22.12.14

Aquele momento em que tens de ir para um safe place mental.

Nós dizemos sempre que com os nossos filhos "não há cá pão para malucos" e que "eram duas palmadas naquele rabinho e acabava-se a brincadeira".
A realidade é bem diferente.
Há pais que, nem se sabe bem porquê, foram agraciados com crianças que acatam o que lhes é dito e são por natureza sossegadas normalmente são os mesmos que defendem que não se pode dar um enxota moscas nos meninos porque tudo o que precisam é de uma voz firme.
Depois há outras que são adoráveis, mas uns pequenos terrores, que nos levam a ponderar o mundo da auto-medicação e fechar os olhos, respirar fundo e contar até 10.

Estás eventualmente preparada para ser mãe se:

Consegues manter uma conversa, ouvir o teu interlocutor e "ignorar" a criança que te diz de 10 em 10 segundos: mãe, mãe, mãeeeeee!!!, sem perder a calma.

Encaras a vigésima vez que te levantas para ir mudar um vídeo/ligar tv/dar um pacote de leite/mudar a roupa porque se sujou com o leite/..., como exercício.

Não te importas com o que os outros pensam. As tuas capacidades como boa mãe serão testadas quotidianamente, normalmente pelo olhar judgemental de outras pessoas.

Gostas imenso de moches. Só que agora não são em concertos fixes, mas sim enquanto tentas ver o Masterchef no sofá e levas com "algo" perto de 17 kilos, que aproveitou esta oportunidade para te enfiar um pé em cheio no nariz.

Detestas os teus vizinhos de baixo e achas que eles "não se vão importar" por o teu filho decidir correr às 8h da manhã de um Domingo só porque sim.

Souberes ignorar a informação que reside nos conselhos dos outros sobre como educares os teus filhos, filtrando o que é relevante.

Vibrares com sentar o rabinho gélido nos parques infantis porque está sol no Inverno. (Dizem que o frio também ajuda a queimar calorias, win-win!)

Dividir comida em restaurantes não te incomoda e até agradeces a ajuda extra. (muito embora acabes a comer o arroz e a salada enquanto "alguém" come o hambúrguer e as batatas)

O teu programa de fim-de-semana passará por ver desenhos animados a partir das 7h00. Com sorte.

Sobreviveres ao sentimento de culpa após um ralhete, mesmo que merecido.

Passares a achar aqueles senhores demasiado simpáticos, são, na certa, possíveis predadores sexuais.

Fores capaz de achar graça a tudo que ele faz, mesmo quando envolve deparares-te com cenários apocalípticos na tua sala.

Equacionares todos os cenários de isto-pode-correr-mal atempadamente, o que te dá um ar de Mãe-Terminator.

Preferires a companhia do teu filho, mesmo quando te sentes à beira de te transformares no Avelino Torres.

Gostares de ter companhia. 24 horas por dia. Sempre vigilante, qual Batman. Acabaram-se os banhos de imersão sossegados para SEMPRE.

Amares incondicionalmente.

(Isto vem a propósito de um fim-de-semana em cheio, onde senti a vergonha máxima de sempre, num restaurante onde o menino não queria comer a sopa e fez uma daquelas birras que leva pessoas comuns a não quererem nunca ter filhos)

12 comentários:

  1. "...daquelas birras que leva pessoas comuns a não quererem nunca ter filhos"

    Como eu. E se isso acontecer, não vai a um restaurante antes dos 6 anos :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cospe para o ar e vê o que te acontece! :D

      Excluir
    2. Cuspir, é sempre a favor do vento, cara Cueca :P

      Excluir
  2. Xiiiiii tu tb abusas. Achas que todos são assim? Só para te animar... se um bebe fizer isso tudo o que escreveres... é um santo... normalmente fazem isso e mais 300% pior. :P
    Se te tiveres a cagar para os que outros pensam.. metade desses problemas acabam e vives muito mais feliz. Eu que o diga... tenho 2 :)
    Já agora:
    "Passares a achar aqueles senhores demasiado simpáticos, são, na certa, possíveis predadores sexuais."

