25.10.10

Dar um tempo.

Acho piada ao uso do "dar um tempo". Todos nós temos os nossos tempos de reflexão e certamente teremos dias melhores que outros, ou fases mais estimulantes que outras. O "dar um tempo" parece-me daquelas coisas egoístas do "espera só aí um bocadinho enquanto eu fico a pensar se quero ou não quero" ou mesmo "isto já está a expirar o prazo de validade, deixa-me cá dar um tempo e depois nunca mais voltamos". Pior, pior, só o "dar um tempo" como "vou ali enrolar-me com x e y e logo decido depois se ainda quero alguma coisa contigo".

Ou se acaba ou não se acaba. Nem sempre pensei assim, e reconheço que em algumas, poucas, relações, o "dar um tempo" ajuda a por tudo em perspectiva e repensar a certeza do que se quer, mas a verdade é que cada vez mais se vê por aí "tempos", quando a vida é demasiado curta para não a passarmos com quem verdadeiramente gostamos. Já temos fretes demais para isso.

18 comentários:

  1. "Dar um tempo" é dizer que "não quero continuar" de forma cobarde. É como dizer "vou pensar nisso", "logo te digo", "depois vemos isso", etc...

    ResponderExcluir
  2. dar um tempo---é hipotecar uam relação...FUCK !!! mais vale mandar tudo às urtigas !

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo contigo, esta expressão é um tanto ou quanto subjectiva naquilo que se quer...

    Mas a verdade é que eu acredito que este tempo por vezes seja importante, para saber-mos o que queremos não só de uma relação mas de nós proprios! É importante parar e respirar para se saber se é o que queremos, para não andar a "brincar" com a outra pessoa! No entanto esse "dar um tempo" depende da forma como o encaramos, pois se gostamos e respeitamos a pessoa que está ao nosso lado, dar um tempo não é mais do que deixar a relação respirar :)

    ResponderExcluir
  4. quando se diz dar um tempo, mesmo que depois a coisa continue, tem os dias contados...

    ResponderExcluir
  5. Isso é das maiores tretas que há. Se existem problemas ou dúvidas, que sejam faladas, e através do diálogo as coisas resolvem-se ou acabam-se.

    O tempo serve para se comer por fora. Quer queiram quer não.

    ResponderExcluir
  6. Cada caso é um caso. E há situações em que pode mesmo ajudar.

    A única coisa que eu não percebo, e que acho que nunca conseguiria aceitar, é que esse tempo permita "passeios" com outras pessoas. Isso sim já é demasiado para a minha cabecinha...

    ResponderExcluir
  7. Penso como tu.
    "Dar um tempo" comigo é motivo para eu fazer aquela cara ao estilo "Atreve-te a repetir que ficas a ver navios, bebé!"...

    Sou má! (riso maléfico --')

    ResponderExcluir
  8. dar um tempo é arranjar uma melhor desculpa para acabar :)

    ResponderExcluir
  9. A definição de "dar um tempo" têm vindo a mudar, infelizmente..eu acho, e é a minha opinião apenas, vale o que vale, dar um tempo não é "descomprometer-se"..é criar um espaço e um tempo onde se mete a mãozinha na consciência e no coração e se vê se é bem "isto" que se quer para a vida..não é o meu caso, gosto tudo muito bem esmiuçado e esclarecido na altura,sem ressentimentos e já passou..mas há quem funcione assim e precise do seu espaço,estar sozinho para pensar e saber resolver as coisas...Mas acho que "o pessoal de hoje em dia" vê o "tempo" como um freepass para o avacalho, o que acho bastante estupido mas enfim..essas sim são relações com dias contados*

    ResponderExcluir
  10. Para mim, dizerem-me isso é o mesmo que 'vou ali comer aquela e volto já'!
    Nop! Comigo não mon cher! Vais mas podes ficar por lá, ok?

    bisous...

    ResponderExcluir
  11. Para mim ¨dar um tempo¨ é sinônimo de enrolação.

    ResponderExcluir
  12. Bingo! Penso exactamente o mesmo. Sempre me soou a má desculpa para adiar o final de uma relação. E a única vez que alguém me pediu um tempo, eu disse que não era cá dessas coisas e que era melhor ficar tudo por aí (váá, também foi o meu primeiro namorado e eu era uma adolescente destraviada. Mas já sabia que cá nisso não me fazem a folha que eu não deixo!)

    *

    ResponderExcluir
  13. Também não só não acredito como não aceito no mítico "dar um tempo". Nem nunca consegui entender o que vai na cabeça de uma pessoa que o solicita. Gostava de pensar que haveria boas intenções neste pedido mas não me parece. Acredito e concordo que, de facto, é apenas um tempo enquanto se experimenta com terceiros aquilo que se deveria viver com aquele que, desgraçado, está à espera que o outro se resolva e volte para si. Nem sempre volta e, quando acontece, também não acredito que valha a pena.
    Para mim, ou estamos juntos ou acabamos. Não existe meio termo e, mesmo quando se termina, também não acredito na volta. Podemos discutir muito mas quando chegamos ao ponto de querer acabar, é porque alguma coisa se perdeu pelo caminho.


    Gostei do blog ;)

    ResponderExcluir
  14. Para mim essa conversa do tempo não dá para mim, só quer ou não quer, para mim é simples e eficaz.

    ResponderExcluir
  15. ... tb concordo...gente falsa e covarde gosta de 'pedir 1 tempo'.... tretas...
    p min ou é, ou n é...

    ResponderExcluir
  16. olá.. é a primeira vez que comento o teu blog. Gosto muito da maneira como escreves e de como dás as tuas ideias (mt claras) sobre um assunto. Parabéns.

    Em relação ao tema, concordo contigo.
    Quando se chega a um determinado momento da nossa vida, temos maturidade suficiente para saber o que se quer.

    Todos nós sabemos o que gostamos mais, sobre qualquer situação da vida.
    Nas relações, e na minha opinião, é exactamte igual, lá no fundo sabemos o que queremos. Mesmo que existam problemas (e se se quiser resolve-los), acho que é juntos e não um para cada lado.
    Penso que é junto da pessoa que se gosta que se "arranja" força para continuar (se for o que quisermos de verdade).

    Como se diz, juntos somos mais fortes, separados caímos.

    Raquel

    ResponderExcluir
  17. No amor, e em muitas outras situações, há uma máxima que diz: Em caso de dúvida, a resposta é não. Dar um tempo é o mesmo que dizer que não se gosta. De modo que quando alguém diz isso, esse tempo que essa pessoa pede tende a prolongar-se definitivamente...

    Beijitos,
    Nuno.

    ResponderExcluir