13.1.11

Pessoas que acham que deviam mesmo era ser médicas, mas se calhar tinha sido porreiro terminar a escolaridade obrigatória. Pelo menos.

Não me levem a mal (adoro colocar estas coisas, como se isso fosse reduzir o sentimento de ultraje contra a minha pessoa, adiante...), mas se há coisa que me leva às lágrimas é assistir às típicas Conversas de doenças por leigos.
Se vierem acompanhadas de sotaque das Beiras ainda me fazem mais feliz. Prato cheio mesmo é quando lançam estatísticas para o ar como verdades universais. Do género "toda a gente sabe que a doença emergente do ano 2010 foi a candidíase vaginal". Ou que "50% da população é afectada por extrofia da bexiga".
Hi-larious.

Primeiro, parece que toda a gente desenvolveu uma "saudável" obsessão pela medicina desde que há Internet. O auto-diagnóstico, então, fascina-me. Acho, aliás, que, pela lógica, já devo ter tido tudo que é cancro (ler câncaro).

Não há nada que me deixe mais descansada do que poupar os 60€ de uma consulta e ir antes a um pub aconselhar-me com o Alfredo, enquanto partilhamos umas vodkas - devo dizer que ele automaticamente exclui cirroses como diagnóstico, portanto "tá-se" e siga para bingo. Ou sueca. Que estas coisas falam-se melhor com as cartas em cima da mesa.

Eu tenho de fazer um esforço para me conter (serão problemas urológicos?!) e simplesmente não começar a ter delírios (não vá ser um edema cerebral) acerca da forma como, certamente, irei definhar numa cama de hospital a beber por uma palhinha e a piscar os olhos duas vezes para "sim" e uma para "não".

9 comentários:

  1. Adoro as conversetas de medicina caseira. As melhores que ouvi:

    - Tenho de ir fazer análises à tiroide.
    - Não me digas que tens tiroide?! Conheço uma amiga minha que tem e desde que isso lhe apareceu nunca mais foi a mesma!!


    - Estive tão doente que tiveram de me pôr um tubo que ia do nariz ao coração!

    ResponderExcluir
  2. LOOOOOOOOOOOOOL

    Cuidado com as "almorroidas" !!!

    ResponderExcluir
  3. O melhor é quando tens um sintoma qualquer e a vizinha do terceiro andar sabe EXACTAMENTE o que deves tomar. Isto porque ela já teve o mesmo e tomou "aquilo", "que é muito bom"!

    ResponderExcluir
  4. Acho que nunca ouvi nada tão bom como o gajo que aconselha o amigo, que tem um problema de intestinos, a fazer um teste de Papanicolau (ou lá como se escreve).

    Delicioso.

    ResponderExcluir
  5. Se tu te ris, nem imaginas eu. É dos meus passatempos favoritos ir a ouvir os disparates que se dizem por aí. Na verdade, nem sei pra que tirei um curso de Medicina de 6 anos: tenho a internet!, o que pra maioria das pessoas é quase a mesma coisa.

    "úlsuras", "diabretes", "sou cardíaca", "tomo a pila" --'

    ResponderExcluir
  6. Desde "vacinas contra o teto", a "a minha mãe tem a doença da alazaima" e o "ia morrendo inxoticada", há uma quantidade exagerada de pérolas que já pude assistir nas minhas viagens de autocarro.

    E ainda esta, que não tem haver com doenças, mas que me fez dar umas boas gargalhadas. Eram duas senhoras com os seus 70 anos. As duas no autocarro e vira-se uma para a outra.
    "Então ouvi dizer que a tua anda inchada?"
    e a outra "A minha anda inchada?"
    "SIM, ouvi dizer que a tua filha está prenha".
    É sempre bom ouvir isto.

    Bem, sou seguidora do teu blog à já algum tempo e gosto muito dos teus posts. Fica já aqui o meu primeiro comentário. :)

    ResponderExcluir
  7. Quanto à "vacina contra o teto", confirmo, uma vez que também já me passou pelos ouvidos, bem como a "pírula" e a mítica "veja-me lá a minha atenção sff".

    Mas melhor, melhor mesmo é quando se tem uma "tiróide nervosa", diz que é coisa para dar muitos problemas...

    ResponderExcluir