29.8.13

Como identificar os maluquinhos dos animais.

Eu sou doida por animais, para mim, tudo o que é bicho amoroso e com pêlo fofinho, marcha.
É ver-me logo a identificá-los em segundos e, basicamente, a correr até eles, pronta para dar amor.
(Sim, eu sou essa pessoa que quando vai a vossa casa, a primeira coisa que faz é ver se há animais e ir socializar com eles)
Adiante, há, portanto, os amantes de animais, mas há também, infelizmente, os fanáticos dos animais.
E como o fanatismo nunca foi bom em nada, vamos cá a umas dicas preciosas:
  • Assim que podem, vêm com aquela conversa do "quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais".
  • Mais do que fazer festas ao vosso animal, procuram saber por onde implicar: "que ração come? Não é X? Ao meu só dou essa, é a melhor!" - seguindo-se um rol interventivo em como, basicamente, mais valia andarmos a alimentar os bichos a cocó industrializado, porque as rações boas são as de 60€ para cima e olhar, com atenção, para os rótulos e perceber que muitas dessas rações estão carregadinhas de sal e cinzas, isso não, que isso dá trabalho.
  • Fazem parte de Associações. O trabalho das mesmas é necessário e extremamente válido, mas hão-de reparar que, no meio das pessoas normais, há sempre os fanáticozinhos, prontos a mostrar ao mundo que ninguém ama mais os animais que eles.
  • Eles e só eles sabem sempre como tratar melhor de um animal.
  • Têm sempre 10 bichos lá por casa. Entre os deles, os que foram ficando, os que estão para adopção e, possivelmente, os da prima que foi de férias. Tanta conversa acerca do bem-estar dos animais, mas partilhar uma varanda com 7 gatos que não se conhecem de lado nenhum deve fazer maravilhas físicas e psicológicas, realmente.
  • Há sempre um leve odor a chichi nelas. Não me lixem, é verdade.
  • O importante é sempre salvar o animal. Não interessa se vai sofrer para o resto da vida toda, o importante é que viva. As condições em que vai viver, ou sequer se sobreviverá, é de somenos importância.
  • Têm dificuldades em socializar e acham sempre que os animais são os seus melhores amigos. Até são, mas não deveriam ser os únicos.
  • À primeira oportunidade estão prontos a descrever histórias - com fotos - de animais em estado terrível de sofrimento. Há histórias que acabam bem, felizmente, mas é desnecessário tentar andar a chocar meio mundo com imagens extremas e impingir as mesmas.
  • São o pesadelo dos vizinhos.
 Sim, os animais são uma causa extremamente válida e com muitas pessoas boas, que realmente valorizam o bem-estar deles, a trabalhar nela. Mas entre os que querem o melhor para eles e os que os coleccionam, sob o pretexto moral de salvamento, vai uma diferença abismal.

8 comentários:

  1. Coisas da vida... identifico-me bastante com este post, especialmente com a parte das associações...

    Gosto de animais, mas não sou fanático. Isso acontece é com os "cat-lovers". :P

    ResponderExcluir
  2. Não sou fanática por animais, aliás só tenho um, mas por esse motivo, já sou o pesadelo dos vizinhos ahahaha

    ResponderExcluir
  3. Não podia concordar mais! Não posso ver um bichinho que quero logo fazer festas (principalmente se for gato, mas adquiri recentemente uma paixão por cães....bem, à frente), mas não me lixem com a conversa de que os animais é que são e as pessoas são todas más e mimimi. Conheço uma rapariga já com idade para ter juízo que dizia que quando tivesse filhos não era possível gostar mais deles do que das cadelas dela. Ora não me lixem! Enfim...depois há o caso da minha vizinha: adora gatos e traz tudo o que mia para cá. Para os deixar na rua, porque não os deixa entrar em casa. Resultado: andam sempre a tentar dar porrada da velha ao meu gato, que fica descansadinho no meu jardim. Haja pachorra!

    ResponderExcluir
  4. Ahh! Bem a propósito. Ontem falava com a minha mãe sobre uma gata castrada que vive à porta de um prédio há muito tempo e é alimentada e acarinhada por todos os moradores desse prédio. Já a tentaram levar para casa mas a gata foge sempre para a rua, que é onde gosta de estar. Agora uma dessas malucas pelos animais decidiu que tinha de arranjar um dono para a gata porque "só ela sabe como tratar melhor a bicha", ela, que de tão fanática pela causa animal uma vez entregou um gato bebe a um miúdo cujos país não queriam o gato e acabaram por abandona-lo...

    ResponderExcluir
  5. Das melhores cenas que presenciei foi quando, uma vez, levei o meu primeiro cão a uma exposição canina. Um homem adorou-o, aproximou-se e a primeira pergunta que fez foi "Quem é o pai?". Por acaso eu tinha conhecimento da resposta e dei-a e o senhor respondeu "Parar ser um cão assim, logo vi!". E foi-se embora...

    ResponderExcluir
  6. Eu acho esses fanaticos perigosos. Deturpam tudo, não vêm nada á frente , é impossivel ter uma conversa com essas pessoas, são completamente irracionais.
    Gostar é uma coisa, fanatismo é outra.

    ResponderExcluir
  7. Gostar, gosto muito, ajudar, ajudo sempre que posso mas cá fanatismos é que não!

    ResponderExcluir
  8. Esta publicação fez-me lembrar de imediato uma pessoa maluquinha por animais: Manuel Luís Goucha

    Não sei se todos os pontos se aplicam, mas a maioria deles aplica-se realmente.

    AxO
    http://inveritasvita.blogspot.pt/

    ResponderExcluir