18.6.13

Condicionante pessoal.

O meu problema em decorar nomes de pessoas que me estão a ser apresentadas.

Não sei o que ocorre, vou apostar em brain freeze, mas assim que alguém está a dizer:
Este/a é o X, imediatamente eu entro em piloto automático, o som de fundo desvanece, mesmo quando estavam a dizer o nome da pessoa, condenando-me a manter a postura e não assumir que não "percebi" o nome. Sim, porque dizer desculpa, não percebi, é demasiado mau, muito melhor é continuar na ignorância e inventar um nome qualquer mentalmente.
 
Por outro lado, esta condicionante dá bastante jeito em termos de estímulo cerebral para arranjar forma de, nunca mais, durante a interacção que exista, dizer o nome da pessoa.
Aliás, não é nada constrangedor ter uma terceira pessoa, desconhecida da outra, a chegar na nossa direcção e simplesmente esperar que eles se apresentem mutuamente, como se não fosse nada comigo.

5 comentários:

  1. Começa a fazer o seguinte exercicio.
    Quando a pessoa te é apresentada, repetes o nome que te é dito, na tua cabeça 2x.

    Deve ser suficiente :P

    ResponderExcluir
  2. Já me aconteceu algumas vezes!

    ResponderExcluir
  3. Sofro do mesmo mal!!!
    Mas as vezes é chato! :P

    ResponderExcluir
  4. a mim também me acontece isso. Sempre que sou apresentada, o cérebro pára. Cá para mim somos umas neuróticas que ficam nervosas socialmente. Por isso o melhor conselho que te tenho a dar é: vai falar com o Quintino Aires que ele sabe tudo e cura-te a fobia:)

    ResponderExcluir