24.5.11

Oferecer flores?

Um caro/a anónimo/a pediu-me para dizer o que eu achava sobre oferecer flores.

Bem, qualquer mulher gosta de receber flores, mas, como em tudo, o que importa é o significado.
Ou seja, primeiramente o que conta é quem as oferece e por que motivo.

Na lista dos motivos temos:
a) para mostrar o que se sente
b) para pedir desculpa
c) para comemorar uma data especial

Para mim, todos os motivos que não sejam o primeiro ou o último não têm grande relevância.
Se a pessoa errou, há outras formas mais genuínas de pedir desculpa. Não custa nada ir comprar umas flores e mandar para o trabalho da moça na esperança que isso resolva tudo instantaneamente. Mesmo que ele tenha sido um grande parvo, não são as flores que me vão fazer pensar "ahh espera lá, que o moço errou, fez-me trinta por uma linha, mas vale a pena porque gastou uma pipa de massa num bouquet gigantesco". O que faz valer a pena são milhares de outras coisas, inclusivamente saber falar sobre quaisquer problemas que tenham. Comigo pelo menos funciona assim.

Conto pelos dedos das mãos as vezes que recebi flores. Confesso que não sou daquelas que semana sim, semana não tem um admirador secreto. Eu não ligo muito - poderiam ser flores, como qualquer outra coisa, desde que mostrasse que a pessoa se lembrou de mim e quis fazer algo que sabia que me deixaria contente.

De qualquer forma, fica a dica: rosas vermelhas já não está a dar. Há quem goste, eu simplesmente acho outras flores menos cliché e mostra que puseram tempo e esforço a pensar nisso. Mas isto e a minha opinião.

20 comentários:

  1. eu pessoalmente gosto mais de rosas brancas ;)

    ResponderExcluir
  2. As rosas vermelhas para alem de serem já um grande cliché, pessoalmente não as acho nada bonitas. Umas tulipas ou peónias são tão mais bonitas :)

    ResponderExcluir
  3. Por acaso não tenho o hábito de oferecer flores. Só o faço com um propósito muito especifico.

    ResponderExcluir
  4. Jedi: saltar-lhe em cima? lol

    ResponderExcluir
  5. Eu não gosto nada de flores. :/

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito de flores, mas quem se lembra de me oferecer um ramo delas tem como agradecimento uma boa dose de espirros... Mais vale oferecer chocolates :)

    ResponderExcluir
  7. Não queria ser tão directo, mas esse acaba sempre por ser um propósito que qualquer gajo quer de qualquer gaja...loooool

    ResponderExcluir
  8. Diz-me onde estás e enviarei para ti e para o Dexter...e para o(a) mais recente futuro(a) blogger...Flor de pessegueiro...pois o seu significado é o que desejo para ambos...

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde.
    Gosto de flores, e eu mesmo cuido de algumas nos meus canteiros, mas gosto porque alguém gostava delas e tratava-as com desvelo, não porque verdadeiramente lhes atribua qualquer significado mais específico.
    Nunca ofereci flores na minha vida, nem vejo por que um ramo possa ter grande significado.
    Pedir desculpa? Dou-lhe uma rosa e tudo passou? Vai esquecer e logo já vamos aos beijinhos para a cama?
    Pode ser que funcione com algumas mulheres, não sei. Com a que conheci, não.
    Dou-te estas rosas como símbolo do meu amor, que é assim a modos de: és burra e com isto já esqueces as tratantadas que te fiz. Pois não vês a força do meu amor? o alcance do meu desmesurado sentimento?
    O que está por detrás duma oferta florida? Sentimentos? E...sinceridade? Está-lhe associada?
    Pode-se responder, por ex: ah, mas é uma prova de compromisso.
    Compromissos? Esses de nada valem quando os não ditam a consciência.
    Nunca lhe ofereci flores, mas tirava-lhe o aspirador das mãos para o utilizar eu, tirava-lhe os sacos para os carregar eu, tirava-a da cozinha para a limpar eu e não era só ela quem se levantava de noite para acalmar a menina que chorava.
    Não vejo o que possa dizer uma flor ofertada a uma mulher.

    ResponderExcluir
  10. OCorvo, uma flor não é em si um grande gesto de amor. É simbólico, acredito eu, mas há milhares de outras coisas mais interessantes para oferecer a uma mulher e que não passam pelo que se pode comprar ;).
    Os gestos do dia-a-dia têm a sua importância, é pena que muitas vezes passem a ser vistos como comportamento habitual, ao invés de gestos de carinho que devem ser reconhecidos e correspondidos.

    ResponderExcluir
  11. Exactamente, Rosa Cueca! Exactamente isso!
    Uma flor não define nada. E quantas vezes por detrás dessa flor ofertada não se esconde um sentimento menos verdadeiro?
    À mulher que se ama oferece-se exactamente o que disse. Aquilo que nenhum dinheiro compra.

    ResponderExcluir
  12. Eu sou o anonimo que pediu para se falar de flores.
    Rosa cueca, voces mulheres nao podem pensar que o proposito de um homem oferecer flores é só saltar-vos em cima.No meu caso (eu e ela estamos na fase de saber se vai acontecer alguma coisa) lembrei-me de oferecer porque a rapariga tinha-me dito exactamente o tipo de flor que mais gostava, e assim aproveitei.Foi para lhe dizer de um modo diferente, mais romantico, que gosto dela.

    Essa de acharem que as flores sao smp manipulaçao para vos saltar-vos em cima, parece que voces acham que os homens acham as mulheres burras para "cairem" assim.Leiam outra vez lol.

    Mas nao pensem logo que so queremos sexo para a estatistica.Alguns sao assim mas acho qe a maioria quer sexo, caricias, miminhos, em suma, tudo o que voces querem.=)

    Ahh, e eu acho que oferecer flores nao quer dizer que queremos ser o marido dela para a vida. Quer dizer simplesmente que naquele momento gostamos dela.Pelo menos é assim que penso.

    ResponderExcluir
  13. Anónimo, eu quando disse aquilo ao Jedi foi mesmo dirigido a ele, em tom de brincadeira, não era uma constatação geral.
    O que eu quis dizer é que o acto de oferecer flores é uma de muitas formas de mostrarmos a alguém que gostamos - pelo menos é o que eu, pessoalmente, valorizo.
    Além disso, tudo o que vem do coração não tem meio de ser mais ou menos certo ;)

    ResponderExcluir
  14. Pois eu adoro flores e fico muito feliz com girassóis daqueles grandes.

    ResponderExcluir
  15. Feliz Aniversário Cuequinha :D

    ResponderExcluir
  16. Parabéns! Já vi no blog do teu esposo que comemoras 26 primaveras :)ai que declarações lindas tu recebes mulher...

    ResponderExcluir
  17. Sim, estou totalmente de acordo ctg cuequinha.Já agr, parece que fazes anos hj, mts parabens!=)

    Anonimo das flores

    ResponderExcluir
  18. " Confesso que não sou daquelas que semana sim, semana não tem um admirador secreto."

    Y U NO WRITE CLEAR?

    ;D

    ResponderExcluir
  19. Um razão muito especial para oferecer flores é em datas especiais.

    Hoje ao que parece é uma data especial. Muitas flores ti Rosinha.
    DC

    ResponderExcluir
  20. Oferecer flores para pedir desculpa, só revela uma coisa: falta de carácter.

    ResponderExcluir