    Verdade.. e eu que adoro me meter com crianças.. cada vez tenho mais medo de o fazer, não vá uma rosa cuequinha lançar-me um ar furibundo e com uma faca na mão pronta a espetar-me no coração, rodar rodar e tirá-lo cá para fora com risinhos histéricos hihihihihihi :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não dou risinhos histéricos! (e se alguém que me conhece vier aqui dizer o contrário, são uma cambada de mentirosos! rodeada de víboras, eu!! :P)

      Há dias aconteceu-me isso nas escadas rolantes do Oeiras Park, acabei por pensar: naaahh ninguém é assim TÃO simpático! Vou começar a andar com um taser.

      Excluir
    2. Isso é porque não me conheces. Normalmente falo com as pessoas como se as conhecesse há mais de 10 anos :) Tenho a certeza que me farias um olhar matador ao qual responderia com outro ar matador (no bom sentido claro).
      Mas infelizmente...hoje em dia as pessoas têm medo de dar confiança, porque na maioria dos casos, gostam de tentar mais alguma coisa. Comigo estás descansada.. se algum dia tiveres o "azar" de me conheceres... vais ver que estás em segurança. Só te vou pedir o nº de telefone, a tua morada e convidar-te para 34 jantares romanticos à luz do candeeiro da rua (que como sabes... eu detesto velinhas) :P

      PS: Oeiras park??? já sei por onde andas... tem medo!! muito medo :)

      Excluir
    3. Daí o taser na mala!
      E o spray de pimenta.
      Também tenho uma katana na mala do carro!! :D

      Excluir
    4. Pronto pronto... já desisti de te conhecer! Não me faças mal.. sou pai de Familia!! :P

      Excluir
  3. Consigo identificar-me com muitos dos pontos que enumeraste, especialmente o dos moches que valeu uma grande gargalhada e o de ignorar as opiniões alheias (a maioria, pelo menos!!) que eu não dou a minha a ninguém, a menos que me peçam.
    Tenho dois, o de sete tem autismo, tem "birras" que passam muitas vezes por má educação, não compreende a ironia, muitas vezes não percebe quando estamos a falar a sério ou a brincar e diz tudo o que pensa sem filtros. Passa muita vez por mal-educado e eu... não me ralo.
    A de quatro é um anjo fora de casa, em casa parte a loiça toda com a sua criatividade e tendência para as artes plásticas (nas paredes, chão, sofás, etc).
    Passa-nos ao lado quando, como tão bem disseste, "amamos incondicionalmente"!

    ResponderExcluir
  4. É isso tudo que escreveste, sem tirar nem por, mas cá por casa é a dobrar e vai a caminho de triplicar...
    Gosto tanto disto!!!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho filhos mas tenho uma amiga muito próxima que teve 3, ora estão neste momentos com 8, 6 e 3 anos. E ela já consegue gerir isso tão bem que os putos não fazem grandes birras mediante olhares matadores das mães, aquilo de se sujarem tb descobri que os putos são bem capazes de se limpar sozinhos na maior parte das situações (a roupa não passa de suja, sejas tu a limpar ou ele!), palmadas é sempre que é preciso (daí não fazerem muitas birras). Também ajuda que os miúdos atribuam autoridade aos amigos dos pais, por exemplo comigo, portam-se impecavelmente e também lhes mando um gritinho quando é preciso!
    No meio disto tudo poderia-se pensar que a minha amiga se perderia para sempre como pessoa e nunca mais voltaria ao mesmo! Mas não. Apenas vem com 3 criaturinhas adoráveis na maior parte das vezes! :)

    ResponderExcluir
  6. O jeito que esta lista me teria dados há oito anos atrás no período pré-gémeas para perceber que afinal não, não estava preparada. Agora olha só aguento com 4 ou 5 "mãeee" a dobrar sem arregalar os olhos em jeito exorcista e dizer "QUIÉÉÉÉÉÉÉ?????" ... :p

    ResponderExcluir