12.7.12

Vou gostar de ti à mesma.

Esta é a frase que tem por precedente a verbalização da pergunta:
E se eu engordar 20 Kg?

Ora bem, lamento, sei que o amor ultrapassa muitas coisas, mas a atracção, essa, não se compadece com aumentos de 20 kg (nem com perdas).
E porquê?
Muito simplesmente porque a pessoa para a qual olhamos não é a mesma que aquela por quem nos apaixonámos.
Uma coisa é uma pessoa já naturalmente ser um pouco mais cheínha/magrinha e gostarmos desse tipo, outra é a pessoa que conhecemos mudar radicalmente o seu aspecto por desleixo (obviamente que há questões de saúde que também se devem contemplar).

Se podemos apaixonar-nos por esta nova pessoa que se apresenta aos nossos olhos?
Certamente.
Como também podemos admitir que aquela pessoa realmente já não corresponde com alguns dos atributos que reconhecíamos como atractivos.
E não, isso não é ser má, é ser realista.

24 comentários:

  1. Sim, isto depende muito. Há pessoas que não se importam com pessoas desleixadas, outras que sim. Toda a gente tem a obrigação moral e ética de se manter ativa e saudavel.

    ResponderExcluir
  2. É, é complicado, sobretudo para quem engordou ... depois de 2 semanas internada e uma radical mudança no estilo de vida (corticóides forever, yeah baby!) engordei 14 kg. 14! Eu tenho menos de 1,60m de altura, 14 kg não se disfarçam! Dá para imaginar?! Claro que meti pernas a caminho e faço exercício (corrida e hidroginástica) e tal, mas contra factos não há argumentos: deixar de fumar e passar a corticóides não me vai fazer voltar aos 53 kg que tinha. Agora é encarar isso com normalidade e não me deixar alontrar mais.
    Ele achou piada ao início, agora habituou-se, e acho que se não fosse tê-lo a apoiar-me já me tinha ido abaixo. Mas custa. Isto para a auto-estima duma pessoa é fogo!

    ResponderExcluir
  3. Embora entenda o teu ponto de vista, acho que tu nunca tiveste problemas de peso (corrige-me se estiver a ser injusta)
    Nem sempre o desleixo é sinonimo de gordura....eu engordei quase 20 kilos na gravidez....e nao...nao consegui emagrecer na amamentaçao porque me fazia o efeito contrario.....perguntas tu....tiveste cuidado na gravidez....OH SIM....alimentaçao cuidada, exercicio e andei a pé......MUITO
    Depois Há a tendência....e se tiveres tendencia....é uma treta...

    ResponderExcluir
  4. Eu ressalvei as questões de saúde, bem como penso que isto se aplica à malta mais novinha, porque com a idade é natural que exista algum aumento de peso de parte a parte.
    E sim, já fui mais gordinha, bem como já engravidei e, apesar de não ser nenhum palito, não sou gorda.
    Mas do que falo é de aumentos(e perdas) radicais de peso nada saudáveis e que nem a nós nos fazem sentir bem, quanto mais ao outro.

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu desde que conheci o meu namorado já encordei uns 25kg, sendo que 20kg foram num só ano, devido a falta de cuidado mesmo e também à pílula que me incha imenso, por mais que eu mude de marca. E sinceramente não estou com grandes pressas de os perder.E surpresa das surpresas, não é que o rapaz continua a gostar de mim? E que começámos a viver juntos? E temos planos para o futuro? Ou somos muito especiais ou há por aí muita maltinha que não sabe o que é o amor.

    ResponderExcluir
  6. Diana, há outros métodos contraceptivos e quanto à pílula, há tantas no mercado e algumas recentes com muito menos contra-indicações, não só em relação a questões de peso, como em relação à saúde futura.
    E, se reparares, eu não falei em amor, falei em atracção. E parte do amor é as pessoas apreenderem novas razões para amar o outro e as mudanças dele, sejam físicas ou não.
    Agora acho um pouco estranho achar-se que uma pessoa perdendo ou ganhando 20kg não se transforma aos olhos dos outros. Claro que se altera. O outro pode claro continuar a gostar de nós, mas porque acompanha as nossas mudanças.
    Facto que pode ou não acontecer.

