22.3.12

Qual é o futuro das relações?

As pessoas são naturalmente egoístas e tendem a desistir mais facilmente dos relacionamentos?
Há muito mais formas de conhecer novas pessoas e por isso a tentação é maior?
Temos menos tempo e paciência para o outro?
Vivemos a achar que "se não for esta pessoa, arranja-se outra"?
Afinal, as relações de uma vida começam a ser um mito? Ainda há pessoas insubstituíveis?

São algumas questões que se colocam, quando olhamos para o panorama das coisas.
Pelo menos, eu, que tanto gosto de questionar tudo, coloco.
Não por me achar uma céptica, mas porque tenho sempre aquela ideia de que quanto mais souber olhar à minha volta, mais facilmente poderei evitar cometer alguns erros.
É que a avaliar racionalmente as coisas, as relações têm muito mais por onde falhar, do que por onde dar certo.
E porquê? Afinal, porque é que tantos relacionamentos falham?
Será por um comprometimento demasiado cedo?
Por não se ter vivido e experienciado o suficiente?
Talvez o acomodar ao parceiro que já se conhece?
A frustação de expectativas?
A solidão e falta de companheirismo?
A rotina e a falta de paixão e desejo?

No fundo, porque é que se repetem erros que todas as pessoas já sabem de cor e salteado?
No plano ideal todos podemos ser uns gurus relacionais, afinal, sabemos exactamente o que tem de ser feito para que as coisas resultem. Mas a prática, diria, é um whole other level.
Não defendo que as pessoas se mantenham juntas quando não são felizes ou quando os momentos de ressentimento superam os momentos de alegria.
Como também não defendo que as pessoas se afastem com a sensação que não deram tudo por tudo, que não fizeram um esforço extra por lutar e simplesmente optaram pelo caminho mais fácil.
Acho que a coisa mais triste que nos pode acontecer é perspectivar uma vida sem futuro, acomodada, sem brilho, sem entusiasmo, pautada pelas responsabilidades simplesmente.
Não sei o que mexe com a motivação de cada um, ou o que é que faz "click" para acordar para uma vida com mais amor. É complicado compreender coisas que mexem com um bicho tão complexo como nós.

14 comentários:

  1. cada vez mais as pessoas procuram prazer, satisfação e felicidade imediatos. não andam cá com trabalhos para conseguir. se fulana ou cicrano não serve, há mais por onde tentar. também não sou a favor de que duas pessoas se mantenham juntas quando já não são felizes. mas acho que cada vez mais se deixou de investir. tudo vai daquilo que queremos, do que valorizamos. no meu caso, um projecto a longo prazo pelo qual vale a pena lutar(mos) com todas as forças porque o sentimento é este e não queremos outro.

    ResponderExcluir
  2. Tão filosóficas estamos hoje sodona cueca!
    Não acho que por haver menos oferta se trairia menos, só se trairia com menos variedade, digo eu :P

    Há muito aquela ideia de casamento/ relação séria, muito perfeita, um mar de rosas e chocolates que no fim de contas não existem, e se existissem seriam uma seca.
    Ninguém é completamente perfeito para ninguém ao contrário do que diz a amiga cosmo, e uma relação dá trabalho que quase ninguém quer ter. Há 40 anos atrás, calavam-se os problemas pelas aparências e daí muitos casamentos de pessoas de idade terem já 75 anos, mas actualmente à mínima discussão, acaba-se logo com tudo, quando muitas vezes são coisas perfeitamente remediáveis.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, uma relação, na acepção completa da palavra: com carinho, amor, paixão, fidelidade, respeito e compreensão, é difícil de conseguir.
    Vês muitos casamentos durar, mas muitos não se pautam pela "relação" ideal. Muitas das vezes são apenas duas pessoas a partilhar contas, mentindo, omitindo, viradas cada uma para si.

    E isso eu não entendo. Não saberia viver assim aliás. :)

    ResponderExcluir
  4. As pessoas são naturalmente egoístas e tendem a desistir mais facilmente dos relacionamentos?
    RE: Sim. Mas eu não diria que é só por egoísmo. É que agora há muito mais coisas para se fazer do que há 50 anos atrás. Há direitos e deveres diferentes. A mentalidade da sociedade mudou. As pessoas ainda não se adaptaram a isso.

    Há muito mais formas de conhecer novas pessoas e por isso a tentação é maior?
    RE: Sim.

    Temos menos tempo e paciência para o outro?
    RE: Sim.

    Vivemos a achar que "se não for esta pessoa, arranja-se outra"?
    RE: Não é esse o pensamento de muita gente. Há muitos que pensam "se não for esta não arranjo melhor".

