12.12.11

A Bimby

Confesso que é coisa que dispenso.
Pessoalmente gosto de andar ali de volta dos tachos, sentir o fumegar, tratar de cada processo, dedicar-me ao que estou a fazer, prestando-lhe atenção.
Uma coisa é um robot de cozinha: dá sempre jeito ter algo que corte por nós como se não houvesse amanhã em 4s. Ou uma máquina que amasse o pão caseiro. Ou que me faça uns suminhos naturais xuxu.
Mas de resto confesso sentir alguma implicação psicossomática com a Bimby. É que a comida parece-me menos "de casa". Não me sabe ao mesmo.
Chamem-me antiquada, mas eu cá sou mulher de colher de pau.

32 comentários:

  1. Sinto a mesma coisa em relação à máquina. Além disso, sempre que como comida feita na máquina, as coisas parecem-me papa.

    Aparentemente é óptima para reduzir coisas a pó e picar, dou-lhe o crédito por isso, pronto.

    ResponderExcluir
  2. Nem de propósito, comprei uma ontem e 5 minutos antes de abrir o teu blog, estava a comentar com a minha colega do lado que fiz a melhor sopa de courgetes da minha vida!
    Primeiro estranha-se... :)

    ResponderExcluir
  3. "...mas eu cá sou mulher de colher de pau."

    Sabes que esta frase pode ser retirada do contexto com alguma facilidade, não sabes? lol

    ResponderExcluir
  4. sou exactamente da mesma opinião!
    Dá gosto estar na cozinha e ver como as coisas se fazem aos poucos.
    A bimby é incapaz de fazer comidinhas caseiras!
    Até acredito que faça um bom leite creme e coisas que tais... mais do que isso não!

    ResponderExcluir
  5. hummm... mas já comeste comida feita na Bimby? É que sabe ao mesmo. É homemade, mas com menos esforço! E vou, por ex, deixo a sopa a fazer e vou dar banho à bébé! Não me preocupo com timmings, e posso fazer o prato e acompanhamento ao mm tempo, sem sujar mais do que a mesma "panela". Não sejas tão céptica. Eu adooooro cozinhar e continuo a fazê-lo, mas com mais tempo para outras coisas...

    ResponderExcluir
  6. Não digo que aquilo não seja óptimo e maravilhoso, útil e tal e coiso, mas não é para mim.

    ResponderExcluir
  7. Mas olha que a comidinha é tal como alguém diz, caseira, e as sopas então são deliciosas.

    ResponderExcluir
  8. Sou da mesma opinião.
    Nunca utilizei, nem sequer provei comida feita lá. Mas parece-me um processo demasiado mecanizado e industrial...hum...não me cativa.
    Prefiro definitivamente uma colher de pau ;)

    ResponderExcluir
  9. É pá, nunca comi comida feita lá. Sempre pensei que fosse igual. E acho que deve ser útil e todas as coisas maravilhosas que dizem dela. Mas é cara para raio!
    E por muito boa que seja não deixa de ser uma panela! Uma panela que custa 1000€!

    ResponderExcluir
  10. Melhor que a Bimby só mesmo, um marido que cozinha para nós.
    O meu gosta de cozinhar, eu deixo e é menos uma preocupação diária.
    Três beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Nunca vi uma Bimby, nunca comi comida da Bimby e nunca irei dispensar a comida maravilhosa que a minha mãe faz pela comida "artificial" da super Bimby!

    ResponderExcluir
  12. Nunca vi uma Bimby, nunca comi comida da Bimby e nunca irei dispensar a comida maravilhosa que a minha mãe faz pela comida "artificial" da super Bimby!

    ResponderExcluir
  13. Curioso. Nunca vi um Bimby nunca comi comida da Bimby, mas não gosto pq é artificial. A minha filha tb não gosta de muita coisa até provar. Nenhum dos argumentos que li se baseia na experiência em cozinhar com a Bimby. Se é útil termos um máquina para cortar ou para fazer uns sumos ou para amassar um pão então é útil termos uma Bimby pq faz exatamente isso e muito mais, sopas e/ou cremes então nem se fala. De resto trabalhar com a bimby é iguala trabalhar com outras "panelas", a comida é tão caseira e com o mesmo sabor. Nunca fiz bolos na minha vida, nos últimos 15 dias experimentei dois na bimby muito básicos para ver como corria pois devo dizer que ficaram deliciosos e sim sabiam a caseiros pq tive de os cozer no forno.

