28.10.09

O problema não és tu sou eu VS Somos os dois adultos e não dá mais

Eu acho alguma piada ao término de relações. Palavra que sim.
Claro que nunca gostei de terminar com ninguém, regra geral foi coisinha para haver um choro sentido e emocionado acompanhado daquele sentimento de vazio e "e agora que deixo este tipo, vai ser difícil encontrar outro que goste assim tanto de mim". Mas há coisas que se nos impõe.

O meu problema regra geral era optar pela vertente "não és tu, sou eu". Tentava ver em mim as causas de eu deixar de gostar, assumia excessivamente todo e qualquer erro que pudesse ter cometido e confesso que de todas as vezes ouvi um "tu és maravilhosa" e coisas da mesma onda. O que me leva a crer que no fundo estavam-me agradecidos de eu não enumerar todas as coisinhas que eles também fizeram mal ou de lhes apontar o dedo.
Detesto despedidas e detesto mais ainda despedidas que acabam mal, por isso era também comum o conhecido "abracinho de despedida" e o "vai ficar tudo bem", "deixa lá isso agora".

Não obstante esta mini análise do meu, e acredito que de muitas pessoas, modus operandi, acredito que a vertente "somos os dois adultos e não dá mais" é a correcta. Porquê? Porque deixemo-nos de coisas, as pessoas erram sempre de parte a parte. Se ficarmos a elogiá-las em tudo o que eram boas e não lhes damos a entender o que fizeram menos bem, é quase certinho que vão cometer os mesmos erros. Ás vezes mais vale ficarmos conhecidas pela "cabra da minha ex" que lhes disse as verdades na cara e lhes permitiu ser um melhor namorado para alguém, do que sermos as eternas "santas do pau oco" que vivem na ilusão estúpida que vão continuar a ser muito amigas do ex.

25 comentários:

  1. E se o terminar de relação for entre 2 pessoas que não são adultas? :P

    ResponderExcluir
  2. A minha ex, aquela que se meteu depois com o patrão do Gym, disse-me que acabou comigo porque teve um sonho em que eu a traia e que isso é um mau presságio de acordo com a Wicca. Quid Juris Cueca?

    ResponderExcluir
  3. Muito amigas do ex? Já houve uma altura na minha vida em que julgava que tal era possível. Estava tão errada!
    Concordo mais com o modus operandi número dois :)
    Bjinhos***

    ResponderExcluir
  4. Recordar e viver, nunca esquecas o passado para no futuro nao cometeres os mesmos erros, a vida esta cheia de recordacoes embora a maior parte sejam mas, mas tudo faz parte do nosso crescimento como homens e mulheres!

    ResponderExcluir
  5. A desculpa do "não és tu sou eu" é pateta. depois de uma certa idade deixa de fazer sentido, nessa altura sabes exactamente porque estás a terminar uma relação. Que se ageunrtem com a verdade, de parte a parte. Amiga dos ex? Isso não acontece, pode ficar uma relação cordial, mas não chamaria amigo a nenhum. (até porque eu nunca dormi com um amigo)

    ResponderExcluir
  6. Isso não é linear, depende de caso para caso, de pessoa para pessoa. Claro que custa, mas depois as pessoas podem dar-se bem, não? Não com a mesma intimidade, obviamente, mas acho perfeitamente natural que continuem pelo menos a respeitar-se.

    ResponderExcluir
  7. Jedi, acabam os dois na cama de novo. (lol)

    Luís, e depois foi ao Facebook pedir um conselho à Bi-dente, que lhe disse:

    Filha, men are pigs

    E ela soube que era um sinal para te deixar. Fez ela muito bem.

    Sakura, hmm houve vezes que fiquei amiga, outras em que não. Mas involuntariamente fui sempre eu que depois me lixei com isso.

    Salsa, eu perdoo, mas nunca esqueço, mais não seja para não cair nos mesmos erros.

