Perdoem-me o meu machismo, sei bem o quanto as meninas gostam de advogar que eles têm tantos direitos como nós, que não lhes faz mal nenhum cozinhar, que reubeubéu emancipação nhonhonhó. Mas eu continuo a achar que só fica bem uma mulher saber cozinhar.
Ou, pelo menos, conseguir fazer algo que não faça a outra pessoa ter terrores nocturnos só de pensar nas refeições dos dias seguintes.
Claro que desculpas como "aiii, mas nunca fui dada a essas coisas/a minha mãe não me ensinou/ nunca tive de fazer algo mais do que ovo estrelado e massa cozida" e "não tenho jeito/cada vez que entro na cozinha estrago algo/sou uma nódoa culinária", são o pão nosso de cada dia.
Só que há coisas que só lá vão com persistência e experiência. Tentativa-Erro.
Ainda me lembro das primeiras vezes em que tentei fazer arroz. Ora dava para cimento, ora estava inssosso, ora agarrava ao fundo do tacho. Ou aquela vez em que achei de génio fazer uma omelete doce. Sim, era horrível e ainda hoje me lembro do sabor daquilo.
Isto para dizer que se hoje me ajeito a fazer qualquer coisa na cozinha (e estou longe de ser uma chef), é porque fui tentando.
Nada contra os meninos cozinharem (aliás, menino Dexter, ainda estou à espera da tua mítica (e por mítica deduz-se ainda não comprovada) galinha frita), mas há coisas que não são mutuamente exclusivas.
Eu confesso, gosto de mimar os meus meninos e cozinhar para eles, e sim, deve ser das minhas poucas facetas Estado Novianas.
Por acaso também acho o mesmo!! A cozinha é uma forma de mimarmos os nossos homens, eu adoro cozinhar e acho que uma mulher deve saber cozinhar! Quanto ao homem, acho muito bem que também o saibam, só lhes fica bem...
ResponderExcluirNão concordo.
ResponderExcluirNão vejo nenhum problema em mulheres que não saibam cozinhar. O problema pode existir é se nenhum deles souber, pois aí só há 2 soluções: ou um deles aprende, ou têm que comprar comida fora.
Eu admiro é as mulheres que deixam os homens cozinhar. EU ODEIO ter o hôme na minha cozinha. ODEIO. Fazem barulho, são lentos...mexem em tudo e dão opiniões. Fico em estado " SAI DAQUI JÁ PORRA"... mas não digo, forço um sorriso e digo "oh amor...deixa tar".
ResponderExcluirEu adoro cozinhar. Gosto mesmo. O namorado gosta de me apoiar (não digo ajudar, senão esfolam-me viva) nesta tarefa mas eu até prefiro que ele não me incomode. Cozinhar para mim é relaxante e dá-me prazer e ele só me atrapalha.
ResponderExcluirComecei a cozinhar nos 4 anos a estudar fora... e nunca foi um frete. Todas as pessoas - homens e mulheres - devem saber desenrascar-se na cozinha.
Hoje o namorado almoça sozinho, por exemplo, e alguma coisa terá de preparar.
Por acaso tenho um certo preconceito quanto a qualquer adulto, seja homem, seja mulher, que não saiba cozinhar...penso logo:não sabe....como? qual é a ciência? Sei que sou uma besta mas pronto. E quando casei não sabia fazer nada, por isso bem posso falar á vontade já que aprendemos(eu e ele, porque ele felizmente tem dois braços e um cérebro) a fazer tudo sozinhos....Eu acho que isso de não saber cozinhar é tudo preguiça.Falo por mim, claro ;)
ResponderExcluirEu acho que uma mulher deve saber cozinhar, assim como acho que um homem o deve saber fazer...não vejo que o facto de não cozinhar seja algo visto como uma espécie de emancipação feminina como se quer fazer crer pelo que não poderia concordar mais com o que escreveste!