    Afinal, as relações de uma vida começam a ser um mito?
    RE: Mito não, mas exceção sim.

    Ainda há pessoas insubstituíveis?
    RE: Há, agora encontrá-las....ui ui.

    ResponderExcluir
  5. "Acho que a coisa mais triste que nos pode acontecer é perspectivar uma vida sem futuro" Eu ja passei por esse sentimento. Separei-me. Demorei um ano a planear mentalmente a minha separação, praticamente.
    Seja como for, acho que tudo o que questionas acaba por ser em parte motivos para uma relação não durar. Mas ha um motivo maior...a incapacidade de, numa relação, sermos quem somos. Hoje em dia todos os pontos que referes implica que não podemos ser HUMANOS numa relação, porque na realidade questionar é ser o mais humano possível. O que acontece é que hoje em dia vivemos num mundo em que tanto é dificil ser quem somos, como aprendermos a adaptarmo-nos ao que as outras pessoas são.

    Nós mulheres, mais que os homens, raramente amamos a pessoa por quem ela é, mas muito mais por quem queriamos que ela fosse, sempre numa tentativa de transformar o parceiro naquilo que desejamos que ele seja. Somos incapazes de prespectivar um mundo em que as pessoas são O QUE SÃO e não um mundo em que "ai ele vai mudar".

    Outro motivo é que uma boa relação com o Outro, implica uma boa relação com Eu. E quantas pessoas conheces que têm uma boa relação com o Eu? Não podemos esperar futuro para nada que não parta de dentro de nós...com pilares criados pelo nossa auto-estima e devoção à nossa felicidade.

    Muito longo o comentário...Isto não dá para comentar aqui :D mt para dizer.

    ResponderExcluir
  6. "Acho que a coisa mais triste que nos pode acontecer é perspectivar uma vida sem futuro" Eu ja passei por esse sentimento. Separei-me. Demorei um ano a planear mentalmente a minha separação, praticamente.
    Seja como for, acho que tudo o que questionas acaba por ser em parte motivos para uma relação não durar. Mas ha um motivo maior...a incapacidade de, numa relação, sermos quem somos. Hoje em dia todos os pontos que referes implica que não podemos ser HUMANOS numa relação, porque na realidade questionar é ser o mais humano possível. O que acontece é que hoje em dia vivemos num mundo em que tanto é dificil ser quem somos, como aprendermos a adaptarmo-nos ao que as outras pessoas são.

    Nós mulheres, mais que os homens, raramente amamos a pessoa por quem ela é, mas muito mais por quem queriamos que ela fosse, sempre numa tentativa de transformar o parceiro naquilo que desejamos que ele seja. Somos incapazes de prespectivar um mundo em que as pessoas são O QUE SÃO e não um mundo em que "ai ele vai mudar".

    Outro motivo é que uma boa relação com o Outro, implica uma boa relação com Eu. E quantas pessoas conheces que têm uma boa relação com o Eu? Não podemos esperar futuro para nada que não parta de dentro de nós...com pilares criados pelo nossa auto-estima e devoção à nossa felicidade.

    Muito longo o comentário...Isto não dá para comentar aqui :D mt para dizer.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com tudo o que dizes e tb, como tu, não me vejo numa relação assim.
    Mas tb acho que hoje se desiste mais facilmente, se exige muitas vezes aquilo que não se dá, se vive com base em idealismos quando quem está ao nosso lado é tão de carne e osso como nós.
    Viver a dois é complexo, porque as pessoas são complexas. E não acredito em relações ideais, não penso que existam.
    Acredito em relações feitas por pessoas que conseguem ver para além do óbvio. Se andamos sempre à procura de perfeição apenas vamos acabar com uma grande sensação de vazio.

    ResponderExcluir
  8. Olha eu não ache que as pessoas devam estar juntas se são infelizes..mas cada vez mais noto que muitas das relações que acabam as pessoas cada uma fala no eu, eu, eu...eu precisava, eu queria, eu sentia.. então e o nós? eu não sei o dia de amanhã, mas tenho o exemplo s meus pasi, que já estão a chegar aos 40 anos de casados. E todos me dizem..ah pois é, mas antigamente era diferente, era vidas mais calmas, havia estabilidade no emprego..as expectativas eram outras. Eu respondo sempre da mesma maneira. Pois eram, mas também não havia telemóveis nem outras facilidades em comunicar... quase todos os homens dessa altura foram bater com os costados no ultramar e as cartas demoravam meses e os aerogramas signicavam morte. E as relações continuavam.Os tempos são diferentes e por isso as dificuldades também. Acho que o segredo está em pensar no nós e menos no eu!

