11.4.12

Casamento Low Cost: Dicas da Cueca - Parte II

Como nem tudo cabia num só post, deixo-vos umas dicas adicionais, ok?

Despedida de solteiro/a - podem cortar custos aqui também, ou optando por fazerem uma despedida de solteiros conjunta com os vossos amigos ou optando por algumas alternativas baratinhas e giras, como:
Peddytascas; piquenique num sítio giro; jogos de perguntas sobre os noivos com verdade ou consequência; um concurso de vestidos de noiva feitos em papel higiénico - ganha o mais criativo; karaoke; concursos de dança; passeio de barco; jogo de provas - noiva vendada a ter de acertar no que está a comer, com consequências se errar, etc, há muita coisa que podem fazer e que não envolve gastar muito dinheiro, apenas imaginação. Estabeleçam um orçamento e dividam-no por todos.

Data - há épocas mais baratas em termos de casamento, podem conseguir preços muito mais simpáticos optando por casar no Outono/Inverno, tanto nas quintas, como nas flores que usam, como aproveitando os saldos para adquirir peças de vestuário/acessórios.
Podem também não casar ao Sábado. Casar ao Domingo ou mesmo durante a semana é muito mais barato.

Convidados - convidem quem é essencial, quem vos diz alguma coisa. Um casamento não se pode encarar sob a perspectiva das prendas dos convidados ainda mais quando estamos com este cenário de crise. Portanto deixem lá a Tia Almerinda descansadinha.

Copo d'agua - Optar por um buffet ou um jantar volante. Se formos mesmo embalados numa de poupar, porque não um lanche em vez de uma refeição total? Ou apenas uma cerimónia de corte do bolo+champanhe?
Se mesmo quiserem ir all the way, podem substituir a sobremesa por uma mesa de doces posterior, ou mesmo usar o bolo de noivos como sobremesa. Nós por exemplo cortámos na ceia, há imensa comida durante todo o dia, para quê pagar um extra significativo por pessoa, por comida que nem poderemos levar e que provavelmente se estragará?
Quanto às bebidas, se puderem comprem directamente a um produtor, porque é bem mais simpático e é uma das coisas mais caras na recepção.

Convites - por e-mail, por facebook, porque não? Tirando uma minoria (os mais velhos, pronto) que delira receber os convites em papel, os restantes aposto que não se importarão de receber o convite dessa forma e se são pessoas que nos dizem algo, não vamos ligar a picuinhices dessas.

Animação para as crianças - A palavra playstation diz-vos alguma coisa? levem jogos emprestados e uma playstation ou wii e vão ver a miudagem de volta daquilo como mosquitos nas luzes do parque de campismo. Façam também livrinhos de actividades (se pedirem com jeitinho eu envio o meu como exemplo) e tenham uma mesinha com lápis de cor, lápis de cera,....
Ofereçam máquinas descartáveis (já deu para perceber que tenho um fetiche com isto, não já?) aos mais pequenos para um registo muito próprio e para os manter entretidos. Vamos rezar para que não apanhem o padrinho e a dama de honor na despensa.

Decoração - acrescentando informação às dicas anteriores, que tal aquários com um peixinho dourado no centro da mesa? Podem marcar uma cadeira por mesa que será a vencedora e levará o aquário+peixinho para casa. (Atenção, isto para casamentos em que não tenham a feliz ideia de fazer o peixe nadar em Johnnie Walker).
Outra opção é irem guardando boiões e vidrinhos que podem facilmente colorir ou utilizar nos centros de mesa para colocar flores ou velinhas.

Cerimónia - conseguem poupar se juntarem a cerimónia e o local da recepção no mesmo sítio. Para quem não vê o casamento religioso típico como um factor decisivo, é uma boa aposta e mais cómoda para os convidados.

Fato do noivo - se ele não é do estilo de usar fato, aluguem. Diria o mesmo para vestidos de noiva, mas ainda não existem muitas opções.

Damas de honor - eu sou da opinião que é uma forma de homenagear algumas amigas mais próximas, mas não gosto da ideia de lhes impor um estilo e uma cor, como se não tivessem qualquer coisa a dizer nisso. O melhor para mim é usarem aquilo que quiserem e com que se sentem confortáveis, evitando também gastos com costureiras e tecidos para um vestido que se calhar nem gostam ou irão usar mais.

Mimos à noiva - parecendo que não a depilação, a maquilhagem, o cabelo, as massagens, o jet bronzing e o camandro são coisas que custam dinheiro e que normalmente não são contempladas no orçamento. Mas dependendo de onde vão, é coisinha para ser significativa, portanto contem com este custo. Até num casamento low cost.

E uma das dicas mais importantes: orçamentar, orçamentar e...orçamentar.
Não se fiquem apenas por um orçamento, dá trabalho procurar, certo, mas conseguem poupar imenso desta forma. Não esquecer também que nisto do casamento há quem ganhe novos laivos de loucura e só pense já em largadas de pombas brancas e afins. Mantenham os olhos no orçamento que fizeram inicialmene e não se desviem dele.

Quanto à lua-de-mel (ou mesmo para um fim-de-semana mais romântico), irei posteriormente fazer uma listagem de sítios onde ficar, por uma quantia simpática, em Portugal, com o selo de aprovação da Cueca.

8 comentários:

  1. só para dizer que eu tenho MESMO uma tia Almerinda e se acaso algum dia casar (coisa que acho difícil) ela tem mesmo de vir ehehehhe beijinhos e felicidades!!

    ResponderExcluir
  2. Ah...podia deixar mais umas dicas...mas além de já ter deixado algumas no post anterior sob a mesma temática acho que ia ser repetitiva!! Rosa Cueca ainda vamos juntar as tuas dicas, as minhas dicas e faziamos um manual de casamentos Low cost/preços controlados!!

    :-)

    ResponderExcluir
  3. Muito boas estas dicas! Quando me casar (daqui a uns valentes anos ou então fico para tia lol) falo ctg =P

    ResponderExcluir
  4. rosa cueca, low cost ou não, recomendo sempre que se lembrem de um lanchinho onde forem passar a noite. no meu caso, não comi nada de jeito ao longo do dia e dei por mim às quatro da manhã a abrir o mini-bar e a deliciar-me com os amendoins e chocolates :P
    um sacrilégio, mas foi o que se arranjou...

    ResponderExcluir
  5. Gosto realmente destas dicas que partilhas!

    E gosto imenso do teu blog, sigo *

    ResponderExcluir
  6. A massagem é dispensável. Afinal casa-se para quê? Para ter massagens grátis :)
    Essa história das damas de honor também acho uma treta.
    Jet bronzing, para mim, também não faria falta.
    Juro que se tivesse de fazer isto tudo que tens na lista para casar, nunca teria casado. Acho um grande desperdício o tempo que se perde a pensar em decoraçõezinhas, disposição dos convidados e etc, mas ainda bem que somos todos diferentes pois eu até gosto de ir a casamentos convencionais.
    Rita

    ResponderExcluir
  7. Cuequinha, se algum dia cometer essa loucura que está fora dos meus planos, estarás contratada para organizadora do evento. Logo na hora! :P

    ResponderExcluir
  8. O meu casamento também está próximo e vai ser low-cost. Temos algumas opiniões em comum e tinha também uma sugestão para te dar por e-mail que penso que poderias gostar. Achas que me podias enviar o teu livrinho de colorir? :) Achei a ideia muito gira!
    Margarida
    gui.a.martins@gmail.com

    ResponderExcluir