1.12.09

se eu escolhesse uma personagem...

...escolhia ser a narradora.
Mais do que viver a história de um lado ou de outro, queria a benesse da omnipresença.
De entender tudo, nem que fosse só no final, de compreender as acções, de saber o que se passou, de onde vêm aquelas pessoas, no que é que pensam quando deitam a cabeça na almofada ao fim do dia.
Se a história ficou por ali, se vai haver uma sequela, entender as palavras ditas e as que ficaram por dizer.

E vocês, se pudessem ser uma figura de um livro, quem escolhiam?


28 comentários:

  1. João da Ega d'Os Maias! Pensador, boémio, viajante, amante.

    ResponderExcluir
  2. a Alice ... do "Continuando assim..." de Teresa Queiroz

    loool

    bj teresa

    ResponderExcluir
  3. Acho que deve ser a primeira vez que leio um post teu com o qual não me identifico.
    São tantas as personagens que eu gostava de ser, tantas as histórias para viver e embora perceba que o narrador é quase como o deus que tudo sabe, é o único que não vive... e mil vezes ser o tolo iludido, a donzela desfeita de amor, o louco queimado na fogueira ou até mesmo o vilão,que passar por uma história, ver, saber, compreender e não sofrer, não sorrir...

    De qualquer forma, ideia muito interessante.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Bien...Penso que seria o Soldadinho de Chumbo...

    ResponderExcluir
  5. deusa CUECA!

    seria aquilo que nunca fui, aquilo que nunca serei!

    ResponderExcluir
  6. A Bodicea do livro Garota do Milénio. Ou a Holly do Breakfast at Tiffany's! :)

    ResponderExcluir
  7. Também escolhia ser a narradora. Ter o "poder" de conhecer todas as características e sentimentos das personagens. :)

    **

    ResponderExcluir
  8. Eui gostaria de ser aquela que no fim da história tem um final feliz ;)

    ResponderExcluir
  9. Tiago, engraçado que eu por acaso pensei logo nos Maias quando fiz o post ;)

    continuando assim, ainda não li..

    Aprendiz, se calhar é porque ando escaldada...concordo que acaba por ser melhor viver uma personagem, mas acho interessante ter o poder de tudo saber (afinal os livros também servem para podermos sentir que fazemos coisas que na vida real não fazemos..)

    WK, tão natalício :') a tua bailarina?

    Salsa, Deusa Cueca agrada-me. Gosto, gosto. lol

    Laetitia, boas escolhas ;)

    Zaahirah, :) somos umas cuscas, a bem ver hehe

    Suspiro, admito que eu também ;)

    ResponderExcluir
  10. O Mikael Blömqvist, da saga Millenium :p

    Não sei pq mas simpatizo com o gajo.

    ResponderExcluir
  11. Dexter, também gosta de uma boa investigação é? ;)

    ResponderExcluir
  12. Eu gostava de ser o Batman (BD também conta não é?), acho que me identifico com essa personagem, acho que compreendo o morcego... :p

    Se não fosse esse gostava de ser o Luís, aquele que comenta o blog da Rosa Cueca, esse tipo é um espectáculo lol

    Gostavas de ser a narradora? acho que não ias gostar. Olha o que é saberes como é a história e não poderes vivê-la, nem sair dela, estares sempre condenada aos bastidores, só para contar e ser ignorada, em detrimento de personagens sem segredos.

    Estás menina hoje, não?

    ResponderExcluir
  13. Epá... esta pergunta.. hummmm...
    Acho que seria mesmo coelho de Alice no País das Maravilhas. O gajo anda sempre atrasado.

    ResponderExcluir
  14. Miss, por acaso ando a ler a Alice agora...

    E Oh Rosa, ainda não leste o outro? Ai ai ai! ;)

    ResponderExcluir
  15. Antes de querer ser uma personagem, queria ser a autora. Desenhar as histórias das vidas das personagens, construí-las, traçar-lhes um final feliz, dar-lhes as emoções.

    ResponderExcluir
  16. Os narradores têm uma tonalidade um tanto ao quanto triste… parecem senhores(as) de um grande porte reflexivo, mas com tendência para entorpecerem os (próprios) desígnios de uma vida pensada. Quando o livro termina, pode ser tarde para assegurar uma presença noutro livro.

    ResponderExcluir
  17. Luís, depende do que queiras dizer por "estás menina". Menina sou todos os dias do ano last time I checked ;)

    Tiago, shame on me, ms ainda não. Pode ser que me ofereçam pelo natal (lol)

    Miss, queres é que te dê um relógio, não é?

    Pipoca, também não é mal pensado não senhora.

    JL, sempre tão enigmático o senhor, a falar abstractamente ;)

    ResponderExcluir
  18. Bem, vamos ver:
    24 anos dá ou devia dar = mulher;
    menos de 18 = pita
    24 menos 18 = menina

    Tu para mim és sempre uma senhora :p

    mas, percebeste o que quis dizer...

    ResponderExcluir
  19. eu cá gostava de ser uma vilã de qualquer livro
    lol.
    xoxo

    ResponderExcluir
  20. Hum abstracto...? (talvez, és capaz de ter razão) Mas olha… foi só a visão que tenho, da vida de um narrador(ra), algo que passa pela condenação à observação e enriquecimento teórico, sem direito à prática.

    ResponderExcluir
  21. A pequena sereia

    ResponderExcluir
  22. nao querendo copiar...mas também gostava de ser a narradora...participante.

    ResponderExcluir
  23. Uma daquelas que nao tendo o papel principal, faz toda a diferença na história. Ah, e adorava também ser uma vilã! lol

    ResponderExcluir
  24. A Cruella...adoro o modo como se veste ( e no fundo ela não é tão má como a pintam)

    ResponderExcluir
  25. Tenho um fraquinho pelo Ratatouille ( que n sei se está bem escrito).Deve ser por ele ser cozinheiro, e eu amar cozinhar...

    ResponderExcluir
  26. Identifico-me bastante com o Tomas d' "A Insustentável Leveza do Ser".

    ResponderExcluir
  27. Ai, adorei a pergunta. Mas depois de ler tantos livros, não consigo ficar-me por um. Lembro-me sempre do Alice. Bem, mas ficar-me-ia certamente por um livro solarengo, com final feliz :)

    ResponderExcluir