ResponderExcluirConcordo! Adoro cozinhar, para mim e para os outros! E acho que não tem mal nenhum em uma mulher saber desenrascar-se na cozinha! :)
ResponderExcluirMas sinceramente, do que tenho visto em meninas acabadas de sair de casa dos papás, é que cada vez sabem fazer menos... :P
É um discurso perigoso... esse:
ResponderExcluir"aiii, mas nunca fui dada a essas coisas/a minha mãe não me ensinou/ nunca tive de fazer algo mais do que ovo estrelado e massa cozida" e "não tenho jeito/cada vez que entro na cozinha estrago algo/sou uma nódoa culinária"
Desculpas, dispensam-se.
Eu até sei cozinhar. Mas não gosto!
ResponderExcluirCozinho o menos possível e não vejo qualquer problema nisso.
Eu só me safo com o básico do básico. Já a patroa tem mão para aquilo, e ainda bem.
ResponderExcluirAs mulheres que não cozinham não me fazem confusão. Fazem-me confusão é as que não cozinham e não querem cozinhar (nem sequer aprender), justificando-se com "já lá vai o tempo em que a mulher tinha que estar na cozinha". É uma óptima desculpa para a preguiça.
O melhor é dividir as coisas: quando se proporciona, a patroa deixa-me fazer um strogonoff ou uns bifinhos com arroz ou massa. Mas quando se põe a fazer o seu mítico tiramisú, a única coisa que estou autorizado a fazer é pesar os ingredientes. E suspeito que ela só me deixa fazer isso para eu não a chatear...
Oh, eu consigo fazer comida. Consigo governar-me perfeitamente sozinha e ainda fazer qualquer coisa para os outros. Quando digo que não tenho jeito para cozinhar refiro-me a cozinhar MESMO. Fazer bolos jeitosos, manjares complicadíssimos e por aí fora. Para mim fazer sopa, estufae carne e fazer arroz/massa não é cozinhar, é sobreviver. xD
ResponderExcluirMas admiro imenso as pessoas que gostam e têm jeito. Eu prefiro dedicar-me a outras coisas nos meus tempos livres. Cá agora estar com a pança encostada ao fogão a fazer experimentos novos!
O meu namorado não cozinha como um chef mas safa-se a fazer rissois, omeletes, massa, atum e bifinhos. ou seja fome não passamos! Eu gosto muito de cozinhar e quando sou eu a cozinhar gosto de estar sozinha. Deteeeesto que se metam a mandar bitaites de "não pões colorau?!", "usas vinagre e não limão?"...detesto. Estou a falar de tias, sogras, extras... porque se for o meu amor digo: "Fuck you!!" a brincar claro!
ResponderExcluirA verdade é que os homens gastam muita louça a cozinhar e se a lavarem muita água!
Mas sim, dividimos irmãmente as taredas, nem que seja no eu cozinho e ele lava.
Mas neste tema concordo! Quem é que não sabe cozinhar ou no máximo remediar-se sem ter que gastar balúrdios em comida já feita ou restaurantes? naaa... desculpas.
Concordo contigo. Fica bem uma mulher saber cozinhar. Não precisa de ser uma grande cozinheira, nem uma chef com estrelas Michelin, basta que seja desenrascada na cozinha. Lá está: tentativa-erro. Se falhar na primeira tentativa,acerta na segunda (ou na centésima), o importante é mostrar interesse. Mas uma mulher não deve cozinhar apenas para agradar ao homem. Deve cozinhar por ela própria.
ResponderExcluir(Claro que um homem que saiba cozinhar, torna-se muito interessante) :)
Mais ou menos.
ResponderExcluirAcho que quer eles quer elas se devem esforcar para fazer qqer coisa comestivel, para se kiserem fazer alguma comida boa para o outro, ou mesmo para os amigos.
Agora ha pessoas q pura e simplesmente nao gostam de passar muito tempo na cozinha, eu pessoalmente nao gosto. o que nao sabia fazer fui aprendendo com o tempo. cozinhar a dois e giro, cozinhar uma coisinha melhor de vez em kdo tb e giro. Passar horas na cozinha a inventar pratos novos... nao e para mim.
Boas.
