25.7.12

Eu cá não entendo.

Como é que existem pessoas sempre felizes, sempre com mil projectos em mãos (os quais nunca vemos concretizar-se), sempre de bem com tudo.
Não julgo que seja pessimismo meu, acho que, como as pessoas normais, irrita-nos um pouco as pessoas excessivamente optimistas. Como irritam as excessivamente pessimistas e neuróticas.
Não consigo ter paciência para quem adora chuva e frio, mas adora sol e 40º também. Que vibra com loiros, ruivos e morenos, baixos, gordos, altos, magros, pequenos, grandes, de olhos azuis, castanhos, ou verdes. Que quando lhe perguntam a cor preferida, têm de responder: todas, enumerando sempre que a cor x representa sempre coisas positivas como amor, paz, alegria. Tudo é positivo. A toda a hora.
Não sou nada contra gostar das coisas, nem entusiasmar-se com a vida, nem ser feliz com o que se tem.
Acho é no mínimo estranho quem gosta de fazer os outros pensar que se pode ser sempre assim.
Não é. A minha teoria vai mais longe: pessoas assim são reptilianos. Humanos somos nós, os que se queixam da crise, mas dão graças por ter trabalho. Os que têm azares na vida, mas amigos para os compensar. Os que têm uma família que os ama e um patrão que os detesta. Os que estão ainda incompletos, mas permitem-se ser felizes a descobrir o que os motiva. Os que queriam mais 5 minutos de sono, mas depois sorriem por terem aproveitado tanto todo o dia.

18 comentários:

  1. Percebo o que queres dizer e sinto da mesma forma, isto é, não raras as vezes assola-me ao pensamento "Caraças.... Eu tenho dias tão m**d***s e o resto do mundo parece viver feliz e maravilhoso sempre, sempre e SEMPRE... Como é que será que isto se faz? Serei "incompetente"?". No entanto, encontro-lhes uma explicação (possível, pelo menos). Podem ser pessoas que, simplesmente, optam por não partilhar ou expôr aquilo que lhes corre menos bem. Apenas entendem ter algo a dizer quando esse "algo" é bom de ser dito. ... Não é mal pensado, digo eu.

    ResponderExcluir
  2. Tu conheces pessoas muito estranhas de facto...loool

    ResponderExcluir
  3. Até com as experiências negativas devemos de tirar o melhor partido. Tudo na vida tem duas faces há que saber vivê-las da melhor forma. Lamentar não ajuda, só deprime e atrai negativismo.
    Sim, podemos gostar de várias cores e formas, situçãoes e pessoas diferentes sem que com isso nos torne pessoas sem carácter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ser humano é naturalmente insatisfeito e é humanamente impossível estar sempre bem com tudo. Todos nós temos as nossas fraquezas, é parte do que nos torna especiais.

      Excluir
  4. Fizeste-me lembrar aquelas pessoas que quando lhes perguntamos se está tudo bem, respondem "sempre" é irritante.

    ResponderExcluir
  5. Tinha uma colega assim na faculdade e ainda hoje ela me irrita.

    ResponderExcluir
  6. Estou completamente de acordo contigo!

    ResponderExcluir
  7. Estou mais ou menos na onda da Kowalski: acho que maior parte dessas pessoas alinha na diapasão do "mais vale parecer do que ser", ou "sou candidata a Miss Mundo". A natureza humana é naturalmente insatisfeita, não compreendo como pode ser possível estar sempre satisfeito e feliz com tudo. Mas gostava de saber como fazer para ser assim, isso não posso negar.

    ResponderExcluir
  8. Quem diz, a toda a hora, que está tudo bem, que a vida é maravilhosa, que dão graças a Deus por estarem vivos, que gostam disto e também gostam de assado, são umas infelizes que se escondem sob essa capa. Quem, de facto, se sente bem, não precisa de o anunciar a toda a hora.

    ResponderExcluir
  9. Essas pessoas existem. Não acredito que não enham maus dias, penso é que decidem nunca lhes dar valor.
    Eu não consigo, assumo-me como uma pessimista do pior. Para mim o copo não está meio cheio, está é meio vazio e às tantas tem um furo.
    Também detesto aqueles que dizem que o mundo vai acabar amanhã, que hoje à tarde rebenta a III Guerra Mundial, que vamos estamos todos lixados.
    Para mim o meo termo é do melhor. Dou valor à coisas boas que tenho, mas não me esqueço daquelas que gostaria de ter (e não falo só em termos materiais), tal como tenho os meus dias não, os assim-assim e os bons como tudo.

    ResponderExcluir
  10. Mas existem verdadeiramente pessoas assim?

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. Só posso dizer "Amen" ao que escreveste.
    Pessoas com vidas reais não estão sempre em alta; sabem que "it´s ok not to feel (sometimes) ok!

    ResponderExcluir
  12. Como vos percebo. E a cuecquinha frisou um ou dois pontos interessantes, que é essa malta cheia de confiança, e "tudo bem", e "sabes como é, comigo sempre bem" é a malta das 437832782 ideias e projectos e que depois se perguntarmos já estão noutra e nem ousam falar do que não corre bem ou metem as culpas em alguem (pessoa ou instituição), e o que dizemos está sempre errado e depois e no final nós dizemos "mas isso foi o que eu disse!" e temos 30 conversas com essa pessoa mas não chegamos a acabar nenhuma...
    Pronto já desabafei, nos ultimos dias tenho aturado um cromo assim e como é irritante... a bazófia eu até aturo, agora o ele estar sempre certo e com piadolas e quando respondemos à letra não gosta, fico como disse o Manuel Alegre com gorgulhos... esta palavra existe?

    ResponderExcluir
  13. Subscrevo a Nany. Não é que as pessoas estejam sempre bem, simplesmente os dias maus, ou as bad moods não merecem destaque, não são dados valor, e toca de colocar um boost positivo na situação e dar a volta por cima, ver o outro lado da moeda... Eu gosto de pessoas assim.
    Eu nunca me queixei da crise e sou humana...
    Ninguém gosta de ver pessoas infelizes, mas também ninguém quer estar perto de pessoas felizes, não entendo.

    ResponderExcluir
  14. Então a mim, que passo de um estado ao outro em três tempos; que valorizo os bons momentos, mas que exteriorizo os maus, sinto-me lixo sempre que leio/oiço tanto positivismo junto.
    O mais curioso é que um destes dias linkei um blogue assim, do meu humilde estaminé, naqueles dias em que estou com o ego em baixo e me faz bem ler tanto positivismo e coisas boas. O mais curioso é que alguns @amigos me disseram que era demasiado "peace and love" e luz...e agora já sou eu a pensar assim, por mais que goste de gente feliz à minha volta.

    ResponderExcluir
  15. Eu pessoalmente detesto pessoas, acho que estamos melhor com indivíduos. As pessoas são muito estranhas e picuinhas e chatas e cenas. Ou então sou eu.

    ResponderExcluir
  16. Apesar de concordar que dificilmente alguém se sente bem com tudo. Acredito que o positivismo é um dos maiores segredos para enfrentar a vida. É tudo mais fácil e simples.

    ResponderExcluir
  17. O que é que escrevi ali acima?!
    Que incongruência!
    O que queria dizer é que blogues assim têm dois efeitos em mim: ou me fazem sentir um lixo ou me fazem sentir bem, embora nos últimos tempos me afaste de tanto rosa por me parecer um puzzle demasiado composto.

    ResponderExcluir