    ResponderExcluir
  14. A patroa tem exactamente a mesma opinião que tu. Um electrodoméstico que a ajude, sim (ela gosta, em particular, de um robot de cozinha da Kenwood, que eu não faço ideia como se chama ou o que faz), mas de resto, quer ser ela a aprender a ser uma "Masterchef".

    ResponderExcluir
  15. A Bimby é um tacho com uma lâmina! Não é nada de estupidamente tecnológico que não permita perceber qual o processo que se passa lá dentro.
    Dá jeito? Dá. É imprescindível? Não! Principalmente se a pessoa gostar de cozinhar e não se importar com todas aquelas etapas mais chatas e menos criativas (picar, ralar, pesar, etc).
    Se gosto da minha? Gosto muito mas, volto a dizer, não a considero imprescindível!

    ResponderExcluir
  16. Há dias fui jantar a casa de uma amiga, que enquanto cozinhava olhou para mim e disse: e que tal leite-creme para a sobremesa?
    Eu fiquei fascinada com a simplicidade e rapidez com que ela fez aquilo na bimby. Ah e tal sim senhora, isto afinal se calhar até me convence.
    pois... mas só até ter provado. Sabia ao leite-creme instantaneo. Claramente não é a mesma coisa!

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho uma máquina de fazer arroz e que cozinha a vapor que ainda está empacotada. Sofro do mesmo mal que tu! Bj

    ResponderExcluir
  18. Agora já estou mais contente contigo porque já estás a ser mais responsável, como uma mulher se quer.
    A BimbY só serve para essas mulheres que não dobram a espinha para nada e pensam que as coisas vêm sem trabalho e sem a gente se esforçar.
    Fazes muito bem em não ligares à Bimby e fazeres tu a comidinha e cozeres o pão que Nosso Senhor Lá em cima regozija-se com o teu esforço e vai levar isso em conta para atenuar os teus pecados passados.
    Deixa lá falarem as tuas amigas que são umas mulheres que não sabem o que é trabalho, e por isso só sabem gastar o que o marido se esfalva para o ganhar. Vais ver que até são essas gajas que votaram para a saída da Susana Mamalhuda, vais ver.
    É por isso que este país não anda para a frente e a gente boa como tu e como eu temos de amargar pelas incompetências de mulheres como elas.
    Fica bem e que sempre esses bons propósitos se mantenham, porque nada há de mais congratulante do que a gente comer o pãozinho amassado com o suor do nosso rosto.
    Deus te abençoe que agora já vou rezar por ti até com mais fervor

    ResponderExcluir
  19. Se fosse mais barata, já tinha comprado uma.
    O que mais me agrada na dita é o facto das coisas sairem sempre iguais. Quando faço algo, é quase uma lotaria.. Umas vezes sai muito bem, outras malzito. Ali sai sempre "bem".
    Outra vantagem é o facto de eu saber fazer bacalhau com natas mas não saber fazer sopa. A viver sozinho, convinha variar um pouco. (e evitar os congelados)

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto de cozinhar, mas quem me tira a Bimby tira-me tudo ahah
    É claro que nem todas as coisas que lá se fazem são boas, mas é uma grande ajuda.

    ResponderExcluir
  21. Concordo. Adoro a minha menina com as mãos a cheirar a alho, ou com a roupa a cheirar a peixe frito. És um miminho :)

    ResponderExcluir
  22. Parece-me que antes de falarem, deviam, pelo menos, experimentar.
    Também tinha a mesma ideia, mas assim que provei comida feita na Bimby, mudei de opinião.

    Recentemente assisti a uma demonstração e confesso que superou as minhas expectativas. Tive oportunidade de provar a melhor limonada de todos os tempos. O sumo? Maravilhoso. Custa bem menos que qualquer sumo de supermercado e é mais saudável. Para prato principal escolhi Bacalhau com Natas e estava absolutamente delicioso.

    A comida não é artificial nem industrial, porque os ingredientes usados são os mesmos que se usariam se utilizassem o fogão.

    Vantagens? Imensas. Mas o facto de não ter tachos e panelas para esfregar é do melhor.

    Não critico quem gosta de todo o processo de confecionar um prato (tomara eu ter esse gosto), mas antes de criticarem, experimentem.

