27.6.14

Estás a ver?! Porque isto é o nosso conceito, entendes!?

Não.
Não entendo porque carga de água agora os sítios são "in" e têm um "conceito" e são "contemporâneos" e "cool" e, por tudo isso, apinhados de gente e inflacionados. Gente que prefere passar o resto da semana a jantar massa com atum para meter uma foto nas redes sociais a dizer "sim, eu estive aqui", como que a dizer "abraçem-me socialmente", mas que choraminga aos pais ao telefone que precisa de uma transferência porque este mês "está difícil e acho que me vão cortar a luz".
Chateia-me a falta de prioridades, a falta de noção, este culto de que temos dinheiro para esta vida e, se não tivermos, vale a pena porquê?!
Chateia-me as férias no tudo-incluído e o desprezo do campismo, chateia-me 40€ por uma camisa da treta feita por meninos pouco maiores que o meu filho, porque usar roupa do ano passado está out. Chateia-me o "não meto aí os pés, a comida é boa, mas é um tasco, tem lá noção!" e o "viste o novo carro da X? Deve ganhar mesmo bem!".

Viver com o que temos. É assim tão difícil?

11 comentários:

  1. "Chateia-me as férias no tudo-incluído e o desprezo do campismo..."

    Uma não anula a outra. Campismo tem o seu lado divertido. O tudo incluído, também.

    ResponderExcluir
  2. Não é. Mas para a maior parte das pessoas é muito difícil porque tudo se vive de ilusões, de fachadas. As pessoas preferem indubitavelmente o parecer ao ser. Concordo com tudo menos com a parte do campismo ;) Prefiro não passar férias um ano, para juntar para ir para um local melhor no ano a seguir (foi o que fizemos com a Lua de Mel, não fomos para lado nenhum no ano passado). Mas sim, as pessoas não pensam, na sua grande maioria, desta forma.
    Excelente post.
    Ah, e abomino os sítios "in".

    ResponderExcluir
  3. O que quis ilustrar é que obviamente há soluções mais económicas que outras e, se temos realmente que repensar as nossas economias pessoais, vamos ter de prioritizar.
    O campismo é visto por muitos como o "horror" e o "para isso nem quero ter férias", mas é na verdade divertido e uma opção para quem quer gozar as férias, mas não tem muitos meios para o fazer.
    Não demonizem o campismo, se quisermos ser sucintos :P

    ResponderExcluir
  4. Puummbaaa! Incha lá, Mercado da Ribeira!
    "A comida é boa, mas é um tasco.." ? Mas alguém vê isto como sendo uma coisa má? Para mim, quando procuro sítios para jantar com amigos, esses são os dois principais critérios de escolha: a comida ser boa e ser um tasco! :P

    ResponderExcluir
  5. Este post voltou a lembrar-me de um episódio de família que assisti num sítio, que não vou dizer qual porque tenho medo de ser agredida!!! :D
    Bom, eram três pessoas, ou pessoinhas (duas mulheres e um homem), que entraram para lanchar. A mulher mais nova, com cara de poucos amigos, discutia tanto com o acompanhante (namorado talvez) que parecia que ia ter uma embolia cerebral a qualquer momento. Motivo da discussão? Um problema no smartphone que não a deixava tirar a foto do prato. A senhora mais velha, com cara de medo, certificava-se que o prato do lanche estava bonitinho e centrado, não fosse a piquena ter mais um surto.
    Ora, se fôssemos ler o blog dela, tenho a certeza que é a pessoa mais feliz do mundo, a mais realizada, que faz tudo e bem, que tem o namorado mais sexy, querido e compreensivo do universo, ahhh e mais, que aquela tarde tinha sido de sonho a lanchar num lugar "in" em Lisboa!
    Basta ser blogger para ser feliz!!!!

    ResponderExcluir
  6. Nao podia concordar mais, quem analizar os portugueses (alguns) por aquilo que "postam" nos blogs e nas redes socias, diria que somos um pais mais rico que a Alemanha!e mesmo isso Prioridades!

    ResponderExcluir
  7. A minha cozinha é muito in, tem comida da boa e se me apetecer tiro fotos ao prato e ainda vou fazer campismo para a varanda. A minha prioridade é não passar fome :p

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro campismo. E campismo selvagem, ainda mais. E tascas. E ambientes acolhedores. E gente simpática e simples. E passear e fotografar e sorrir. E por isso paga-se muito pouco, às vezes quase nada. E sabe muito bem!

    ResponderExcluir
  9. É dificil para algumas pessoas, sim. Principalmente para os mais novos, porque a pressão social é de facto enorme.
    Eu sempre tive prioridades diferentes, e de facto, sempre me foi dificil socializar.
    Ainda hoje, os meus amigos tem pelo menos mais 10 anos do que eu.

    ResponderExcluir
  10. Amei o post, disseste precisamente aquilo que tanta vez já pensei... durante toda a minha infância e adolescência acampei com a familly, uiii e que histórias, os primeiros 3 anos de férias com o gajo foram no parque camping férias de mil Fontes e que saudades jasuuus, e por último temos ido ao Algarve ficar na casita de um amigo que fica perto da praia, uma casinha simples mas centrada que ele faz a gentileza de alugar por preço de amigo.
    Contudo continuamos a tirar uns fins-de-semana para acampar porque adoro, e ca para mim acho até que fui feita numa tenda!

    Conheço bem esse que até créditos fazem para ir de férias, e depois andam o ano todo a comer atum.
    Há que saber estabelecer prioridades, e aproveitar as tantas coisas boas que o nosso país até tem e que não tem de ser caro.

    ResponderExcluir
  11. Ser e parecer. Dilema antigo.

    ResponderExcluir