26.3.12

Espanta-me, mesmo.

Ver miúdas que metem na cabeça que são gordas a toda à força e fazem como esta, que vivia à base de coca-cola diet, pastilhas e café.Mil vezes mais cheínha e saudável, que panca é esta com a magreza excessiva?
Há tempos deparei-me com um blog - que nem vou colocar aqui de tão escandaloso que é - de uma miúda de 15 anos que relatava o seu dia-a-dia de dieta, o ódio a si mesma, as mentiras, o esconder dos pais e da família, os pedidos rídiculos de atenção, o provocar o vómito, entre outros detalhes, tudo num registo completamente surreal que me revolveu literalmente o estômago.
A frieza com que dizia que odiava a família por se preocuparem com ela, por quererem incutir-lhe hábitos alimentares saudáveis...era completamente doentio.
E como essa, há milhares.
Não culpo apenas as revistas, a sociedade que dá primazia a mulheres magríssimas, os pais ausentes, o bullying, a pressão dos pares, os problemas de auto-estima.
Culpo isso tudo. Porque não consigo compreender como é que se deita fora a vida assim.

12 comentários:

  1. É assustador! Há uns tempos atrás estava com uns amigos que trabalham na área da saúde e estávamos exactamente a falar sobre o assunto.Por que é uma patologia,presumo que psiquiátrica não sei bem, em que as miúdas têm mesmo uma alteração da percepção da realidade. Isto é...quando nós vemos um corpo esquelético, elas vêm mesmo um corpo cheiinho! Ou seja os olhos delas não vêm o mesmo que os "nossos", se é que isto se pode explicar assim... é assustador!

    ResponderExcluir
  2. Eu espantei-me com uma que desde os dois anos de idade (sim, 2!!) vive viciada em comer apenas nuggets de frango do Mac! Enfim...

    Sinceramente, acho essas atitudes do "Estou gorda!" completamente normais e pelos vários factores que enumeraste! O que há-de pensar uma miúda que vai correr uma série de lojas à procura de roupa, quando chega à conclusão que para entrar no que quer que seja não pode ter rabo, ancas, barriga, mamas, NADA??
    Se eu com 25 anos, 1.56m e 50Kg, chego a uma loja e me sinto gorda por olhar para tudo quanto é calças e ver que aquilo só me serve nas orelhas e pensar que devia ter uns 40Kg para entrar nelas, imagino uma miúda de 15 anos sem tino na cabeça...

    É ridículo! Como se a magreza fosse sexy... enfim...

    ResponderExcluir
  3. Essas situações não são nada mais, nada menos, que patologias do foro psiquiátrico, que necessitam ser tratadas. Nesses casos, os pais têm de estar atentos e não ceder aos caprichos e chantagens emocionais dos filhos. Ceder é protelar a doença, que é bem grave, por sinal.

    E hoje em dia, já se começa a ver muito rapazinho assim. E quem alimente esta mania das magrezas excessivas são em grande parte as lojas de roupa. Basta ir a uma Zara ou a uma Massimo Dutti e vejo lá calças com uma cintura que não percebo como é que há homens que cabem ali.

    ResponderExcluir
  4. Há muitos blogs desses e são horriveis.Mas- e sei do que falo, infelizmente-chega-se a uma altura em que perder peso não tem nada a ver com a figura, tem a ver com um poder e adrenalina que se sente. Eu também escrevi um post deste genero ha coisa de uns 6 anos...mal sabia eu que ía roçar este mundo que tanto nojo me metia...Enquanto as pessoas acharem que tem a ver só com o espelho (começa por aí) essa doença nunca vai ter cura.

    ResponderExcluir
  5. Rosa Cueca,

    Este post nem parece teu. Como é que queres tentar compreender a cabeça duma pessoa que está doente.....da cabeça? Essas pessoas não se regem pela mesma "lógica" que tu e eu, portanto não podes aplicar o mesmo raciocínio.

    Quando uma pessoa tem uma dessas doenças ela acha mesmo que está gorda. Olha para ela própria ao espelho e vê uma pessoa gorda, deformada, triste e sente que não vale nada.

    ResponderExcluir
  6. A culpa e da sociedade, do prototipo que estabelecemos de beleza. A adolescencia e tramada e os miudos conseguem ser extremamente crueis e dizer coisas que magoam. Resultado: quem nao tiver personalidade forte para aguentar e perceber o que e beleza, da nisto.
    e sao cada vez mais as miudas que fazem isto. E muito psicologico e nao saber perceber que beleza esta dentro de nos e que claramente saude e mais importante

    ResponderExcluir
  7. Bom é um facto que este tipo de doença tem efectivamente, a agravante do meio exterior ( sociedade, escola, etc.). Mas a propenção genética que estas pessoas têm é realmente verdadeira. Tal como a esquizofrenia, a psicose e outras doenças do foro psico-comportamental são doenças que já vêm numa história familiar.
    Mas outro facto ainda é alguns erros que efectivamente os pais comentem, há pais muito mauzinhos, que colocam uma pressão horrivel aos filhos quando estão naquela idade da fome a toda a hora (8-9 anos) e dizem "olha que vais ficar gorda" "ja viste a fulana de tal? É bem mais magra que tu" "um dia não ha roupa que te sirva"...Mas para algo assim acontecer é porque temos país muito mais preocupados em descansar quando chegam a casa e não ligam patavina aos filhos. As raparigas, obviamente são mais susceptiveis, pela descarga hormonal que são sujeitas mais cedo, sendo a sua personalidade muito mais moldável e susceptivel a tanta influencia externa.
    Enfim, e tratá-las é algo efectivamente frustrante. É vê-las auto destruirem-se...:\

    ResponderExcluir
  8. Ninguem gosta de Gordas/Gordos.
    A sociedade rejeita-os e o pessoal obviamente defende-se, nem sempre da melhor forma.

    PicaretaFalante

    ResponderExcluir
  9. É verdade que até os numeros de roupa estao alterados, eu ha uns anos atras vestia 36 (ja nao , nem pensar )mas sempre tive ancas
    e ombros largos com cintura fina,
    ainda tenho roupa dessa epoca (com fé que um dia a volte a usar, ).
    Pois agora qundo vou a qq loja e vejo numeros 36, aquilo nem tem a largura dos meus tornozelos.
    Era impossivel mesmo que eu perdesse todo o peso do mundo que os ossos das minhas ancas entrassem naquelas calças.
    Eu acho que eles andam a poupar no tecido em todos os numeros, e assim fazem render mais o material.
    A serio que acho.

    2w

    ResponderExcluir
  10. É verdade, Cueca! O meu trabalho de final de curso foi sobre o Culto do Corpo e, na altura, enquanto fazia investigação encontrei diversos sites onde ensinavam a melhor de induzir o vómito, como esconder dos familiares que não comiam... enfim, coisas mesmo arrepiantes! Mas a verdade é que vivemos numa sociedade em que o culto do corpo é, muitas vezes, levado ao extremo e onde a aparência física é mais importante do que a personalidade, os valores... Por isso é que é importante termos valores, personalidade e gostarmos de nós mesmos como somos... Se nós não gostarmos, quem gostará?!

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente muita culpa é da comunicação social. Impingem-nos a ideia que o que é certo é ter 40 kg, transmitem uma ideia de beleza completamente disfuncional.

    ResponderExcluir