    ResponderExcluir
  7. De facto o post fala de atracção, mas para mim, o amor (entre um casal) e a atracção caminham juntas e no momento em que se separarem é porque o amor acabou. E é por isso que acho que a atracção se compadece de alterações.
    E há uma outra questão. Se as pessoas só estão juntas, porque se acham muito lindas umas às outras, então aí talvez a coisa mude de figura. Mas sobre isso não posso falar, porque não conheço esse tipo de relação. Agora se nos apaixonamos por uma pessoa devido à sua personalidade, independentemente do seu físico creio que a atracção não se deixa abalar assim tão facilmente.
    Quanto à pílula, sim tenho consciência de que há imensas e até outros métodos, mas ainda não consegui encontrar o certo para mim. Pode ser que um dia a coisa se dê.

    ResponderExcluir
  8. Se as pessoas só estivessem juntas pela beleza, não iriam existir tantos casais como os que existem.
    O que não quer dizer que se uma pessoa se desleixa ou se cria psicoses de magreza extremas, o outro não se ressinta. O Amor não é um dado garantido e joga com imensas variáveis, a maioria pouco quantificáveis, e muitas vezes as coisas acabam por problemas de auto-estima.
    O desleixo é sintomático de uma relação deficitária, não porque a pessoa não esteja atraente (há pessoas mais gordinhas e muito magrinhas que são bonitas), mas porque o outro se acostuma e não luta por mudar, nem o parceiro incentiva a essa motivação para a mudança.
    São coisas que aos poucos vão fazendo alguma diferença, quer se admita ou não.

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo contigo. Obviamente que há casos em que não muda nada, mas há outros que muda bastante. A aparência não é tudo, mas nós conhecemos uma pessoa, apaixonamos nos por ela, e quando há uma mudança drástica no corpo dessa pessoa, acho que é normal que haja ali alguma coisa que não fica igual. Até porque se uma pessoa engorda 20kg a sua auto-estima muda, a sua maneira de encarar o corpo muda, e isso mexe com um relação, claramente que sim.

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo. Acho que depende de pessoa para pessoa. Acrescentaria só que às vezes será possível descobrir maneiras novas de gostar depois de uma mudança radical como essa.

    ResponderExcluir
  11. A auto-estima de uma pessoa não tem de mudar necessariamente depois de se engordar 20kg. A minha não se alterou, porque felizmente aprendi a extrair a minha auto-estima de outros sítios que não as minhas coxas.
    E uma pessoa que engorda, que come, que não faz exercício, que não usa 100 cremes para a celulite não tem de ser desleixada, nem triste com a vida nem com a sua relação. Posso estar aqui a revolucionar o mundo, mas, e se a pessoa escolher viver assim e for feliz? Ai o choque, o medo, os rostos incrédulos!

    ResponderExcluir
  12. Diana Teodoro,

    Pegando na tua frase: "E uma pessoa que engorda, que come, que não faz exercício, que não usa 100 cremes para a celulite não tem de ser desleixada, nem triste com a vida nem com a sua relação."

    É claro que não. No entanto também está a pedir para ter uma morte mais cedo, já que a falta de exercicio fisico e comer mal é a isso que levam.

    ResponderExcluir
  13. Diana, mas eu não estou a dizer como ninguém deve viver a vida dela.
    Estou a tecer uma consideração.
    Uma pessoa que muda bastante, a qualquer nível, mas neste caso fala-se do aspecto físico, acaba por se tornar uma pessoa diferente daquela que era num início de relação, o que, claro, tem as suas consequências.
    Não teci um futuro pessimista de final de relação, mas quis dizer, sim, que o facto de nos preocuparmos connosco e tentarmos estar bem para o outro é algo importante.
    Quantos e quantos casos há de pessoas que só quando são deixadas é que voltam a produzir-se, a preocupar-se com o aspecto, a tentar emagrecer?
    Este comportamente vem de algum lado, não é?
    Não são todas as pessoas que o fazem, mas são muitas.
    E não disse em lado nenhum que as pessoas eram tristes e miseráveis assim, disse é que há razões para uma pessoa se desleixar. Até inconscientemente por vezes.
    As pessoas não têm de ser obcecadas pela imagem, até acho que fazem muito bem em encarar as coisas numa perspectiva light, desde que se sintam bem.
    Mas é uma verdade que ninguém pode negar, que a outra pessoa dá valor à aparência.

    ResponderExcluir
  14. Dizer que as pessoas sao gordas porque sao desleixadas e não fazem exercicio é o mesmo que dizer que as pessoas magras fartam-se de trabalhar para ser assim.
    Não sao sinonimos.
    O que ha mais ai é pessoas magras (homens e mulheres) que nunca viram um ginasio na vida e tem uma alimentaçao pessima. O oposto tambem se aplica.

