19.3.14

Uma nota, pelo dia do Pai

Nasci há quase 29 anos e, como todas as crianças, não pedi para existir.
O nascimento tem esse quê, o de vir sem licença, por favor ou por pedido.
Nunca soube quem contribuiu para esta genética que carrego, se o meu pai de sangue é baixo, alto, moreno ou sequer se me assemelho a ele. Para dizer a verdade, nunca soube o seu nome.
Para dizer a verdade, nunca me importou.
Isto acontece porque a vida me trouxe o melhor pai do mundo. Eu sei que o vosso é que é, pensam vocês, mas o meu é realmente um ser humano extraordinário.
Não partilhamos sangue, mas partilhamos tudo o resto, tudo o que houver para partilhar, que seja possível, tangível ou não.
Um dos meus pesadelos é perdê-lo. Confesso que é um dia que temo e temo não só por o tempo não ter sido o suficiente entre nós (nunca o poderia ser), mas porque sei que não irei conseguir ser a pessoa forte que ele ajudou a criar.
Se há algo comum aos bons pais, é serem o nosso abrigo, o nosso apoio e não consigo contemplar um dia no futuro em que em vez dele esteja um vazio imenso.
A maneira que a vida arranjou de equilibrar isto foi dar-nos bons pais para os filhos que temos. Como mulheres, procuramos o melhor molde, as melhores características e, acima de tudo, a pessoa que um dia esteja lá para ser o nosso apoio.
E é assim que eu me considero sortuda e, espero, nunca se me acabar a minha sorte.


Agora metam a música do Ciclo da Vida aí como pano de fundo e deitem uma lagriminha comigo, ao pensarem nos vossos melhores pais do mundo.


7 comentários:

  1. o melhor pai do mundo é a minha mãe. essa sim, é um verdadeiro pai. e é bem verdade quando dizes que procuramos o melhor molde. grande mulher que tu tambem és. ;) beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Temos pena, mas o melhor pai do mundo é mesmo o meu, basta ter tido esta maravilha de filha que sou eu.
    Mas partilho do teu pesadelo, visto até ser o único progenitor que me resta. E como já dizia a minha avó "parir é dor, criar é amor", ao que eu acrescentaria "com direito a outras tantas dores".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as avós dizem grandes verdades, a minha dizia, aprendi muito...

      Excluir
  3. "Confesso que é um dia que temo e temo não só por o tempo não ter sido o suficiente entre nós (nunca o poderia ser), mas porque sei que não irei conseguir ser a pessoa forte que ele ajudou a criar."

    Porque é que dizes isso? Porque sabes que vais chorar nesses dias seguintes?
    Isso não é ser fraco. Chorar, ao contrário do que nos ensinam quando somos pequenos, não é sinal de fraqueza. Torna-nos humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco isso, é "saber" que não terei a força de aguentar a compostura e nem querer tentar.

      Excluir
    2. E nesse momento em que tentares aguentar a compostura vai chegar a hora que vais transbordar e esse momento vai-te descomprimir um pouco apesar de tu propria te pareceres surreal!! Infelizmente ja tive esse momento!!
      Mas isso agora não interessa nada e não é nisso que tens que pensar, muito pelo contrário ;) kiss

      Excluir