    Pipoca, acho que depende do nível de envolvimento que tínhamos, mas um dia destes faço um post sobre a famosa "queca com o ex".

    Dexter, eu quando digo amizade é amizade mesmo. Não chamo amigo a qualquer um, se o chamo assim é porque faço tudo para ser verdadeira nesse sentimento. Respeito, cordialidade e um ocasional "está tudo bem?" não se qualificam para mim como amizade. Nem todas as relações terminam mal e há que fazer por minimizar os danos.

    ResponderExcluir
  8. Mas eu num primeiro momento referi-me mesmo à amizade. Porque não? Por acaso n é o meu caso, mas conheço casos assim.

    ResponderExcluir
  9. Porque tem de haver algum distanciamento...
    Porque são duas pessoas, cada uma com as suas emoções, e porque mesmo quando acaba por não haver já amor, nao se consegue saltar logo para a amizade. Isso, quando acontece, constroi-se novamente.

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo plenamente... A sensação da cabra de serviço não é a melhor lá isso é verdade mas detesto as pessoas que pensam que podem sair impunes de toda a merda que provocaram. Ainda tenho é a paciência para enumerar o que está mal e fazer ver como melhorar... sendo assim sou a cabra do pau oco? LOL agora fiquei confusa...

    ResponderExcluir
  11. Já passei a fase (oh inocência) de acreditar na amizade entre com ex. Corre sempre mal, sempre. O "o problema não és tu, sou eu" é uma desculpa-cliché mais que esfarrapada!

    ResponderExcluir
  12. Men are pigs? Frankly mam I feel insulted...

    Eu também acho que ela fez bem, porque mereço melhor (pelo menos uma real :P)

    Isso da amizade é muito bonito, mas é mais no caso das mulheres que concebem que a pessoa que lhes fez mal em dado momento também já tinha feito bem e a amizade é no fundo o separar disso mesmo. Para os homens a amizade é mais linear e custa mais a construir (dependendo dos casos claro). No meu caso não concebo isso, porque também não chamo amigo a qualquer pessoa e tem que existir um tipo de respeito e confiança que a ser violado custa muito recuperar e ou a outra pessoa demonstra que vale o trabalho ou não há nada para ninguém.

    ResponderExcluir
  13. "Ás vezes mais vale ficarmos conhecidas pela "cabra da minha ex" que lhes disse as verdades na cara e lhes permitiu ser um melhor namorado para alguém, do que sermos as eternas "santas do pau oco" que vivem na ilusão estúpida que vão continuar a ser muito amigas do ex."

    Eu aplaudo-te de pé!

    ResponderExcluir
  14. Celinha eu tou contigo que eu tb sou um mix.

    Cat o não és tu sou eu é equivalente na verdade so "sim, és mesmo tu, temos pena". :P

    Luís, eu acho é que as pessoas acham bonito dizerem que vão ficar amigas. Deixa-as mais descansadas, ameniza a ideia de ruptura, no fundo é uma questão de sentimento de estabilidade.

    Mister, obrigada, mas não faço vénia, só quando andava no teatro :)

    ResponderExcluir
  15. Por vezes ao dizermos que tudo acabou,mas podemos ficar amigos é apenas para nao magoar ainda mais a outra pessoa.No entanto e por experiencia propria, nao figo que seja impossivel, mas é extramamente dificil manter uma relaçao de amizade pura com o/a ex.
    Pois por mais que a vontade queira, a amizade que existia antes do compromisso fica sempre marcada pelo relacionamento falhado.

    Agora cueca, sexo com o ex é que estraga tudo.Alias é o erro mais comum e "mortal".

    Saudaçoes
    Beijos
    BA

    ResponderExcluir
  16. Sim, na teoria é tudo bem bonito. O problema é quando um deixou de gostar e o outro não. É que esse gostar provoca falta de discernimento e, já sabemos, torna-nos menos maduros.