    ResponderExcluir
  23. Rosa Cuequinha, ainda bem que ainda há mulheres assim! :)

    ResponderExcluir
  24. Bom, já aqui vi muitas opiniões em relação à Bimby, cada um tem direito à sua opinião, e isso não critico. No entanto, é de ressalvar que a Bimby não é para quem não gosta de cozinhar ou para quem não sabia cozinhar, se alguém comprou a Bimby por esse motivo está a subvalorizá-la. Quase todos os grandes chefs de cozinha têm uma Bimby, ou um robot de cozinha. Li aí algures num comentário que não precisava da Bimby porque queria realmente ser um "masterchef". Vê o programa? Eles usam Bimbys. :)

    Por outro lado não a acho nada industrial, pelo contrário. A comida é super caseira e do mais saudável que há. Por exemplo: deixei de comprar molho bechamel cheio de conservantes e passei a fazê-lo eu. Iogurtes? Não compro. Faço-os. Croquetes congelados? Nem pensar. Rissóis? Uff. Deixando de falar de "coisas calóricas", e um peixinho ao vapor? As sopas? Ah, e o leite creme que se falou também por aí...hm...o meu leite creme que faço na Bimby não sabe a instantâneo, sabe ao que a minha avó faz. Talvez tenha utilizado os ingredientes errados, também tem influência.

    Atenção, não sou nenhuma vendedora de Bimbys, só acho que as opiniões devem ter fundamento, não digam desta água não beberei. Para mim, cozinhar não seria a mesma coisa sem a minha Bimby, adoro cozinhar e a Bimby permite potenciar este gosto!

    Beijinhos! :)

    ResponderExcluir
  25. Penso o mesmo que tu. Portanto imagina o meu desgosto quando a minha mãe, que é uma cozinheira maravilhosa, que tem sempre nãoseiquantos tachos ao lume e ainda um bolo no forno comprou uma, o ano passado. A mulher ficou louca por aquilo. E ainda pensei "ah, isto é como as crianças, uma semana e já se farta do brinquedo novo". My mistake. Ainda não lhe passou! Às vezes, chega a casa, eu cozinhei qualquer coisa (à moda old school) e ela diz-me: "porque é que não picaste a cebola na Bimby? Tinha ficado melhor. E eram só 7segundos na velocidade X". E eu digo "porque o tempo que ia demorar a ir às instruções, a ligar a máquina, a pôr aquilo a funcionar correctamente sem estragar nada é o mesmo tempo que demoro a picar a cebola à mãe". E pronto, ela faz-me sentir que eu é que sou a mãe - que não se converte às modernices - e que ela é que é a filha -.-'

    ResponderExcluir
  26. Já comi comida da Bimby e continuo a achar que a comidinha feita pela forma tradicional sai melhor. Mais a mais eu achei que aquilo era uma supermáquina e que não tínhamos que descascar as batatas nem as cebolas nem nada..quando me apercebi que ia ter o mesmo trabalho e a comida não me sabia tão bem... a única coisa que gostei mesmo foi da maquineta fazer umas caipirinhas e uns mojitos porreiros, ainda assim aquilo são quantidades reduzidas..

    ResponderExcluir
  27. Aliás, o teu post e o comentário que deixei inspiraram-me pra fazer um post x) Não te importas?

    ResponderExcluir
  28. Abaixo a bimby! Long live colher de pau!! :D

    ResponderExcluir
  29. Eu também nunca comi nada feito na bimby, e apesar de ouvir maravilhas...concordo contigo. Além disso, as "sopas maravilhosas" também existem se forem feitas de modo tradicional. É disparatadamente cara e uma sopa não demora assim tanto tempo a fazer na minha panelita de pressão. E fica igualmente maravilhosa.

    ResponderExcluir
  30. A mim ofereceram-me uma e digo desde já que não a comprava por achar um disparate de dinheiro. Mas faz-me confusão falarem mal (ou pelo menos tão ferverosamente) sobre uma maquineta. Será que há 40 anos atrás também falaram assim da varinha mágica ou da "1,2,3"? E o que dizer do fogão? Comidinha em fogão a lenha é que é boa! E saindo da cozinha, será que a roupa lavada à mão não fica melhor? Enfim, eu olho para aquilo e vejo um auxiliar de cozinha como tantos outros. Demasiado caro, demasiado valorizado por uns e demasiado desdenhado por outros. Não subsitui quem cozinha nem por sombras, só dá uma ajuda em algumas tarefas.

    ResponderExcluir