23.8.11

O que é que é feito dos serões em família?

É uma das coisas que mais tenho saudades.
Aqueles momentos antes de ir vestir o pijama do Vitinho (sabe-se lá porquê os meus pais acharam que devia ser a coisa mais feminina que me poderiam dar como incentivo a ir para a cama às horas que eles queriam com o comprimidinho amarelo do cálcio debaixo da língua) em que ficávamos todos à volta da tv, com, então, 2 canais, a ver o que estava a dar. Eu, pais e avós.
Agora temos famílias ou disfuncionais, ou monoparentais, cada vez mais pequenas, menos unidas, mais centradas em si, está cada um em seu lado com as suas coisas, com os seus gostos, Ipad's, Ipod's, PS3, Tv cabo, computador, portátil...
O tecto é o mesmo...mas cada vez acho mais que é só mesmo isso que se partilha.

O que é que aconteceu?

13 comentários:

  1. Acaba por ser uma decorrência necessária do desenvolvimento tecnológico. Para os nossos filhos, quando isso acontecer, já não vão notar diferença nenhuma. O que não invalida que não façamos por estar todos juntos no serão, nem que seja a ver uma série, um filme, ou um jogo de futebol (ó pra mim a puxar a brasa à minha sardinha).

    Ainda me lembro quando era puto, que havia a hora da novela! Sim, eu via as novelascas brasileiras com a minha mãe e com o meu pai, já que era a única coisa que estava a dar àquela hora. E também víamos o Herman (quando ainda tinha piada), a Roda da Sorte (quando ainda não se sabia que o gajo era pedófilo) e coisas assim do género.

    Bons tempos!

    ResponderExcluir
  2. Dexter, hoje em dia passamos cerca de 5 horas diárias em família. Mais coisa, menos coisa.

    Entre refeição, banhos e arrumações lá se vão umas 2 horas. As crianças têm de se deitar cedo...portanto, que tempo é que se tem para se ser uma família?
    E, pior, que tempo de qualidade é que se tem?

    Acredito que os homens não gostassem muito de novelas, embora deitassem o olho à Tieta, e elas também não são as fãs mais acérrimas da bola, mas acho que se fazia um esforço muito maior para encontrar coisas comuns entre todos.

    ResponderExcluir
  3. infelizmente, por mais familia que sejam, é cada um por si....dps ha a desculpa do stress, do cansaço e por ai fora,falta de tempo.

    aqui em casa n ha disso, mas ha dias e dias...=)

    Maria

    ResponderExcluir
  4. Saudades! Também tomava o comprimido de flúor :) Depois o papá contava-me uma história, deitava-me com um beijinho e dizia sempre "Boa noite, bons sonhos, sonhos cor de rosa"...acho que lhe vou pedir para retomar estes hábitos por uma semana!

    ResponderExcluir
  5. Daí o jantar ser uma altura em que a familia deve estar junta. Porque depois os miudos querem é ir brincar.

    Antes não havia muita coisa para fazer e hoje tens um "mundo" nas pontas dos dedos.

    A sociedade tem que se adaptar.

    ResponderExcluir
  6. Tudo têm a ver com a substituição do HOMEM pela máquina...se nos congratulamos cada vez mais com a evolução de certos aparelhos electrónicos que nos facilitam a vida, no lado oposto temos aqueles que não nos complicando a vida, prejudicam no relacionamente humano...antigamente apenas os mais abastados, se podiam dar ao luxo de ter 2/3 televisões, por casa, o que estimulava e fomentava o envolvimento que lembras, hoje em dia é rara a casa que não tenha tv na sala, tv na cozinha, tv no quarto principal...ou seja nem mesmo em locais sagrados de interacção humana como a cozinha, hoje em dia já não existe.

    ResponderExcluir
  7. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...
    Eu hoje pertenço ao grupo da família monoparental pelo que, apesar de uma família que até gosta de viver em manada, ma ninha casa somos só 2. Apesar da pequena audiência esforço-me para ter o serão com o meu Calvin e mesmo sobrando muito pouco tempo entre lides e hora de dormir, olha que é bem divertido! :)))
    Basta não nos acomodarmos ao programa "fácil" de os pespegarmos em frente à TV. Os momentos podem ser curtos, mas bons.

    ResponderExcluir
  8. Aqui em Portugal a maioria dos pais trabalham muitas horas e até tarde! E digo isto a comparar com o que via acontecer em França quando lá estava...

    Se os casais chegam a casa tarde e cansados, isso vai reflectir-se no tempo que estão com os filhos e na qualidade do mesmo, até porque se forem crianças pequenas, chegas a casa e quando dás conta elas já estão a ir para a cama!

    Depois os pais aliaram-se à tecnologia, conheço casos em que os pais chegam tão cansados a casa ao fim do dia que preferem dar aos filhos todos os gadgets que eles queiram a estar a aturá-los! E demasiada tecnologia não é nada positiva para crianças muito pequenas, mas acho que só nos vamos aperceber realmente disso daqui a umas décadas!

    É um acumular de várias coisas.

    Agora em tom de brincadeira, aproveita bem o tempo que tens com o bebé, daqui a uns anos ele sai de casa quiçá para estudar fora de Lisboa e depois os serões acabam mesmo! lol

    ResponderExcluir
  9. Ainda me lembro da programação quase diária da t.v.
    - das 20 às 21h: Telejornal
    - das 21 às 22h: Novela
    - das 22h às 0h: Filme

    agora temos de gramar umas 4 ou5 novelas seguidas!!!

    ResponderExcluir
  10. Rosa, faz-me um please... é iPod e iPad! faz-me impressão ver da forma que escreveste xD
    E é como o dexter disse aqui.. quando for com os filhos dos teus filhos já não vão sentir essa descrepância, é o evoluir dos tempos, não é positivo nem negativo a meu ver, é só mais uma forma de estar, não lhe dou muita importância, até porque quando estou com a família essas coisas saiem naturalmente do caminho.

    ResponderExcluir
  11. Cá em casa isso ainda acontece, não em frente à televisão mas sim à mesa. A refeição cá em casa é sagrada, não há telemóveis nem televisão. E gosto imenso disso, mesmo depois do divórcio dos meus pais a minha mãe fez por continuar isso. Hoje, tenho uma "nova família" e eles adoptaram isso também. Não substituia isso por nada deste mundo!

    ResponderExcluir
  12. Indicios de um futuro diferente.
    Os serões, refeições, jogatinas em família estão a desaparecer.
    Hoje as festas populares são uma seca, a Páscoa é para ir até ao Algarve, até no Natal já há quem prefira ir de férias para longe da família.
    O que fazia a união das pessoas à sua terra, á sua gente está a desaparecer.
    Os valores estão a mudar e nem todos para melhor.

    ResponderExcluir
  13. O que eu me lembro desse comprimidinho para os dentes, lol.

    ResponderExcluir