    ResponderExcluir
  9. Acho que entre uma relação "existir" - ou um "casamento" existir não significa que se viva ou tenha vivido uma vida feliz.
    Nós hoje em dia temos mais coisas, mas damos-lhe menos importância.

    O que vejo é que as coisas não podem funcionar quando não há equilíbrio entre o que somos e o "nós". O nós não é uma entidade que se cria imediatamente porque se tem uma relação. Uma relação é sempre 1+1, por muito que queiramos viver a fantasia do "um só". E se cada um tem os seus gostos, desejos, necessidades, aspirações, personalidade, e se cada um puxar para o seu lado, não há como evitar uma ruptura.

    Acho mesmo que as dificuldades que há hoje em dia são muito menos concretas e muito mais invisíveis.
    Antes as pessoas tinham de se preocupar com outros problemas e não tinham vida sequer para pensar muito se eram felizes ou não - porque não era esse o seu objectivo.
    Hoje queremos todos ser felizes a qualquer preço e por vezes a "novidade", o "desconhecido", o que causa o tal frisson deixa de ser procurado no outro.

    ResponderExcluir
  10. eu tenho as minhas "teorias" em relacao a isso. As pessoas estao cada vez mais egoistas e movem-se pela necessidade. O que e bom hoje para mim amanha pode ja nao o ser. Casam-se pela paixao e porque a festa e gira, e descasam-se como se nao houvesse amanha.
    Porque?
    Porque esquecem o principio base de qualquer relacao, confianca. E ja dizia o livro do Princepizinho, confianca requer tempo e conquista, requer perceber a outra pessoa e aprender a melhor forma de agir.
    Porque uma relacao precisa de comunicacao, e comunicacao implica ouvirem-se um ao outro. Hje em dia as pessoas so olham para o proprio umbigo.
    No mundo da tecnologia, onde e tao facil estar mais perto das pessoas, acho que as pessoas nunca foram tao sos.

    ResponderExcluir
  11. Dou pior mim muitas vezes a pensar nisto...

    ResponderExcluir
  12. pássaro viajeiromarço 22, 2012

    O que é pena realmente.
    Para mim tudo não passa de intolerância e ego desmesurado, que muitos/as, pretextam ser amor-próprio.
    Intolerâcia, apenas.
    A mulher, enquanto fêmea, é a única na natureza para quem o desejo sexual se manifesta todos os dias do ano. Nenhuma outra o possui.
    Tolerância, apenas. E nem é precisa muita, um pouquinho, a suficiente para justificar vidas paralelas.
    Tolerância para os dois. Conseguido isso tudo o mais vem por acréscimo

    ResponderExcluir
  13. Penso muitas vezes no mesmo. Acho que hoje em dia as pessoas fogem a qualquer problema, antes de se darem ao trabalho (porque requer trabalho, esforço, dedicação, angústia) de o resolverem. Lutar por alguém, ou melhor, por uma relação não é fácil, mas vale a pena. E há cada vez menos pessoas dispostas a fazê-lo. Optam pelo caminho mais fácil e procuram algo novo que lhes dê felicidade imediata, só que essa rapidamente se esgota.

    Mas depois há também aquelas situações em que depois de tanta luta, dedicação de parte a parte as coisas não funcionam... e é aí que perguntas se vale a pena lutar mais outra vez (depois de outras tantas) contra os mesmos problemas, ou se é tempo de desistir. Às vezes a solução mais difícil, a que requer mais coragem é sairmos de uma relação que já não nos faz feliz... e isso custa imenso.

    Bom tema hoje! *

    ResponderExcluir
  14. Realmente este tema tem pano para mangas, todos focam bons pontos, talvez a opiniao com que mais me identifico seja a do Ricardo.
    Embora eu não seja referencia nenhuma, nem sou nem tenho referencias de grandes relaçoes.

    Talvez acrescente as constantes exigencias que fazemos a nós proprios e aos outros como requesitos para manter uma relaçao;
    ter que ser sensivel, tem que ser magro(a),giro, inteligente, ambicioso(a), fazer coisas em casa, ser maravilhoso na cama, estar sempre maravilhoso,sempre bem disposto e disponivel para o que queremos e para nos dar atençao, ter instintos maternais/paternais fora de serie, ser bom(a) profissional, dizer as coisas certas, ser viajado(a) ,bla bla bla


    A verdade é que todos nós exigimos tanto aos todos(incluindo a nós) e como ninguem consegue dar resposta (porque é impossivel ser e ter tudo) criam-se uma serie de frustraçoes e mal entendidos, e achamos sempre que vai existir outra pessoa que responda a estas exigencias todas.

    ps:volta mais vezes a este tema, gosto de ler o que as outras pessoas pensam sobre o assunto.

    2w

    ResponderExcluir