10.6.12

A tara do "casar".


Apesar de, agora, pertencer ao clube das casadas, confesso que nunca foi um objectivo de vida.
Obviamente faz sentido para mim, foi uma escolha e um desejo, mas não era algo em que pensasse (obsessivamente) muito.
Vejo amiúde que por aí não é bem assim, especialmente na facção feminina, cujo propósito de vida parecer ser o de dar o nó e ter um ranchoca de filhos. Vão surgindo algumas emancipadas excepções, mas é um costume "social" ainda muito enraizado.
Daí que quando se deparam com um espécime que afirma não ter medo de compromissos e que deseja constituir casamento e família, oh senhor, é ver as moças fazer fila.
Ainda acho que deve ser algo que acontece porque há esse amor especial, que nos faz querer virar costas a uma hipocrisia crescente, não uma mera formalidade contratual que aos olhos da sociedade nos confere um ar mais sério e responsável.
A vida já tem imensas coisas sérias, casar só faz sentido com paixão, com entusiasmo, com vontade e a acreditar que será para sempre.
Talvez por isso tantos casamentos estejam condenados à partida.

22 comentários:

  1. *eu nunca quis casar, apesar de sempre admitir que o faria se fosse importante para o outro. acabei por casar no ano passado. mas sim, parece que casar ainda é um objectivo de vida para muita gente, como se disso dependesse a sua felicidade..

    ResponderExcluir
  2. Os homens amadurecem muito mais tarde que as mulheres, são infantis quando nós ja somos umas mulherzinhas.
    A vontade de casar também aparece mais tarde e com as dificuldades com que se deparam teêm medo de arriscar numa família. As mulheres são mais decididas e práticas.
    Estão apaixonadas? Estâo carentes? Dificuldades económicas?? Então há que casar logo! As mulheres mudam mais fácilmente de atitude os homens são mais cerebrais.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca fui das que dizem "o meu maior sonho é casar e entrar numa igreja cheia de convidados vestida de branco", nunca fui dessas.
    Já o R diz que gostava de casar, ma até por causa da festa do que propriamente o casar em si.
    Não faço questão, mas se for para casar, caso loll, apesar de achar que não é pelo facto de assinar um papel que alguma coisa vai mudar, ou melhor, alguns muda, separam-se passado pouco tempo loll
    Eu já assinei um docomento importante com ele, o da compra da casa , e já temos uma filha, acho que não falta nada, a não ser 15 dias de férias extra por casar.....
    Pensando bem....... acho que vou fazer um pedido de casamento lolll

    ResponderExcluir
  4. Esse é o primeiro passo para que um relacionamento não funcione. Querer casar "só porque sim" ainda é o modus operandi de muita mulher que para aí anda.

    Especialmente quando está perto dos 30 e, das duas uma, ou não tem namorado, ou arranjou namorado novo depois de um relacionamento longo.

    ResponderExcluir
  5. A minha opinião é simples: todas as mulheres deviam ser casadas. Fundamentalmente porque depois se torna muito mais simples para nós, homens solteiros, nos relacionarmos com elas. Acaba-se a treta do jantarzinho e do cineminha... concentram-se naquilo que lhes faz claramente falta no casamento, sexo, e podemos mansamente manter 3 ou 4 sob a asa com pouco mais do que umas sms e uns fins de tarde bem passados. Viva o casamento e que tudo continue a casar na tugica nação.

    ResponderExcluir
  6. Hum... Eu por acaso discordo completamente com este texto. Das pessoas que me são próximas, não vejo nenhuma que o objetivo de vida seja ou tenha sido o casamento pelo casamento. Antes, o casamento como uma forma de assumir ou exprimir uma realidade, eum momento de partilha de um sentimento de duas pessoas com entes próximos (claro que por vezes acontece os pais dos noivos quererem fazer do momento uma oportunidade de exibição pessoal, mas isso...)

    De resto todos os casamentos que conheço aconteceram por paixão e entusiasmo. Não conheço nenhum caso que tenha acontecido por as pessoas quererem ser muito sérias, ou por desespero. Acho que hoje em dia nem nas aldeias isso acontece, enfim, talvez alguns casamentos de brasileiras à procura de um marido para conseguirem visto de permanência no país (mas mesmo esses agora com a troika são cada vez mais raros...)

    Também não vejo que haja nem casamentos condenados à partida, nem com sucesso garantido. O tempo transforma tudo em tempo, nunca se deve menosprezar o efeito do tempo... O casamento é uma muito longa maratona, e tanto acontece falharem aqueles perfeitos à partida, como terem sucesso os que pareciam mais improváveis. A realidade é que a própria vida é uma sequência improvável de acontecimentos e afinal, ninguém joga na vida com cartas marcadas: umas vezes ganha-se e outras vezes perde-se… O importante é quando isso acontece, virar a página e seguir em frente.

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca pensei mt sobre isso, tb... Nunca pensei mt no vestido, na festa, etc... Mas houve um momento (precoce, há quem diga:P) em que fez sentido, e lá avançámos. Só lá vão 2 anos, mas está a correr mt bem:) Felicidades para vocês!