    Agora concordo perfeitamente que se uma pessoa se apaixona por outra com determinado aspecto e quando esse aspecto altera-se quer seja porque ele/ela engordou ou porque ele ficou careca ,etc , realmente ha uma mudança. Se a pessoa relaciona a atraçao fisica quase exclusivamente á imagem, sem duvida que isso têm que abalar a relação.

    Eu como acho que o desejo num casal depende de muito mais do que só os olhos vêm (e não estou a falar de amor) estou a falar do contacto com pele com pele, do cheiro, do tom da voz ,da maneira com as pessoas se movem, a sensualidade de cada um. E isso são partes do desejo que não estão necessariamente ligadas á imagem pois ha pessoas intrisecamente sensuais por mais "fora do standard" que sejam.

    um abraço

    2w

    ResponderExcluir
  15. Este assunto "toca-me" particularmente...

    Isto porque estou quase a terminar uma luta (não muito difícil - para que se saiba) contra o peso.

    O meu peso "normal" era entre os 60-63kg. Engravidei, engordei 26Kg, logo que me recompus do facto de tanta informação junta (recém-mama) decidi começar a pensar no peso, tinha 16kg a mais.

    Hoje, passado 1 ano do parto, só me faltam perder 3 para estar com 60kg.

    Nunca notei NADA por parte do meu parceiro...mas afectou a minha vida conjugal? Afectou e muito, porque EU não me sentia bem, nem sexy, nem auto-confiante, nem NADA...

    Acho que o principal somos mesmo NÓS, e é óbvio que se nos sentimos bem com + 20kg (coisa que para mim não me entra na cachimónia) as coisas correm melhor.

    Qto ao parceiro, bem isso depende muito de cada um, o meu nunca me deu a entender nada, nem pressionou, mas sei que não era aquela a silhueta que ele mais apreciava em mim...e como amante, a ideia é agrada-lo, faze-lo sentir desejo...o amor? Só por si agora não chega...essa fase reservo para quando chegar aos 60 anos :)

    ResponderExcluir
  16. Os olhos também comem e todos nós gostamos de nos sentir atraentes, quanto mais no seja como disse a RC, por uma questão de nos sentirmos bem connosco próprios. Sinceramente não faz parte dos meus planos engordar por (atenção) desleixo.
    Agora tb posso dizer que houve uma altura em que a minha ex engordou um bocado (não 20kg mas para aí uns 8) e eu não deixei de gostar dela ou me sentir atraído um bocadinho que fosse...

    ResponderExcluir
  17. Concordo contigo. É claro que uma pessoa que apaixona pelo interior da pessoa, pela personalidade e maneira de ser, mas dizerem que o exterior não conta, que só a beleza interior é que conta, é só treta e palavras bonitas.

    ResponderExcluir
  18. Acho que o ponto de vista da Rosa Cueca está claro pra toda a gente que queira perceber.
    Diana, não sei há quanto tempo está com o seu namorado, e parece que fala com orgulho do facto de ter engordado 25kg. Ora, eu também me orgulho de engordar uns quilinhos porque tenho o problema inverso, o da perda repentina de peso. Agora se estava num peso saudável, 25kg a mais pode ser perigoso (nada a ver com ser ou deixar de ser atraente).

    Relativamente, contudo, à temática estética/amor, há claramente um desentendimento qualquer aqui. Uma coisa é uma pessoa ser descontraída quanto à imagem, isso é bom, e faz parte da maneira como vê e vive o mundo. Lá está, o seu namorado já a conheceu e apaixonou-se pela sua forma "descontraída" de ser. Mas uma pessoa que tenha determinados cuidados no inicio de uma relação e passado uns anos deixa de os ter, não é uma pessoa que "descontraiu", é uma pessoa que se "desleixou".

    Mira

    ResponderExcluir
  19. concordo. eu confesso que não percebo o porquê desse acomodamento. eu quero sempre estar bonita para o meu namorado e, mais do que isso, para mim. gosto de me sentir bem comigo. e sei que se engordar um bocadinho mais, ou se tiver celulite ele gosta na mesma de mim e deseja-me, mas tem a ver como eu me sinto como mulher.

    ResponderExcluir
  20. No que tu te foste meter ahah
    Mas sim, não podia estar mais de acordo.

