8.4.11

Dessa coisa de esforçarmo-nos todos os dias pela relação.

Não conheço ninguém que diga: obviamente que não é preciso esforçares-te todos os dias pela relação. Ouço muito mais vezes a defesa com unhas e dentes do oposto.
Mas, na verdade, todos temos dias preenchidos, dias com chatices, dias maus, dias depressivos, dias em que tudo acontece, dias sem tempo, dias com cansaço, dias em que só temos estaleca para pensar em nós, dias cinzentos. No fundo, dias em que só queremos o nosso canto e poder ficar a olhar 5m para a parede sem que ninguém nos pergunte "o que é?!".

Se me perguntarem se uma relação sobrevive a muitos dias destes, eu terei de dizer: talvez.
Se me perguntarem se um amor com paixão sobrevive a muitos dias destes, eu terei de dizer: não.

Não há fórmulas mágicas, nem receitas de sucesso.
Falamos todos muito e reconhecemos todos a importância deste esforço diário.

O que me pergunto é:
quantos de nós o fazemos realmente? quantos de nós ficamos sentados à espera que o outro o faça? quantos de nós "deixamos para depois"? quantos de nós desistimos de pedir? quantos de nós vemos só o nosso lado da questão?

Devemos esforçar-nos todos os dias, sim.
E esforçar é demonstrar, é ultrapassar os pequenos desentendimentos, é ser paciente.
É lembrar de todas as razões que nos fizeram gostar desse alguém e o porquê dessa pessoa nos fazer tanto sentido.

18 comentários:

  1. Sim, já sabemos que tens uma relação perfeita, já sabemos que és sensual, fazes as coisas certas, o teu namorado adora-te e isso tudo. Mas e então estás a ver se a Cosmopolitan te contrata? Porra, é que já ninguém aguenta, é dicas para cá, dicas para lá, façam isto que eles gostam, não façam isto que eles não gostam, as dez coisas fantásticas, as 20 coisas horriveis... Relaxa lá um bocadinho.

    ResponderExcluir
  2. É bem verdade Cuequinha. E é bom que já consigas ver, mesmo sendo jovem, algo que muitas vezes só se alcança depois de muitos erros cometidos. Bom fim-de-semana para vocês!

    ResponderExcluir
  3. Querida,

    é dificil, é duro, mas ...

    Os dias bons sao tao bons ... os maus tambem sao maus ... mas no fim tudo compensa :)

    ResponderExcluir
  4. Um blog é a escrita do pensamento.
    O meu sentimento hoje e agora são as palavras que a menina escreve.
    Só conseguimos saber se o esforço é o correcto quando existem momentos dificeis, porque quando as coisas rolam normalmente não sentimos o esforço.
    Quando pensamos em agradar a pessoa com que estamos, tambem somos marcados por coisas que deixamos de fazer e seria bom poder agora as poder realizar.

    Uma relação é isso trabalho diário caso contrario seria apenas uma tarefa de conquista,

    DC

    ResponderExcluir
  5. Pedro,

    looooooool

    Rosa Cueca,

    Obviamente que não é preciso esforçares-te todos os dias pela relação. :P
    Até porque dá muito trabalho. Mais vale esforçares-te dia sim dia não :P

    Quanto a isto:

    "quantos de nós o fazemos realmente? quantos de nós ficamos sentados à espera que o outro o faça? quantos de nós "deixamos para depois"? quantos de nós desistimos de pedir? quantos de nós vemos só o nosso lado da questão?"

    Não consigo deixar de levar este paragrafo inteiro para a cueca...lol. Não te estás a referir a sexoo oral pois não? É que encaixa tão bem...looool

    ResponderExcluir
  6. É bem verdade este post. E é pena que muitas penas, só depois de perderem as pessoas que amam é que abrem os olhos.

    ResponderExcluir
  7. Veio na melhor altura este teu post, concordo a 200% contigo, se uma relação não for construida e conquistada com esses pequenos esforços, não creio que dure muito...

    ResponderExcluir
  8. Pedro, calma pa, se quiseres podemos falar de outras coisas...Da nova campanha da Sagres por exemplo, acho que tem os seus atractivos!

    ResponderExcluir
  9. Amei o teu blog <3 e vou seguir, segue o meu tambem s egostares claro: conceicaoccs.blogspot.com
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Nem todos os dias estamos apaixonados e com vontade de agradar o outro... mas desde que, todos os dias, haja amor e carinho, tudo se resolve.

    ResponderExcluir
  11. Venho congratular-me por ter encontrado um blog há uns largos meses e só de repente o ter começado a segui e ler.. porque nada me faz mais feliz que ver pessoas felizes.. de bem com a vida apesar de todos os atalhos e obstáculos que temos de enfrentar! Só que a dois tudo se torna muito mais fácil! É preciso sim, diariamente esforçar-nos por ter a relação de boa saúde! Sejam dias preenchidos, com trabalho, com stress, dias cinzentos, dias que correm menos bem..e quem não o faz em pouco tempo não tem relação nenhuma! Óbvio que temos uma relação que impõe momentos sós, só nossos, com toda a nossa privacidade mas são poucos quando a relação é salutar! Nem acho que seja esforço... é natural é normal e acontece o mesmo com os homens...Juro-te que não tenho dicas, não tenho receitas mágicas mas te garanto com toda a verdade que em décadas de convivência ( já que não casei) a minha relação conta-se pelos dedos de uma mão as vezes que esteve doente...porque nem um nem outro tem paciência para o "deixa andar".. o "fica para depois"...cedemos mesmo contrariados, quando estamos sabemos pedir desculpa, sabemos perdoar algo que acontece..e só assim as coisas funcionam. Sem esforço porque se gosta.. simplesmente.. às vezes basta um silêncio seguido de um olhar terno e está tudo resolvido! Desejo que isso seja o teu lema e que a vossa relação se prolongue porque vais ver daqui a uns anos.. como se convive com as mudanças que ocorrem com a idade!
    Sabes que isto incomoda muita gente? Principalmente quem nunca gostou realmente de alguém.. e no mínimo atalho cada um vai para seu lado! Mas a vida é tua.. sê MUITO feliz...e os dias cinzentos facilmente são coloridos...com o gostar e a cumplicidade que se cria e renova a cada dia!
    ADORO O TEU BLOG!

    ResponderExcluir
  12. Um relacionamento alimenta-se de tudo um pouco...

    ResponderExcluir
  13. Gostei imenso deste post.
    Revi-me nele em alguns momentos...
    Fantástico ;)

    ResponderExcluir
  14. Para o comment do Pedro: Adorei. Obrigada por o escreveres.

    ResponderExcluir
  15. Por acaso acho que devias concorrer à Cosmo. Deve ganhar-se bem e há sempre alguém que comenta, a bem ou a mal.

    É sucesso garantido.

    ResponderExcluir
  16. Ahahahahahah! Quem é o Pedro?

    ResponderExcluir
  17. O tempo é a desculpa mais esfarrapada que conheço!

    ResponderExcluir