilhas
Ah!Ah!Ah! Sabes que a minha avó fazia "depilação" com pedra pomes?! Ah pois é! Diz que cortava os pelos o mais curto possível e depois esfregava-se com a pedra até eles caírem ou rolarem curtinhos. Às vezes também usava a navalha com que o meu avô fazia a barba, por isso não me parece descabido que naquele tempo elas não tivessem mesmo pêlos
ResponderExcluirAdoro estes posts! Tenho de enviar esses quadros à Kláudia.
ResponderExcluirMas concordo com o que já foi dito por aí, pintavam assim os quadros para dar a dica às labregas, que tinham de arranjar forma de não andar com cabelos na pachacha!!
Tão bom esta evolução...
ResponderExcluirA partir do minuto 11:20 esta temática é debatida por 2 hilariantes minutos.
http://www.youtube.com/watch?v=BS0OAd-sa94
Por acaso, o fenómeno depilação é muito anterior a Botticelli. Já existia no tempo de Cleópatra. Usavam uma espécie de cera, extraída dos favos das colmeias.
ResponderExcluirMas acredito que fosse coisa só de nobreza...