18.10.10

Essa coisa fantástica que é o engate dos blogs.

Desde os meus primórdios de lides bloguísticas sempre me fascinou a quantidade de engate subvertido que por aí pulula. Como em muitos outros espaços, é natural que um blog apareça como a oportunidade extra de entrar em contacto com outras pessoas, principalmente quando é tão fácil entrar no esquema "respondes-me - respondo-te de volta em dobro", quando qualquer um tem um contacto de e-mail disponível para "ouvir notícias do lado de lá", ou mesmo um perfil no facebook à espera de troca de mensagens, fotos e musiquinhas "aposto que vais gostar".

Pessoalmente, não posso deixar de achar que se chega ao ridículo quando se professam agrados por pessoas que nunca se viu na vida, construindo toda uma personagem à volta do que a pessoa é, que em muito pouco corresponde à realidade.

Se podemos descortinar algumas características das pessoas que lemos, a verdade é que, tal como na realidade, as pessoas são recorrentemente pouco genuínas e o blog é para muitos uma extensão do que gostariam de ser, mais do que o que são.

Minha gente, não há homens e mulheres interessantes na rua (salvo seja) para irem conhecer?

17 comentários:

  1. A cuspir no prato ! Isso é feio ;)

    ResponderExcluir
  2. Anda tudo no engate...
    Não devem mesmo conhecer o chat bla bla aieou, sala sexo! Ah Ah!

    ResponderExcluir
  3. eu nunca scondi que gostava de conhecer o pessoal que me comenta ou com quem falo na net, já conheci alguns e não foi por motivos de engate, mas sim de cimentar amizades, amizades que começaram em chats, atraves de comentar blogs e cenas do genero

    ResponderExcluir
  4. Por falar nisso... eu sou bem melhor a seduzir no virtual que no real. A timidez real não existe cá na net. Deve ser disso.

    Mas nunca engatei ninguém num blogue. :P

    ResponderExcluir
  5. Anónimo, o que eu estava a criticar é aquele tipo de engate random de "posso-te conhecer"? Como quem dispara em todas as direcções.
    Obviamente que há histórias que possam ter começado dessa forma e tenham sucesso, o que não foi o meu caso, mas para mim esse tipo de abordagem continua a parecer-me descabida.
    Fazer amizades é uma coisa, andar à pesca é outra, mas cada um sabe de si ;)

    ResponderExcluir
  6. Ora nem mais, mto embora a minha irmã seja casada ha 8 anos com um rapaz que conheceu no mirc. LOOL

    ResponderExcluir
  7. Duas coisas:

    Concordo, engate a ser efectuado tem de ser bem feito, nada de disparar em todas as direcções. Há manuais, há técnicas, enfim... eduquem-se investigando.

    S*, no virtual não dás hipótese, só de ler o teu blog, casava-me e tinha os teus filhos, honest truth,

    ResponderExcluir
  8. A tactica do atirar em todas as direções até funciona para alguns, porque hao-de atirar para tanta direção que uma delas ha-de dar. Só que não é a melhor forma de fazer a coisa.

    PS: De repente lembrei-me de quanto te conheci pessoalmente, mandei um grito em plenos pulmoes "Olha a Rosa Cueca, a pipoca e a miss complicações"...looool

    ResponderExcluir
  9. Eu conheço uma tipa que tem um blog e conheceu o namorado que também tem um blog.

    São os dois tolinhos mas ela é mais e eu tenho saudades dela... volta sua mula desgovernada!

    Nunca fui engatada via blog, até porque sou uma suricat, só digo trampa e não falo de vernizes...

    ResponderExcluir
  10. Isto faz-me pensar que fica impossibilitado de se fazer amizade com alguém através do blog ou de qualquer interface via web e não é bem isso que acontece. Claro que existem mentiras, golpes, pessoas agindo de má fé, mas existem também relações bem sucedidas.
    Quanto a comunicação via web sem dúvida exige um pouco mais de delicadeza já que se limita ao contato verbal e perde a linguagem não verbal. Pessoalmente pode-se expressar um sorriso, cara de amigos ou de poucos amigos.
    As vezes é difícil de primeira sabermos como a banda toca no blog que está companhar, considero que seja preferível ser formal.
    Falando por mim tenho o hábito de ser carinhosa e gentil com as pessoas, caso perceba falsidade no outro encerro a relação.
    Creio que ao menos as pessoas podem ver esta coerência na forma que trato, mas acho que deveria ser mais formal nos primeiros contatos.
    Acho que fiz amigos através do blog, penso também que são amigos dentro de um padrão peculiar, diferente dos amigos que tenho no mundo real.

    Bem interessante o post.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho muitas reservas quanto a todo e qualquer tipo de engate que comece no virtual e acabe no real. O real é onde deve ser feito o primeiro impacto, onde a linguagem corporal, verbal e a personalidade se podem mostrar com mais facilidade.

    Porém, admito que começar no real e continuar a conhecer alguém no virtual - como meio de contacto, igual às cartas de antigamente, e tal como o telefone/telemóvel - tem as suas vantagens, principalmente num mundo onde todos estamos online e onde podemos trocar informação a quase todas as horas.

    Devo dizer é que, mesmo à minha volta, a vida encarrega-se de me mostrar o contrário. Os interesses mútuos encontram-se em fóruns que pouco têm a ver com os fóruns gregos, e quaisquer pontos de encontro habituais deixaram de ser os restaurantes, os cafés, as esplanadas ou as lojas, para passar a ser um determinado chat, um jogo online, ou o Facebook. E à conta destas modernices, posso dizer que sei de pelo menos três casais que "a net" juntou.

    Mas cada um é como cada qual...

    ResponderExcluir
  12. Rua?
    Desconheço o conceito.


    PS: agora que penso nisso, rua é o que está para além da minha janela ?

    ResponderExcluir
  13. Mas isto não é nada comparado ao tempo do mirc :P isso sim eram verdadeiros engates! ehehe :D

    ResponderExcluir
  14. Concordo em inteiro ali com o Zica. No primeiro passo convém que seja tête-a-tête, sob pena de depois aquio dar para o torto. E olha que fazeres alusão a "conhecimentos de rua" pode levar muito menino em erro.

    ResponderExcluir
  15. Caro anónimo, correndo o risco de estar a gozar com a minha cara... obrigadinha!

    ResponderExcluir
  16. Individualização prazeroza neste local, tópicos deste modo demonstram valor a quem quer que visitar neste sítio .....
    Faz mair quantidade deste blog, a todos os teus amigos.

    ResponderExcluir