    ResponderExcluir
  21. Olá, eu engordei +-25kg desde que casei há 17anos. Sou muito cuidadosa com o que como mas levo uma vida sedentária. Já fiz imensos tratamentos para emagrecer e não consigo. Meu marido achava-me mais bonita obviamente quando eu tinha 55kg. Eu detesto-me e não consigo emagrecer. Tenho historial de hipotiroidismo e a determinada altura engordava todos dias. Sinto-me muito mal comigo propria, mas é um facto que nem Tallon nem Povoas nem Xenical, nada me emagrece (não como gorduras, fritos e raramente toco em doces). Isto afectou a minha relação? Sim, claro, mas fomos contornando e apesar de eu me detestar sei que o meu marido gosta muito de mim, e isso é o que me faz andar para a frente. Nem ao espelho me olho. Agora isto eu sei, quando o amor é mesmo amor isto consegue ser suplantado. Outras coisas, é que já não acho possivel.

    ResponderExcluir
  22. A ideia de que o interior é que conta é uma parvoice, O exterior conta e muito, e para muita gente, muito mais que o interior (infelismente).
    O que que me intriga neste tema, é que as pessoas misturam muitas vezes o ser ou estar bonito/feio ou gordo/magro, com o ter tesao.
    Nem sempre a ideia mental do que nós achamos atraente( a nossa lista do ideal) é o que nos vai excitar na pratica.
    Por exemplo; eu não gosto de homens carecas com barriga, não gosto nem um bocadinho e nunca gostei, o que não quer dizer que não tenha plena conciencia que posso ter um namorado que venha a ficar careca com barriga e que só a sua presença me faça tremer toda. Mas muito mais do que qualquer George Clooney que me apareça á frente e não estou a falar de amor, estou a falar de tesao pura.

    Porque a minha excitaçao não depende unicamente dos meus olhos, depende de muitas outras reaçoes fisicas que mexem com todos os sentidos . E como o meu corpo reage a essa pessoa e o efeito que ela tem em mim.

    É verdade que os olhos tambem comem, mas mais verdade ainda; é que as vaginas não têm olhos e no final, elas é que vao comer de verdade.

    2w

    ResponderExcluir
  23. Os olhos contam muito.
    O que custa é ver o parceiro desleixado. Se não for o caso, há que apoiar. E redescobrir novas formas de atracção.

    ResponderExcluir
  24. A maior treta de que há memória é afirmar de peito feito que "o que conta é o interior" e que "a aparência não conta". É o que se chama, em bom "americano", de BULLSHIT. É óbvio que conta, e quem não o admite - quase sempre como forma de almofada moral - está a mentir e não passa de um hipócrita. Conte 90% ou 10%, a verdade é que a aparência tem o seu peso. Literalmente.

    No momento em que nos apaixonamos por uma pessoa, apaixonamo-nos por tudo o que aquela pessoa é àquela data: a maneira de ser, a forma como nos faz sentir, e claro, a aparência. Afinal de contas, sempre ouvi dizer que "quem feio ama, bonito lhe parece".

    Porém, se aquela pessoa mudar fisicamente (já nem falo no resto, isso são contas para outro rosário), seja por excesso ou por defeito, ou trocando por miudos, se engordar ou emagrecer desmesuradamente, é irracional dizer que as coisas não mudam. Para melhor ou para pior, mas mudam, porque a outra pessoa também mudou. E depois há certas condicionantes: a pessoa mudou por desleixe?; mudou por questões de saúde?; mudou por opção? Qualquer destas variantes tem a sua influência.

    E digo mais! Muitas vezes o parceiro não diz nada quanto à mudança porque: a) na verdade, não lhe faz espécie nenhuma; b) tem pena da pessoa de quem gosta e de lhe ferir os sentimentos, e então "deixa andar"...até um dia; c) não se sente à vontade para o dizer.

    Li num comentário que "a tesão" vai muito para além do físico. Isso é uma verdade inquestionável para as mulheres, mas para os homens as coisas não são bem assim. Basta saber o básico de sexualidade humana para chegar à conclusão que o sexo masculino sente-se atraído, ou "tem tesão", pelo que vê. Dificilmente um tipo que se excita com a namorada como a conheceu, tem o mesmo nível de apetência se a mesma pessoa tiver mais 30 kg em cima. Pode ter outro tipo de excitação, mas não é decerto a mesma. E atenção que não estou a colocar aqui em causa sentimentos de afecto, ou de amor, nem nada do género, pois há que separar as águas.

    E para concluir, que isto já vai longo, aposto que grande parte das mulheres que apregoam aos quatro ventos que "o interior é o mais importante" são as mesmas que passam a vida a ridicularizar um nerdzinho de informática qualquer, ou um tipo com umas banhinhas a mais. São óptimos rapazes e excelentes pessoas, mas são bons para outras, pois para elas não servem.

    E é isto.

    ResponderExcluir