18.1.10

Public Speaking da Cueca one-on-one

Existe toda uma catarse na minha pessoa quando tenho de falar em público por motivos profissionais. É aquele misto de pânico total versus até-acho-piadinha-ao-nervosinho-miudinho-e-a-sair-me-bem-depois.
Claro que nem sempre a Cueca se saiu benzinho. Vamos colocar as coisas de modo compreensível: o que me passava pela cabeça segundos antes de ter de falar na frente de muitas pessoas era o mesmo que ocorre a um bambi prestes a ser atropelado – bem como a mesma expressão facial tenho em crer.

Alguns erros que cometia centravam-se em tentar decorar o que queria dizer – esqueçam isso. Dava por mim numa dislexia total a trocar palavras num marasmo vocal de hãhumm, enquanto o que me passava pela cabeça era semelhante ao fenómeno do som no espaço.

Outro erro crasso era querer despachar a coisa – claro que na minha cabeça estava a falar normalmente, mas acredito que as outras pessoas estivessem a ter dificuldade em ouvir-me falar depressa, a dar pelas caras de interrogação profunda que ostentavam.
Quando sabia que ia ter de falar, o primeiro instinto era tratar de tudo menos de pensar no que ia ter de falar. Acabava por pensar nisso à última e tentar decorar frases-chave manhosas ditas em toda e qualquer conferência seja a temática os Kangurus ou o fenómeno político que é a Odete Santos – dêem um toque pessoal, conselho de amiga.

Sabem também aquela coisa de querer ser engraçadinhos? Não tentem se não forem pessoas com piada. Eu sei que todos gostávamos de ser assim, mas ser o único a rir-se das próprias piadinhas nerd é somente triste.
Tropeções gramaticais? Chatinho. Rever o que se escreveu nas apresentações é capaz de poupar uns embaraços públicos, como um senhor uma vez que começou por dizer “Mim faz análises organizacionais”. Mim não faz nada – a não ser parecer o Tarzan de fatinho Armani.
E a modos que isto já vai longo, portanto se tiverem umas dicas falem - temos de ser uns para os outros.

16 comentários:

  1. Faz como eu: treina à frente do espelho, assim podes coligar o que dizes com as expressões faciais e corporais. Até dá jeito. Especialmente para mim, para ver se as tretas que digo em Tribunal têm pernas para andar.

    Mas lindo lindo é aquele engasganço com a própria saliva quando se quer dizer uma coisa importante e depois sai qualquer coisa como um desentupidor de sanitas num WC público.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Bom-dia.
    Bem; particularmente detesto os longos discursos e acredito que quanto menos se disser menores probabilidades há de errar.
    Também não extremando o conceito de que, o que puderes dizer em duas palavras não expliques com três, nada há para mim de mais aborrecido do que suportar a lenga-lenga de um orador presumindo de esclarecedor.
    Penso que, todo aquele que por motivos profissionais tem de falar às multidões, deverá ter o bom-tom de ser comedido, claro e conciso.
    É a minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. caso estejas interessada, há uma associação que se dedica ao treino das competências de falar em público. chama-se Toastmasters e basicamente é um grupo de pessoas que se reúne 1xsemana para treinar mini-discursos, dar feedback uns aos outros do que melhorar - e, no fundo, é uma excelente forma de fazeres figuras tristes em frente a malta que te entende e que te vai ajudar a melhorar (em vice-versa), em vez de o fazeres, em contexto de trabalho, em frente a malta que te vai avaliar ou julgar.

    aconselho - toastmasters.

    **
    ms

    ResponderExcluir
  4. Eu no inicio ficava meio barata tonta...

    Depois fui obrigada a fazer uns workshops enquanto estudava e a coisa lá saia... a 100 à hora mas ia.

    Outra coisa que ajuda muito é o curso de formadores. Pelo menos comigo resultou bastante, ajuda a perder o medo e ensina-te alguns truques de postura e comunicação.

    Mesmo assim hoje em dia já tenho algumas horas de formação em cima, mas ainda fico com um frio na barriga na 1ª aula.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, falar em público é coisinha para me tirar o sono durante uma semana. Muito medinho, se arranjares bons conselhos avisa, se bem que espero não precisar nos próximos 345 anos.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que os primeiros 5 minutos pareço um autêntico urso panda na articulação vocabular...mas depois um gajo vai acalmando, respirando e a coisa até vai...não sendo a coisa que mais ame fazer no mundo, até nem é das piores (a não ser que, por hipótese, tenha algum animal tipo o Dexter na plateia e aí a coisa descambe para terrenos pouco dignos...quer para mim quer para o dito animal...)

