15.10.13

O português e a comida.

Para um português digno desse nome, comida é religião. Depois dos Fado, Futebol e Fátima, devia haver um F adicional só para a Feijoada.
Para nós comer é um prazer, que por vezes nos tolda um pouco a visão, vejamos:

  • Se alguém sugere ir a um sítio gourmet, a malta engelha logo o nariz, porque nesses sítios "não estou para comer 3 ervilhas e uma amostra de peixe com molhinho paneleirinho por cima".
  • Um casamento com menos de sopa, 2 pratos principais, bolo de casamento, mesa de doces e caldo verde no final, não é um casamento, é uma afronta.
  • Onde há cocktail, há português, porque há sempre, invariavelmente, uns croquetes e chamuças.
  • Nas festas de aniversário, vergonha não é comer tudo, vergonha é não ter feito o suficiente para deixar sobrar e andar uma semana a comer rissóis requentados.
  • Qualquer ocasião digna de celebração, tem de incluir comida. E muita.
  • Nos jantares oferecidos, não há como distribuir tupperwares com aquela sobremesa que sobrou, afinal, a malta não gosta de engordar tudo sozinha.
  • Vamos a meio da manhã e já pensamos no que vamos almoçar. Vamos a meio da tarde e já sonhamos com o jantar.
  • Ostentamos perímetros abdominais de valor, provando que sabemos envelhecer junto das coisas boas da vida.
  • Refeição não está completa sem uma sobremesa e um cafézinho.
  • Podemos poupar em quase tudo, mas na comida não.
  • Estamos sempre à procura de um restaurante novo para ir.
  • Almoços de família sem pelo menos duas sobremesas, não são almoços de família.
  • Se Jesus nos quisesse magros que nem espetos, não tinha feito a gastronomia portuguesa tãaaaoooo boa!
E aí têm: o que a malta gosta é de um bom petisco!

13 comentários:

  1. Amen to that, sista! Grandes patuscadas que se fazem em Portugal!

    ResponderExcluir
  2. e biba o petisco...
    bem escrito.
    o mec "também" :) escreve bem e se faz uma pessoa rir é sobre a comida

    ResponderExcluir
  3. Nem mais.
    Comer é conviver também.
    E estar com a família e amigos, nessas circunstâncias, é do melhor que há!

    ResponderExcluir
  4. Mas é mesmo! Eu cá adoro comer, sou muito portuguesa nesse sentido, tudo o que disseste para mim é mesmo assim ;)

    ResponderExcluir
  5. Não há como a gastronomia portuguesa essa é que é a verdade! E ler este post lembrou-me que no próximo sábado há uma feijoada das boas com tudo o que tem direito numa mesa cheia de amigos do coração, risos, alegria e loucura saudável! Há melhor vida que esta? :)

    ResponderExcluir
  6. Tão bom não e? E mesmo assim dizem que não somos tão felizes como em alguns países onde só há paus de virar tripas.... : D

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro comer e não tenho problemas em assumi-lo. E sim, acho pateta essa moda da comida gourmet, em que comes uma almôndega e dizes que estás cheia.

    ResponderExcluir
  8. Antes assim, que eu cá passo fome a todas as festas/convívios onde vou aqui por terras francesas... Só sabem é beber Ricard e esquecem-se de apresentar comida decente.

    ResponderExcluir
  9. Ora... obrigadinho... fiquei com fome!

    ResponderExcluir
  10. Esqueci-me de dizer que, por momentos, pensei que o F adicional além do Fado, Futebol e Fátima, fosse outro.
    Mas depois li logo a seguir Feijoada!...

    ... Sorry.

    ResponderExcluir
  11. Opa, grande!!! É mesmo assim. Ahahahha.

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro comer. Mas também não torço o nariz a comida gourmet (aliás, o meu problema é mesmo não torcer o nariz a quase nada). Mas é ou não é das coisas melhores que a vida tem? Pelo menos é do melhor que a minha vida tem =).

    ResponderExcluir