30.12.13

O síndrome "se eu me colar a ti a fila anda mais depressa".

A sério, isto mexe comigo, eu tenho necessidades, ok?! Eu preciso do meu dance space, eu não gosto de ter estranhos colados a mim, deixando-me na dúvida se aquilo atrás de mim é um pão de cacete ou se o Darth Vader possuiu a pessoa imediatamente atrás.
O facto de se colarem à pessoa da frente não faz com que a fila ande mais rápido, é uma ilusão, é um truque óptico irrelevante, porque vão demorar exactamente o mesmo tempo.
A vantagem de manterem uma distância socialmente aceitável é, sucintamente, uma: parecerem pessoas minimamente normais.

Repitam comigo: em 2014 vou deixar, pelo menos, 30cm de distância da pessoa da frente.

Sim, isto sou eu na senda por um mundo melhor. O meu mundo. Com distância de segurança. Sem maus cheiros e barulhos esquisitos. Sem ouvir conversas de telemóvel em que o bafo das pessoas se entranha no meu cabelo. Com espaço para abrir os braços sem cotovelar um olho.
Os meus desejos são humildes, façam-me lá este jeito.
Obrigada.

12 comentários:

  1. Estou contigo Rosa, temos que ir lutando por coisas mínimas para depois as grandes serem fáceis de mudar. Feliz 2014 :)

    ResponderExcluir
  2. Eu odeiooo isso. Não percebo mesmo qual é a necessidade de se colarem. No supermercado é fácil, é só ficarmos à frente do carrinho em vez de atrás, assim o máximo que podem fazer é colar-se ao carrinho, embora depois tenho que fazer um pouco de ginástica para chegar a algumas coisas. Um olhar assim a destilar ódio também costuma resultar muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Ahahahah!!
    Ainda agora tive um filme destes, oh Deus!! Haja paciência!

    ResponderExcluir
  4. Junto-me à tua luta. Ainda ontem no Ikea estava eu a colocar as minhas coisas no tapete e tinha uma senhora atrás de mim, aliás COLADA a mim com um estendal na mão. Eu dava um passo em frente e ela sempre colada. Eu tinha a mala a tira-colo, exactamente da altura do rabo e aquela situação já me estava a irritar, então tive que me virar para trás e perguntar "olhe, não se importa?" (e nisto removo a mala a tira-colo da altura do rabo e passo-a para a frente)...A senhora responde "ai desculpe não tinha reparado que tinha aí a mala"...Eu respiro e digo-lhe "pois, se não estivesse aqui a mala a senhora estaria a tocar-me no rabo!" E pronto, mais um dia na pele de uma maníaca do seu próprio espaço.

    ResponderExcluir
  5. Confirmo... Na farmácia as pessoas colam-se como lapas, estamos a atender uma e há logo outra a espreitar-lhe por cima do ombro. Não sei se é pressa, se cusquice, se uma mistura disso tudo. Não há paciência!

    ResponderExcluir
  6. Aaaahhh como te entendo! Às vezes as pessoas colam-se tanto a mim que faço de propósito para as incomodar, para ver se me dão espaço. Noutro dia calcei um homem. Eu sei que vou para o inferno. Mas ao menos alguém me entende.

    ResponderExcluir
  7. Eu já pensei em gritar em alto e bom som "Vou soltar um gás", mas depois chamavam-me porca, então optei pela táctica da cotovelada, da pisadela, do virar de repente e espetar-lhes com o cabelo no focinho, virar-me para trás com aquele ar de quem vai mandar um espirro super sónico ou coisas do género "agora está muito mais quentinho aqui" ou "este calor humano já me está a escaldar o rabo". E ando a trabalhar noutras tácticas para 2014 que poderão envolver frases do tipo "ai, que o raio da tuberculose está a dar cabo de mim".

    ResponderExcluir
  8. Mexe os cotovelos, mexe os cotovelos :P

    ResponderExcluir
  9. ora aí está um excelente objectivo para o ano de 2014. vou fazer um post no facebook e tagar-te

    ResponderExcluir
  10. ahahahah eu tb abro os cotovelos como se fosse uma galinha! gente chata!!

    ResponderExcluir
  11. AI, Rosa...ficaria perto de ti apenas...

    ResponderExcluir
  12. AI, Rosa...ficaria perto de ti apenas...

    ResponderExcluir