8.10.13

Técnicas de educação no lar infalíveis (*)

O meu grande objectivo de vida agora que sou mãe é criar um filho que seja útil no lar a uma mulher. Por agora concentro-me em tirar-lhe fotos com a esfregona na mão e dar-lhe muitos reforços positivos, como uma bolacha maria e um "lindo menino". Sim, eu sei, ele não é um cão, mas não podemos pedir muito a uma criança de 2 anos e meio.
As mães estragam os filhos, é um facto, na nossa abnegação sonhamos em alimentar e cuidar da nossa cria até ser adulta e só não lhes continuamos a assoar o nariz, porque, bem, é nojento.
Assim, descascamos fruta, limpamos, passamos a ferro, fazemos aquele prato preferido e...lixamos o esquema da felicidade conjugal ao miúdo para sempre!
É isso que querem? Um filho que diga à mulher "amo-te muito...mas a minha comida preferida é a da minha mãe", ou "obrigada por me passares a camisa amor, mas não fizeste aquele vinco nas mangas como a minha mãe". Ninguém merece!
Uma vez o mal feito, há que tentar contornar da melhor forma, e aqui entram estas dicas:

técnica: vencer pelo cansaço
Ai a loiça não foi lavada? Pois que não se lava até o menino saber o que é lavar travessas de ir ao forno com molho ressequido com 2 dias. Avé, Fairy!

técnica: reforço positivo
Ele está finalmente a pegar, por iniciativa própria, na esfregona? Contenham as lágrimas e tirem a roupa. Esta é a hora da recompensa e, acreditem, não mete bolachas maria. Ou mete, não sei que coisas esquisitas vocês fazem.

técnica: reforço negativo
Não arrumaste a tua tralha, mandaste os boxers para o chão do quarto e as meias procurar o cotão debaixo da cama? Oops, esqueci-me de pagar a conta da Sport Tv. Que chatice, agora demoram umas horas a repôr isso...já nem vai dar para ver aquele jogo do Real Madrid....

técnica: o excel é nosso amigo
Façam uma folhinha de excel com todas as tarefas necessárias ao correcto funcionamento do lar e comprometam-se os dois a assinalar o que cada um faz e com que frequência. Imprimam e coloquem num sítio visível, como a porta do frigorífico, ou a mesinha de cabeceira, mas cumpram. O primeiro a quebrar, acumula as tarefas do outro para o resto do mês e terá de dizer "sim meu amo/sim minha senhora" no final de cada frase.

técnica: não gostas, faz tu
Pior que ter de fazer é fazer e ainda receber uma notinha no livro de reclamações. Filho, não está como a mamã faz, faz tu ou leva para casa dela! Obviamente serão rotuladas mentalmente como as esposas salazaristas que não sabem agradar convenientemente aos maridos, mas são preços a pagar.

E agora devo dizer, vocês, caríssimas, que têm um homem que "faz tudo em casa", passem por Fátima e comprem umas velas dos pastorinhos, que isso é coisinha para manter.
Pessoas que podem pagar a uma empregada, façam-no, e desfrutem da inexistência de quezílias domésticas no lar, ou de conversas que começam invariavelmente por "hoje é a tua vez!".

*haahhaha se fossem mesmo "infalíveis" alguém já tinha sido bem sucedido nisto! Mas vocês ainda levam a sério o que eu digo?!

8 comentários:

  1. "terá de dizer "sim meu amo/sim minha senhora" no final de cada frase."

    Mas isto já não é suposto dizer, normalmente? :P

    ResponderExcluir
  2. Bem, lá terei de ir a fátima. O meu é uma fada (qual é a versão masculina? Mago? Bruxo? Feiricieiro?) do lar!

    ResponderExcluir
  3. "Assim, descascamos fruta, limpamos, passamos a ferro, fazemos aquele prato preferido e...lixamos o esquema da felicidade conjugal ao miúdo para sempre!"
    Minha querida, deixe-me fazer~lhe uma venia! Até que enfim que uma de nós reconhece que a "culpa" de os homens não saberem fazer nenhum em casa - é nossa !!!(nossa, especie feminina). Eu também tenho um filho (genero masculino) e pode ter a certeza que ele está a ser devidamente "treinado" para ser capaz de desempenhar toda e qualquer tarefa do lar. E por duas trazões: para partilhar tarefas, se eventualmente se casar; ou para ser capaz de tratar de si proprio, se não casar , em vez de ficar eternamente dependente da mãe, da empregada domestica ou assim... E também já o avisei que nunca, mas nunca, se diz à namorada, esposa, amiga, whatever, as tais frases "a minha mae fazia assim, a minha mae fazia melhor" :) . Mas de facto, ja tenho sido apodada de mae exploradora, ou de tratar o "filho como se ele fosse uma mulher" - pelas minhas proprias congeneres...

    ResponderExcluir
  4. Por acaso digo sempre que são as mães que estragam os filhos, fazes muito bem em criar o Homem dos sonhos de qualquer Mulher.

    ResponderExcluir
  5. e quando as mulheres cozinham melhor que as mães?
    e quando são melhores donas de casa que as mães?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostrar o devido agradecimento em sede própria.
      Ou pagar a um psicólogo porque a mamã nunca fez fatias douradas no natal e uma pessoa traumatizou-se para todo o sempre com isso lol.

      Excluir
    2. foi mais como abrir uma caixa de pandora, mas em formato estomacal :)

      epah fatias paridas, "ca" bom, posso dizer fatias paridas não posso?

      psicologo então! obrigado :)

      Excluir
  6. Pois tenho que ir a Fátima então. Tenho tenho. Faz de tudo, ainda é cozinheiro, tem jeito para cuidar de uma casa melhor que eu. E é coisa que não me importa nada, como está visto. A mãe dele é do genero de estragar um homem e torná-lo um mimado. Não sei como é que o meu saiu assim, ele nasceu assim já, disposto a ser um principe do lar. E não só. Mas certamente que a mãe dele faz coisas melhor que eu, na cozinha e tudo mais. Mas confesso que não me incomoda isso e ele não o diz, não é preciso. Eu sei que assim é. Mas está tudo certo...cada um com o seu talento ;)

    ResponderExcluir