    ResponderExcluir
  8. Tenho 20 anos e garanto-te que na minha geração já ninguém dá importância nenhuma a casar :)

    ResponderExcluir
  9. Eu pessoalmente não acho que o casamento seja indispensável para que duas pessoas possam viver felizes juntas, mas para quem isso importante, aquilo que eu recomendo sempre é que primeiro ponderem bem o que vão fazer e não se deixem iludir por um impulso que mais tarde pode vir a trazer várias complicações.

    ResponderExcluir
  10. "A realidade é que a própria vida é uma sequência improvável de acontecimentos..."

    Caro Sérgio Saraiva, não concordo nada com isto. A vida na sua grande maioria, é uma sequência bastante previsível de eventos, onde por vezes acontecem alguns improváveis. Se a vida de alguém tem bastantes eventos improváveis é porque esse alguém não está a comandá-la e está simplesmente a deixar-se ir ao sabor do vento, ou seja, a confiar na sorte, que como todos sabemos, um dia acaba.

    ResponderExcluir
  11. Acho que ninguém que case anda com um poster atrás a dizer: eu casei por uma convenção social!
    Da mesma forma que acredito que muitos se queiram convencer que é o passo lógico a dar.
    Quando aos improváveis da vida, pois que os há, mas se tivermos certezas do que queremos para a nossa vida e dos valores que temos, as coisas ultrapassam-se.

    ResponderExcluir
  12. Apesar dos tempos, continua a existir uma grande pressão para a malta se casar.
    Infelizmente trata-se de um estigma porque estou em crer que muita gente seria mais feliz se permanecesse solteira...

    ResponderExcluir
  13. MS o problema é que o casamento não deveria alterar certas dinâmicas num casal.
    Talvez se não tomassem as coisas por garantidas não achassem que a galinha da vizinha é melhor ;)

    ResponderExcluir
  14. Eu vou ainda mais longe, acredito que a pressao de casar, cerimonia papeis, está a morrer mas sem duvida que a pressao de ter um relacionamento (viver junto, ter filhos , comprar /alugar casa juntos) é altissima. Ao mesmo nivel de como era antes em relaçao ao casamento. Logo vai dar ao mesmo.

    Eu falo por experiencia propria. Quando estou solteira sou alvo de perguntas, olhares , comentarios que não lembram a ninguem. E essa pressao esta a afectar cada vez mais pessoas mais novas. Se alguma miuda de 15 anos nao tiver um namorado é imediatamento conotada como, feia , frigida, lesbica, louca o que seja.entao para a malta mais velha essa pressao é enorme.
    Olhem... é ridiculo, e anti tesao.

    2w

    ResponderExcluir
  15. Acredites ou não, com apenas os meus 17 aninhos, já quem pergunte-me quando é que arranjo um moço para casar! Fico abismada... Não penso nisso, as minhas prioridades são o meu curso e a minha família neste momento. E ainda sou críticada quando digo que não penso em casar-me, viro logo o demónio. Cresci com uma mentalidade diferente, para mim o nosso objectivo principal não deve ser o casamento. Uma relação saudável e feliz, sim! Um casamento só porque sim? Nunca! Apesar dos "tempos modernos" em que vivemos, tenho muitas amigas cujo os seus objectivos de vida são o casamento e filhos para encher duas monovolumes. E quando lhes perguntam "E trabalho?", respondem-me que isso cabe ao marido... Não há cú para estas coisas!

    ResponderExcluir
  16. Eu faço ao máximo por não respeitar as convenções sociais. Quando me casar é porque quero que isso aconteça. Não sinto grande pressão, embora muita gente vá perguntando.

    Já a B. parece que está mais ansiosa para isso do que eu - o que sabe bem, porque é sinal que ela me quer "agarrar" o quanto antes :) -, mas uma coisa de cada vez.

    ResponderExcluir
  17. É curioso que digas isso quando te apressaste a 'oficializar' a tua pequena família. Mas o que é que casar tem a ver com alguma coisa? Porque é que as pessoas ainda se casam?

    ResponderExcluir
  18. Anónimo, a Rosa Cueca casou porque eu pedi-a em casamento. As pessoas casam-se porque acreditam no casamento, e por mais estranho que possa parecer, torna as coisas ainda mais especiais. Mas o que vale para uns, não vale para outros, e é por isso que o mundo anda à roda.

    Dexter

    ResponderExcluir
  19. Por acaso não é por isso Dexter. O mundo anda à roda porque tem um nucleo magnético e semi-liquido :P

    ResponderExcluir
  20. "Quando aos improváveis da vida, pois que os há, mas se tivermos certezas do que queremos para a nossa vida e dos valores que temos, as coisas ultrapassam-se."...nem sempre, acredita!
    Já algum dia ouviste falar no ditado popular "Não se vive de amor e de água fresca?"? Pois.

    ResponderExcluir
  21. Epah Jedi Master Atomic essa resposta tua foi brilhante. Quase que mereces um pedido de casamento. Mas está descansado que não o vou fazer, porque o branco fica-me mal.

    2w

    ResponderExcluir