8.11.12

Eu sei que as drogas nos anos 80 eram muito fortes em Portugal, mas não há desculpa para isto.

Os casacos de pele de ovelha, saídos directamente de um filme de terror da Serra da Estrela.
 
Isto é tão tenebroso que nem consegui encontrar uma imagem que ilustrasse este modelito à altura, tão popular nos anos 80.
(quero acreditar que era uma coisa local, não disseminada pelas metrópoles, e que, sim, no fundo devo ser apenas uma campónia serrana).
Cada vez que via surgir lá ao fundo, neste tempo de frio e nevoeiro, algum dos meus colegas, envolto no seu casacame 3 números acima, de puro pêlo de lã, à la São Sebastião de Gouveia, começava num riso semi-descontrolado, apenas acalmado pela minha lembrança dos fatos de treino impermeáveis roxos e amarelos, que a minha mãe me fazia usar, sabendo que a minha vantagem moral ficava bastante abalada por esse facto.
Na verdade, não sei o que passou pela cabeça iluminatti dos pais daqueles petizes, que os faziam parecer pastorinhos no monte de Fátima, ou, pior, assassinos das ovelhas dos pastorinhos de Fátima, que usariam a pele das suas presas mortais.
É que uma coisa é ter camisolas de lã manhosas, com uma ou mais falhas na malha, uma manga mais comprida que a outra, e um motivo provavelmente natalício, feitas pela nossa mãe - e ter de as usar publicamente após o Natal. Outra muito diferente, é andar com "aquilo".
 
Chegava este fresquinho e todas a mães iam em reboliço correr aos armários de roupa de Inverno sacar o casacão, com um sorriso malicioso, ponderando, talvez, que a virgindade deles se mantivesse intacta por mais uns quantos anos.

eu usava pêlo de ovelha antes de ser mainstream nos anos 80.


P.S. Quem tiver registo fotográfico desta bela peça vintage de vestuário, muito agradeço que mo façam chegar. Só para me rir com mais alguma vivacidade. Muito agradecida.

19 comentários:

  1. Not sure if hipster or vintage.

    ResponderExcluir
  2. Isso era uma espécie de samarra?

    ResponderExcluir
  3. Sim, mas em pior e sem qualquer contexto, já que ainda ficava a alguma distância da dita Serra da Estrela.

    ResponderExcluir
  4. ...recordei-me das "samarras" com a carateristica pele de raposa na gola...achava normal no Alentejo mas em Lisboa!? A terminar o "conjunto" as botas alentejanas com protetores na sola...julgo que também era nos anos 80...
    De qualquer forma, havia uma moda mais "definida" pelo que pareciamos rebanhos de ovelhas a circular na capital, cidade supostamente cosmopolita:)

    ResponderExcluir
  5. O que eu me questiono é como é que consegues ter tempo para descobrir estas coisas? lol

    ResponderExcluir
  6. Jedi são anos e anos a ocupar a cabeça com coisas inúteis, às quais consigo aceder com relativa facilidade quando me sinto entediada, que é o caso.

    ResponderExcluir
  7. Em verdade digo: já antes de haver a febre das invejadas botas Ugg (são pantufas, não são botas!!), já elas existiam há décadas no pólo serrano. E vivam os cobertores de papa!

    ResponderExcluir
  8. Amei a foto!!!

    Paulinha

    ResponderExcluir
  9. Uma pessoa que tu conheces e que foi meu colega de faculdade, tinha um casaco destes e não se mostrava rogado em ostentá-lo em todo o seu esplendor onde quer que fosse...

    ResponderExcluir
  10. Eu até que não me importo que as pessoas andem vestidas com pele de cordeiro... assim ja sabemos com o lobo no interior com que podemos contar ! É um aviso exterior :P

    ResponderExcluir
  11. Lembrei-me do mesmo Dexter...

    ResponderExcluir
  12. Não conheço.
    Mas quem me dera ter uma samarra alentejana, só que custam uma pequena fortuna, dá para comprar uma mota com o mesmo dinheiro.

    ResponderExcluir
  13. Era uma espécie de colete...Cueca, eu tive um, ao 4 anos :'( e tenho muita vergonha por isso.
    Acrescenta a isso o facto de ser gordinha, cabelo curtinho e cara de rapazito. Só nao tinha botas ortopédicas...

    E tenho fotos sim! Mas não mostro :P

    ResponderExcluir
  14. Confesso que tinha um colete de pele de ovelha... Felizmente não há fotos para comprovar :P

    ResponderExcluir
  15. ahahah Eu só gosto de ver em coletes.

    ResponderExcluir
  16. Ah eu tive um colete assim! Pronto podia não ser muito bonito! MAs Rosa Cueca...tens que perceber que a sociedade na altura era muito mais verdadeira! As pessoas preocupavam-se mais com o conforto do que com a estética!! (Gostaram deste pequeno sermão do "antiguamente é que era", para desculpar o facto de parecermos pequenas ovelhas?)
    E lembro-me que também havia senhoras adultas que tinham desses mas em comprido! :)
    Mas olha o que é facto é que as ovelhas não passam frio!!

    ResponderExcluir
  17. Acho que ainda estou a reprimir as memórias, pois só tenho uma vaga ideia de ter tido um, sem me lembrar bem quando nem como era.

    Kikas, dedicarei a minha vida a encontrar essas fotos :P

    ResponderExcluir