14.4.10

Os nossos fantasmas

Todos temos os nossos fantasmas, aquelas coisas que não conseguimos contar por mais que até queiramos. No fundo porque temos medo da reacção, do que podem pensar de nós, de como vão reagir. No fundo exageramos, porque até são coisas que nada têm de mal, simplesmente personificam a nossa natureza tendencialmente frágil.
E calamo-nos.

Ao longo do tempo tornei-me expert em ouvir mais e falar menos das minhas coisas. Praticamente saiem-me com uma ou duas pessoas "importantes" da minha vida e sempre quando as coisas "já passaram" e as nuvens foram-se sumindo. É um handicap meu. Não são esqueletos no armário, ou histórias proibidas, ou acções incorrectas. Mas são macaquinhos no sótão. E mesmo os macaquinhos, quando são muitos, fazem estragos. Hoje estou assim, uma verdadeira domadora de circo a mãos com fantasmas símios.
Mas como eu costumo dizer ainda antes de ter passado, "já passou".

12 comentários:

  1. Eu acho que quando temos um problema devemos falar, porque nos faz bem falar, ser ouvidas, chorar... nao importa a reação mas faz bem..
    Eu tenho uma amiga que tb é assim, mas eu tentei po-la a vontade e desde que começou a desabafar sente-se muito melhor :)

    ResponderExcluir
  2. é verdade cuequinha ... tens bom ouvir =) até uma neura já me aturaste! e que melão!

    Por isso aturo os teus fantasmas quando for preciso bale?

    Beijinho na cueca**** e obrigado por me teres aturado

    ResponderExcluir
  3. Menina cuequinha, parece que esta a falar de mim, LOL .

    ResponderExcluir
  4. Há dias em que tudo parece mais leve e aguentamos com o peso do mundo. Há outros em que o passado teima em manter-se presente. Eu acredito que, não podendo controlar tudo o que me acontece, posso controlar as minhas reacções e pensar ao invés de reagir de imediato...

    ResponderExcluir
  5. Quem não tiver fantasmas, macaquinhos, ou o que quer que seja, que se acuse.

    Temos é que racionalizar e relativizar as coisas, e, se possível, desabafar com quem nos sentimos à vontade para tal :)

    ResponderExcluir
  6. Minha querida isso é a coisa mais normal que há :)

    Deixo te aqui um link para uma música para animar para esses lados

    http://www.youtube.com/watch?v=0V_LSuGgS7k&feature=player_embedded

    "O que passou, passou
    Não volta nunca mais
    O que passou, passou
    E só experiência traz
    Por isso que eu não vivo de passado
    Sigo olhando pra frente
    Com Deus do meu lado
    Falar que vai correr atrás do tempo perdido
    Falar que vai fazer o que não tinha conseguido
    São meros desejos
    Sonhos que já passaram
    Pessoas que passam a vida se culpando porque erraram
    Mas a parada é sempre olhar pra frente
    Manter a cabeça fria
    Mesmo embaixo do Sol quente"


    beijinhooo e deixa os macaquinhos no zoo e não na tua cabecinha!

    ResponderExcluir
  7. Sou uma seguidora assídua cá do teu estaminé, mas só agora criei o meu blog.
    Dou-te os meus parabéns.

    Em relação aos fantasmas...Falar ajuda a afasta-los. Podemos não admitir mas todos nós os temos.

    ResponderExcluir
  8. Também acho que estou cada vez mais assim, a guardar mais as coisas para mim. Pode ser bom ou mau.
    kiss

    ResponderExcluir
  9. pois eu acho que não ter macaquinhos é que é assombroso.
    angústias, temores e todas aquelas coisas com que também dormimos são normais na nossa vida. fazem parte dela. o perigo é quando se agigantam e se tornam a nossa própria vida.
    olha eu humilho os meus macaquinhos com escárnio. rio-me deles... gozo com eles...faz bem.

    ResponderExcluir
  10. Essa coisa de se expor é meio complicado mesmo. Também prefiro guardar um pouco pra mim. Interferência externa muitas vezes é prejudicial.

    bjo

    ResponderExcluir
  11. Cueca eu sou como tu, eu ouço tudo e todos horas a fio e tento resolver da melhor maneira, mas falar só com alguns... A profissão assim o exige...! Com o tempo eles acabam por desaparecer e damos conta que era uma estupidez continuar a dar importância a tal insignificância.

    Kiss deste sempre vosso...

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o espaço, mas por coincidência também um escrevi um texto semelhante. Vim aqui a partir de uma sugestão de uma amiga que leu os dois :)
    bj
    Walter

    ResponderExcluir