    ResponderExcluir
  7. Tens pinta e tudo para ser uma boa oradora (ser parvo(a) no bom sentido da palavra... se é que existe :p... ao contrário daquilo que dizes, pode ser uma técnica interessante).

    Quando conseguires conciliar a habilidade escrita (já tens), com o “bem falar em público”, o sucesso terá uma garrafinha de champanhe à tua espera.

    Além da boa dica do Dexter, pratica o discurso… mas visualizando mentalmente a apresentação idealizada. (exemplo: os pilotos de automóveis profissionais, utilizam esta técnica na preparação para uma corrida)

    BTW… não ficaste com a boca seca? (a última vez que fiz uma apresentação… ui ui logo de inicio, a boca secou em 30 segundos lol e manteve-se assim durante os 25 minutos da apresentação looool! Quando me sentei na cadeira… foi ver/sentir os níveis de saliva a reporem-se lentamente lol!)

    PS: vá... dá mais valor à Rosa Cueca hein!

    ResponderExcluir
  8. Sei que não adianta nada em cima do acontecimento, mas já pensaste em tirar um curso de formaçãod e formadores?

    Eu também detestava falar em publico. Continuo a não adorar, mas já encaro a coisa com mais descontração. No curso aprendes alguns truques para controlar nervosismo, controlar o tempo, falar sem as pessoas adormecerem..

    ResponderExcluir
  9. treinar o número de vezes suficiente para o texto já sair sem se dar por isso.

    Beber muita água ao longo do discurso, para evitar a seca...

    Olhar para o infinito, não fixar o olhar em ninguém.

    Se metade da assistência estiver a dormir (como aconteceu com a minha discussão de mestrado), dizer coisas do género "Como se pode ver na equação X, o João apanha por trás", só para ver se alguém está a prestar atenção...

    ResponderExcluir
  10. Não tenho dicas porque sou exactamente igual, fico completamente a panicar antes de uma exposição oral (e durante e, às vezes, depois!).

    Por mais que treine, por mais que me prepare bem, já sei que vou ficar corada, transpirar, engasgar-me, pigarrear, falar demasiado rápido, dizer "hummm...". Pronto, não tenho o dom da palavra, há que reconhecer!

    ResponderExcluir
  11. Uma boa preparação... Treinar muito, levar uns papelinhos com umas notinhas... Não decorar nada, porque se depois falha uma palavra, ai Jesus. Não tentar ser engraçado, nem tentar ser "alguma coisa". Ser simples e de acordo com a própria personalidade.
    Evitar as bengalas verbais.
    Conhecer-se bem, o que vem com o treino, e arranjar estratégias para combater os sinais de nervosismo que cada um tem à sua maneira.
    :)

    ResponderExcluir
  12. Eu estou com o Dexter... Treina em frente ao espelho, escreve por tópicos, os assuntos importantes a abordar e usa os teus amigos pra isso mesmo! Faz com que sejam o publico e criticos... Ajuda sempre! E por fim, confia em ti! Acho que és uma pessoa que consegue cativar ;D *

    ResponderExcluir
  13. até agora a única coisa que me ajudou, foi mesmo escrever apenas metade das folhas. Assim nunca encosto o queixo ao peito do género "vou-me sumir, tirem-me daqui". A meia página superior escrita permite-me olhar (quase) sempre para o público meio adormecido e olhar meia duzia deles nos olhos, sem me perder no texto.

    ResponderExcluir
  14. Tema interessante! eu sou um gajo com piada (a serio que sou!) e causou enorme surpresa o facto de ter feito uma apresentação bastante formal, no meu caso foi a minha 1º apresentação e acho que isso ajudou-me bastante a evoluir, ou seja, acho que a pratica é 50% do caminho andado! o nervosismo, a ansiadade, é para mim agora estupido, temos que olhar para as pessoas que estão a nossa frente, e sentirmo-nos muito superiores! é feio, é! mas resulta, arrogancia, confiança no nosso trabalho! dos erros apontados, acho que fiz todos, e tudo no 1º! eu escrevi um texto,tipo guião, eu gravei as minhas apresentações, eu preparei slide a slide, resultou? não! engasguei quando senti que algo n tinha saido como o treinado? engasguei! qual acho ser o caminho? olhar para um slide, e saber o que está lá, e não fica mal, embora vos possa parecer, perder 3,4 segundos a olhar para o slide, e saber o que temos de abordar, e não irmos pelo telegrafo, de bla bla bla! o que demoraria 10, demora 5. e se conseguirmos passar os primeiros 5 minutos calmos, as coisas começam a encarrilar! deixo uma frase que define bem o estado de espirito!

    "Hoje melhor que ontem, mas pior que amanhã"

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. pensa em tudo menos naquilo que estas a fazer vais ver que sai com muito mais naturalidade!

    ResponderExcluir