    ResponderExcluir
  17. Já me disseram essa do "Nao és tu sou eu". Respondi: "Se é vai-te curar. Ciao!"
    Já disse a do "És mesmo tu" e disse tudo o qe tinha a dizer na cara deles. Reacção: ficaram a olhar para mim feitos parvos, cm se não soubessem o qe andavam a fazer! Não ficámos mal, mas tb um não o vejo à anos (minto, vi-o num concurso de tv à uns meses a fazer qe cantava) e o outro só o vejo umas semanas por ano, nas férias.

    ResponderExcluir
  18. É de ti. De certeza que esses casais nao sao legitimos, deve ser coisa "por fora".

    ResponderExcluir
  19. "Mister, obrigada, mas não faço vénia, só quando andava no teatro :)"

    Não dizem que a vida é um palco?

    ResponderExcluir
  20. Olá! Só para dizer que adorei este teu post!
    Realmente a tendência é mesmo essa: ah e tal és fantástica, és espectacular mas não és a "tal".
    Preferia ouvir (e por isso também digo) "olha, não dá por isto ou aquilo... be happy.. bye bye".

    Kiss!

    ResponderExcluir
  21. Todos erramos.
    Isso é mais que certo.

    Mas nem todos erramos da mesma maneira, em coisas igualmente graves e na mesma quantidade.

    Essa coisa da culpa ser sempre dos dois serve para desculpabilizar sempre um dos lados.
    É a mesma coisa que dizer, aconteceu, não foi culpa de ninguém!

    Raramente as coisas acontecem porque a culpa não é de ninguém.

    E nas relações é o mesmo. Ainda que a culpa aqui seja relativa.

    Um "gajo" - e uso este exemplo porque és uma "gaja" - trai a namorada constantemente (ou só algumas vezes) e ela resolve acabar. A culpa é dos 2? Claro, ela é que não o cansou o suficiente para ele não andar aí a comer biscoito alheio...

    Erram os dois, é certo. Faz parte da natureza humana. Mas, na maior parte das vezes, há um dos lados que precipita a separação...

    ... que até pode ser o outro lado a querer!

    A culpa até pode morrer solteira mas existe!

    É só a minha opinião. (dentro do que é possivel explicar num comentário...)

    ResponderExcluir
  22. Há gente que mesmo numa situação de terminus não consegue admitir certas coisas, então prefere na mesma o politicamente correcto, "adoraria continuar contigo pq és uma mulher/homem fantástica/o, mas não sei porquê distanciei-me, já não sinto o mesmo por ti", esquecem-se de dizer que tem outro/a no dia a seguir, ou outra coisa qualquer.
    Eu da minha parte sou muitas vezes chamado de frio, só porque sou sempre sincero e directo e prefiro sempre a verdade dura à mentira doce!!

    ResponderExcluir
  23. Já tou a comentar isto um pouco tardiamente mas como é um assunto que até me interesse cá vai.

    Eu acho sempre mau acabar relações... mas óbvio que prefiro 1000 vezes que seja eu do que ele. As vezes por isso até me antecipava qd já imaginava o que aí vinha... parecendo que não o ego ficava um pouco maior. Quanto à forma como eu acabava... sim... a célebre frase, não és tu, sou eu foi dita algumas vezes mas tb te digo que qd achava que se nao fosse eu a acabar seria ele, aí minha amiga... era tipo... isto nao esta a dar certo, pois nao? é mehor irmos cada um para seu lado que tu ficas com a tua e eu fico com a minha...

    Quanto à lagriminha no canto do olho... se eu estava a gostar a serio, lá aparecia ela... mas se realmente eu já nao estava nem aí, ela ficava quieta... por vezes cheguei a ver foi a lágrima do outro lado...

    Ainda quanto à amizade com o ex... se as coisas acabam a bem, a unica razao pela qual eu acho nao ser possivel ser amiga do ex, é devido ao actual... mais nada...

    Beijos

    Pink

    ResponderExcluir