ResponderExcluirA minha aventura pela cozinha começou diria começou um pouco tarde. Ainda hoje me lembro dos primeiros pratos e das aventuras nos tachos.
Hoje compartilho a cozinha e também vou dando as minhas cartas. Claro que aprendi a cozinhar por observação!! O menu já é alargado...
Quem sabe um dias destes já tenha uma carreira alternativa.
Nada melhor que um jantar demorado e uma bela de uma garrafa fresquinha,
DC
Pois eu, com quase 29 anos só aprendi a cozinhar ha uns 6 meses. Nunca tive vergonha de não o fazer e nunca precisei. Sai da casa dos papas que mo faziam para casa da amiga que mo fazia com a mesma mestria. Entretanto, mudei-me e tive que aprender se queria comer qualquer coisa de jeito. Cozinho muito bem, nunca me faltou a mão em nada, felizmente. Qualquer pessoa que saiba ler uma receita e que tenha alguma criatividade faz, não ha ciencia. Agora, se nao precisamos para quê fazer? Faz-me confusao estes tipo de ideias pre concebidas e dizerem que eles só atrapalham na cozinha, para mim é so estrategia deles para nao o fazerem. Eu comia tudo com cara de aquilo estar maravilhoso até ele começar a fazer bem para comer bem lol. :)
ResponderExcluirOra eu cá sou mulher e não, não sei cozinhar. E não me faz confusão, porque simplesmente não gosto de cozinhar. Nem tão pouco quero aprender, porque não me sinto minimamente entusiasmada quando me tentam ensinar. E não é porque sou uma entusiasta da emancipação... é mesmo só porque não gosto. A uns dão prazer, a outros não.
ResponderExcluirOh Minha Nossa, que post descabido.
ResponderExcluirEu acho que não é não gosto de cozinhar, eu não gosto mesmo é o depois do jantar e pela noite dentro. Na manhã seguinte é uma quinquilharia de tachos, pratos, talheres, chavenas, copos, taças, tacinhas, fogão/forno sujo,chão pegajoso e por aí fora. Não era muito mais simpatico ser tudo descartavel, claro que era, para mim, deve até ficar mais barato que fazer maquinas de louça.
ResponderExcluirEu cozinho pouco.
ResponderExcluirTenho um marido que é um Ás na cozinha e mete, muito desses ditos Cozinheiros que aparecem aí nos jetses a um canto.
A sorte é que a gordura não quer nada comigo, senão teria para aí uns 500kg, eheheheh.
Aprendi a cozinhar com o meu pai,gosto muito de cozinhar e concordo que é ridiculo uma mulher não saber todos devem saber.
ResponderExcluirSe conheces o nosso blogue sabes porque escrevo isto:
ResponderExcluirnão há nada melhor do que saber cozinhar mas ter alguém que cozinhe melhor e que goste mais!
Neste caso, ele!
Já agora, espreita-nos :)
www.lesbonsvivantsblog.blogspot.com
eu também acho que fica muito bem a uma mulher saber cozinhar. Longe de estereótipos e de "obrigações", acho que todas deviam sabê-lo, nem que fosse por uma questão de sobrevivência, tal como muitos homens.
ResponderExcluirMas em que seculo é que estamos? que uma mulher ou um homem gostem de cozinhar, que gostem de aprender coisas novas e se perder pelos meandros da gastronomia, tudo bem. Agora que fica bem a uma mulher saber cozinhar, que ela tem que saber agradar ao seu homem ??
ResponderExcluirUma mulher (e um homem) devem tratar bem um do outro, e isso pode ser feito de muitas formas, e se a mulher escolhe que uma dessas formas é pelo estomago, tudo bem, mas é uma escolha nao é uma obrigaçao, é uma oferta, e uma oferta faz-se com o coraçao inteiro.
Eu gosto e sei cozinhar porque quero, nao porque tem que ser ou porque aqueço a barriguinha a alguns homens, e quando o faço é por prazer nao julgando as mulheres que nao o fazem. Só faltava mais essa,o amor das pessoas ser medido pelo seu talento com tachos.
abraços
2w